Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Título Público

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/09/2019 às 21:50 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é título público?

Um título público é uma emissão de dívida feita pelo governo de um país. O objetivo é arrecadar recursos para o honrar compromissos e permitir novos investimentos públicos como em infra-estrutura.

O funcionamento de um título público é bem simples de entender. O primeiro passo é o próprio governo emitir o título de dívida, indicando que ele está buscando recursos.

A partir desse momento, qualquer pessoa pode "emprestar" dinheiro para o seu país em troca de uma remuneração — no caso dos investimentos, essa remuneração é uma taxa de juros a ser paga em momento futuro acordado entre as partes previamente.

Quais as principais características de um título público?

Um título público apresenta algumas características típicas que precisam ser claras ao investidor. E a principal delas é a segurança, algo que atrai e agrada diferentes perfis. Vale lembrar que o "empréstimo" é feito para o governo do país e, nesse caso, o risco de crédito (o popular calote) é mínimo.

Outra característica importante desses investimento é que eles se enquadram no que se chama de renda fixa. Ou seja, o dinheiro cresce aos poucos e de maneira constante, sem riscos de perdas como acontece na Bolsa de Valores ou na renda variável.

Trata-se de algo mais conservador, ao mesmo tempo que permite uma previsibilidade de retorno. Ao investir em um título público, o investidor já sabe mais ou menos quanto e quando vai receber ao final desse investimento. Existe uma variação em títulos pós-fixados, mas a mudança é pequena.

Além disso, a liquidez também costuma agradar o público brasileiro. Ela é bem alta e os ativos podem ser resgatados com muita rapidez — liquidez diária.

Por fim, um título público costuma ser um investimento de longo prazo. Portanto, embora seja possível resgatar o dinheiro abrindo mão de lucros, a ideia desse tipo de ativo financeiro é pensando em períodos mais amplos.

Como investir em título público?

Qualquer pessoa pode investir em um título público por meio do Tesouro Direto, que é um programa criado pelo Tesouro Nacional onde são disponibilizados os títulos de dívida do país. Geralmente, o procedimento é feito por intermediação de uma corretora.

As corretoras nada mais são do que agentes intermediários nesse processo, permitindo uma melhor visibilidade de todos os ativos financeiros que ela oferece. Elas são melhores do que bancos, pois estes apresentam apenas os seus próprios produtos aos clientes.

Você pode conhecer mais sobre o Tesouro Direto na página do programa dentro do site da Fazenda.

Quais os tipos de títulos públicos oferecidos pelo Tesouro Direto?

A divisão dos tipos de títulos é feita, basicamente, pele seu cálculo de rentabilidade. Ela pode ser tanto prefixada, como pós-fixada. Explicamos abaixo cada um deles.

  • Prefixada: o valor da rentabilidade é definido no momento do investimento, sendo ele fixo.
  • Pós-fixada: a rentabilidade é associada à taxa Selic ou um indexador, normalmente o IPCA. De acordo com a oscilação dessa taxa associada, os juros de rendimento podem variar um pouco.

Vale destacar ainda que, em alguns casos, um título público pode oferecer cupom, isto é, o pagamento dos juros semestral. Por ser algo visando o longo prazo, essa é uma estratégia útil para quem precisa ter entradas mais recorrentes de capital.

Quais os impostos cobrados para investir em um título público?

Como já é normal na maior parte dos investimentos, o título público tem incidência do Imposto de Renda. No caso do Tesouro Direto, a tabela utilizada é a regressiva. Ou seja, quanto maior for o prazo para retirada, menos imposto será pago. A lógica está a seguir:

  • Até 180 dias: 22,5%.
  • De 181 até 360 dias: 20%.
  • De 361 até 720 dias: 17,5%.
  • Mais do que 720 dias: 15%.

Vale reforçar que essas taxas são aplicadas sobre qualquer retirada — e não sobre o prazo inicial do investimento. Isto é, se você fizer uma aplicação para 10 anos, mas usar o cupom e receber semestralmente, cada pagamento feito terá uma taxa diferente.

Além do Imposto de Renda, ainda pensando em impostos, pode haver cobrança de IOF. Isso, no entanto, só para retiradas com prazo inferior a 30 dias.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados