Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Teto de Gastos (PEC)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/09/2020 às 15:28 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Teto de Gastos?

O termo teto de gastos corresponde ao limite imposto por uma regra legislativa sobre as aplicações públicas, ao qual o governo precisa respeitar a fim de não extrapolar as dívidas nacionais.

Essa regra legislativa é conhecida por muitos nomes, como PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241, PEC 55, PEC do Teto e até PEC da Morte – segundo os opositores da proposta.

Vamos tratar como PEC 241 para facilitar a vida, combinado?

Para entendermos melhor como a PEC 241 funciona e qual a importância de se ter um teto de gastos, precisamos analisar alguns pontos históricos com relação à economia do país, a fim de esclarecer onde tudo começou.

Entre os anos de 2010 e 2014, o Brasil pôde usufruir de um crescimento econômico muito bom. A geração de riqueza tinha boas taxas históricas e, consequentemente, a população adquiria uma série de bens materiais - como imóveis, veículos, entre outros.

O governo, por sua vez, estava na mesma "vibe" da população: lucrando com a arrecadação de impostos sobre o alto comércio de bens e serviços, mesmo que insuficiente para as altas despesas da máquina pública.

E se tem algum personagem que não deveria gastar dinheiro à toa nessa história, certamente é o poder público!

Mas isso aconteceu. O governo passou a gastar muito mais do que podia – tanto em questões interessantes ao povo, quanto em questões de interesse particular – e assim, o país que estava vivendo um crescimento econômico se viu diante de uma bela crise.

Convenhamos que crises econômicas são até comuns: qualquer nação está sujeita a enfrentar esse tipo de problema. Justamente por isso, os países costumam recorrer uns aos outros quando o calo aperta, pedindo dinheiro emprestado ou qualquer tipo de recurso necessário.

Entenda que, economicamente falando, há uma série de vantagens nessa ação: os países que solicitam empréstimos e posteriormente honram com o pagamento da dívida, futuramente são muito mais “visados” e valorizados que os demais.

Nós dissemos no início desse artigo que o teto de gastos é um limite imposto para que o Brasil não extrapole as dívidas existentes, certo? Isso já nos dá uma boa ideia de que o governo não teve (ou tem) capacidade de manter as dívidas sob controle sozinho, né?!

Como o Teto de Gastos funciona?

Por essa razão, a PEC 241 foi desenvolvida.

A PEC 241 propõe um congelamento nos gastos públicos; ou um limite, por assim dizer. Essa Proposta de Emenda Constitucional entrou em vigor em 2017, fazendo valer a seguinte regra: o Brasil só pode gastar a mesma quantia equivalente ao ano anterior, com a correção monetária de acordo com a inflação.

Ou seja, em 2018 nosso país só poderia gastar o mesmo que em 2017, com a inflação já corrigida. A ideia é de que a PEC dure por 10 anos, podendo ser estendida por mais 10.

A princípio, impor esse teto de gastos parece uma saída bem positiva para desafogar o país de tantas dívidas intermináveis. Porém, há quem seja contra essa ação por motivos de: o congelamento dos gastos público é geral!

Não podemos esquecer que saúde, educação, segurança, lazer, entre tantos outros aspectos essenciais do nosso dia a dia dependem totalmente do investimento público.

Em outras palavras, se o Brasil não possuir uma excelente gestão de distribuição de gastos, muitas dessas áreas podem ficar defasadas e não atender as expectativas do povo, sabe? Por essa razão, existem diversos opositores a PEC 241.

O que você acha, impor um teto de gastos é uma boa solução, ou não?

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados