Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

TJLP – Taxa de Juros de Longo Prazo

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/05/2019 às 20:19 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP)?

A Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) foi uma taxa aplicada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) nos empréstimos concedidos a diversas companhias. Era especialmente dedicada a fomentar projetos ligados à criação de novas empresas, assim como a viabilização de planos inovadores tecnológicos.

A responsabilidade sobre a definição da TJLP recaia sobre Conselho Monetário Nacional (CMN), que a definia de acordo com as metas da inflação. Como o CMN é um órgão de intensa influência política, a sua atuação no que tangia ao TJLP fora por muito tempo criticada. A taxa, afinal, servia ao BNDES e ao desenvolvimento empresarial geral ou à política?

Questões à parte, a TJLP era sempre divulgada pelo Banco Central e atualizada de forma trimestral. Para tanto, o prazo máximo de divulgação era o último dia útil antes do início do período de vigência.

Ou seja, se o desejo era implementar uma taxa (hipotética) de 5% entre 1 de abril (segunda-feira) e 1 de julho, a divulgação deveria ocorrer obrigatoriamente até o dia 29 de março (sexta-feira).

Esse sistema ligado a TJLP durou cerca de 23 anos, visto que ela foi criada ainda em 1994 e descontinuada em 31 de dezembro de 2017. Em seu lugar, foi adotada a chamada Taxa de Longo Prazo (a TLP).

Quais eram as principais desvantagens da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP)?

Existe uma série de motivos que justificam a descontinuação da TJLP. Entre os principais deles estão:

  • Menor alinhamento com o mercado: não raro a taxa praticada pelo BNDES, através da TJLP, assumia níveis inferiores àqueles praticados pelos demais bancos comerciais. A diferença (por vezes gritante) gerava uma desproporcionalidade entre a instituição e o mercado financeiro, criando dificuldades para a sua sustentabilidade financeira e criando déficits substanciais;
  • Maior interferência governamental: como a TJLP tinha como referência as metas inflacionárias do governo, as suas atualizações eram comumente acusadas de servir mais ao interesse político do que ao BNDES e ao corpo empresarial brasileiro;
  • Maior desequilíbrio no mercado: quando falamos de corpo empresarial no tópico anterior, não queremos dizer que os clientes do BNDES se sentiam lesados pela sua política de juros inferiores ao mercado. Na verdade, o maior problema é que, em geral, as companhias mais beneficiadas com empréstimos na instituição eram grandes organizações - o que deslocava as pequenas e médias empresas para os bancos comerciais, pagando por juros mais altos e dificultando o desenvolvimento da concorrência.

Além desses 3 pontos, a TJLP ainda era tida como um peso para os cofres públicos, que eram os atingidos finais pelos resultados financeiros do BNDES apontados no primeiro tópico.

Diante dessas condições, a TJLP foi extinta e uma nova taxa, a TLP, surgiu, com o objetivo de solucionar esses pontos problemáticos.

Quais são as diferenças entre Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) e Taxa de Longo Prazo (TLP)?

A TLP é um modelo recente de cobrança de juros, tendo sido implementada em 01 de janeiro de 2019.

Diferentemente da TJLP, que era atualizada trimestralmente, todos os meses a TLP recebe ajustes, passando a valer sobre novos contratos a partir do dia 15.

A base de cálculo atual para a sua definição é:

  • TLP = Juros Reais Pré-fixados (“TLP-Pré”) x Inflação (IPCA).

Por se basear diretamente na inflação, a TLP é considerada mais previsível do que a TJLP, além de mais alinhada às cobranças do setor privado. Dessa forma, até as empresas não contempladas por suas linhas de crédito podem se sentir beneficiadas pela mudança, visto que os seus concorrentes terão acesso a financiamentos com taxas semelhantes às suas.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados