Open Nav

Tesouro Selic

O que é Tesouro Selic?

Entre as aplicações disponíveis no Tesouro Direto, o Tesouro Selic é uma das opções indicadas para quem está começando a investir nos títulos públicos.

Eles funcionam como um tipo de empréstimo que você faz ao governo ao adquirir frações desse título. Ao devolver o seu dinheiro, o governo paga juros por conta do período de aplicação.

No caso do Tesouro Selic, sua rentabilidade está atrelada à taxa básica de juros da economia, a taxa Selic.

Vale ressaltar que Tesouro Selic é o nome dado para as LFTs (Letras Financeiras do Tesouro) negociadas na plataforma do Tesouro Direto. Na prática são os mesmos títulos e por isso você pode ver as nomenclaturas diferentes em alguns lugares.


Como funciona o Tesouro Selic

Para poder entender como funciona o Tesouro Selic, é necessário compreender como é formada a taxa à qual ele é atrelado.

O Sistema Especial de Liquidação de Custódia (Selic) é usado pelo Banco Central para o registro de operações com as instituições bancárias, como a emissão, compra e venda de títulos públicos. A taxa Selic é utilizada nas operações diárias entre os bancos e que são lastreadas em títulos públicos federais.

A cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central define qual será a taxa Selic do período seguinte (próximos 45 dias). Com isso, os bancos terão essa taxa como referência para definir os juros dos empréstimos diários que fazem uns aos outros.

Por ser a principal taxa de juros da economia, a taxa Selic também exerce influência sobre a inflação, o rendimento da poupança e investimentos em renda fixa.

O retorno no Tesouro Selic

O Tesouro Selic possui algumas características, como:

  • É indicado para quem quer fazer investimentos de curto prazo;
  • É um título pós-fixado, em que a rentabilidade depende do desempenho do indexador (Selic);
  • Tem rentabilidade diária;
  • Não paga juros semestrais;
  • Segundo o Tesouro Direto, mesmo que seja feito resgate antes da data de vencimento, o montante a ser retirado costuma ser maior do que o investido por conta da rentabilidade diária. Por conta disso, é o único título que não apresenta risco de mercado (de volatilidade dos preços), sendo considerado a alternativa mais segura e conservadora do Tesouro Direto.

Como investir no Tesouro Selic

Tomando o exemplo do título Tesouro Selic com vencimento em 2025 (consultado em fevereiro de 2020), a rentabilidade anual é da taxa Selic + 0,02%. O valor mínimo para investir é de pouco mais de R$ 100,00.

Caso o Tesouro Selic seja a aplicação ideal para os seus objetivos no momento, o primeiro passo para investir é se cadastrar a um banco ou corretora autorizada a realizar operações com títulos públicos. Confira a relação do Tesouro Direto de instituições financeiras habilitadas aqui.

Depois de transferir o valor para a conta da corretora ou banco, você pode começar a investir através do site da instituição ou diretamente pela plataforma ou aplicativo do Tesouro Direto.

Custos para aplicar no Tesouro Selic

As despesas para investir no Tesouro Selic são:

  • Imposto de Renda: é cobrada alíquota regressiva sobre o rendimento conforme o tempo de aplicação:
    • 22,5% para investimentos mantidos em até 180 dias;
    • 20% entre 181 e 360 dias;
    • 17,5% entre 361 e 720 dias;
    • 15% após 720 dias.
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): ele é cobrado caso o resgate seja feito em menos de 30 dias após a aplicação e recai somente sobre os rendimentos.
  • Taxa de custódia: é o valor cobrado pela B3 para manter o seu dinheiro investido. A taxa é de 0,25% ao ano sobre o total aplicado.
  • Taxa de administração: é a quantia que o banco ou corretora cobram para administrar a operação. Cada instituição define o valor de cobrança, mas há diversos bancos e corretoras que possuem taxa zero. É preciso analisar, no entanto, se esse valor não é compensado em outras cobranças.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados