Última modificação em 14 de julho de 2020

O que é Tesouro Selic?

Entre as aplicações disponíveis no Tesouro Direto, o Tesouro Selic é uma das opções indicadas para quem está começando a investir nos títulos públicos.

Eles funcionam como um tipo de empréstimo que você faz ao governo ao adquirir frações desse título. Ao devolver o seu dinheiro, o governo paga juros por conta do período de aplicação.

No caso do Tesouro Selic, sua rentabilidade está atrelada à taxa básica de juros da economia, a taxa Selic.

Vale ressaltar que Tesouro Selic é o nome dado para as LFTs (Letras Financeiras do Tesouro) negociadas na plataforma do Tesouro Direto. Na prática são os mesmos títulos e por isso você pode ver as nomenclaturas diferentes em alguns lugares.

Como funciona o Tesouro Selic

Para poder entender como funciona o Tesouro Selic, é necessário compreender como é formada a taxa à qual ele é atrelado.

O Sistema Especial de Liquidação de Custódia (Selic) é usado pelo Banco Central para o registro de operações com as instituições bancárias, como a emissão, compra e venda de títulos públicos. A taxa Selic é utilizada nas operações diárias entre os bancos e que são lastreadas em títulos públicos federais.

A cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central define qual será a taxa Selic do período seguinte (próximos 45 dias). Com isso, os bancos terão essa taxa como referência para definir os juros dos empréstimos diários que fazem uns aos outros.

Por ser a principal taxa de juros da economia, a taxa Selic também exerce influência sobre a inflação, o rendimento da poupança e investimentos em renda fixa.

O retorno no Tesouro Selic

O Tesouro Selic possui algumas características, como:

Como investir no Tesouro Selic

Tomando o exemplo do título Tesouro Selic com vencimento em 2025 (consultado em fevereiro de 2020), a rentabilidade anual é da taxa Selic + 0,02%. O valor mínimo para investir é de pouco mais de R$ 100,00.

Caso o Tesouro Selic seja a aplicação ideal para os seus objetivos no momento, o primeiro passo para investir é se cadastrar a um banco ou corretora autorizada a realizar operações com títulos públicos. Confira a relação do Tesouro Direto de instituições financeiras habilitadas aqui.

Depois de transferir o valor para a conta da corretora ou banco, você pode começar a investir através do site da instituição ou diretamente pela plataforma ou aplicativo do Tesouro Direto.

Custos para aplicar no Tesouro Selic

As despesas para investir no Tesouro Selic são:

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

IBAN

Entenda como o IBAN funciona na identificação de contas funciona e como ele é composto.

Veja outros termos