Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Teoria de Dow

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/07/2019 às 13:54 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é a Teoria de Dow?

A Teoria de Dow foi desenvolvida por Charles Dow. Ela identifica e sinaliza a mudança nas tendências do mercado de ações. É útil para negociar e investir.

A ideia básica da teoria é que o preço de mercado da ação reflete todas as informações disponíveis e o movimento do preço de mercado é composto por três tendências principais:

  • Tendência primária

  • Tendência secundária

  • Tendência terciária

O principal movimento do mercado é chamado como a tendência primária.

O movimento médio é chamado de tendência secundária. Os menores movimentos são chamados de tendência terciária. A tendência primária pode durar de muitos meses a muitos anos. A tendência secundária varia de dez dias a três meses. A tendência terciária varia de algumas horas a um mês.

Além disso, a teoria conta com seis componentes:

  1. Os mercados têm três movimentos básicos;

  2. As tendências do mercado têm três fases;

  3. Os preços das ações refletem todas as novidades;

  4. Os índices do mercado financeiro devem concordar uns com os outros;

  5. As tendências do mercado devem ser confirmadas por volume;

  6. As tendências do mercado se invertem depois de dar sinais fortes.

O que diz cada componente da Teoria de Dow?

1- Os mercados têm três movimentos básicos

Charles Dow prestou atenção principalmente às tendências primárias (principais) nas quais distinguiu três fases:

  • Fase de acumulação - os investidores mais astutos estão entrando no mercado sentindo a mudança na direção atual do mercado;

  • Fase de participação pública - a maioria dos técnicos começa a se juntar à medida que o preço avança rapidamente;

  • Fase de distribuição - uma nova direção agora é comumente reconhecida e bem caminhada. Todas as notícias econômicas acabam aumentando o volume especulativo e a ampla participação do público.

2- As tendências de mercado têm três fases

De acordo com a Teoria de Dow, uma tendência de alta é o aumento constante de altos e baixos. E uma tendência de baixa está sempre baixando picos e vales.

Dow acreditava que as leis de ação e reação se aplicam aos mercados da mesma forma que o fazem ao universo físico, o que simboliza que cada movimento significativo é seguido por um certo recuo.

A Teoria de Dow considera que uma tendência tem três partes:

  • Primária (em comparação com a maré, chegando mais e mais para o interior até que o ponto final seja atingido).

  • Secundária (comparado a ondas e representando correções na tendência primária, normalmente refazendo entre um terço e dois terços do movimento de tendência anterior e mais frequentemente cerca de metade do movimento anterior)

  • Terciária (flutuações na tendência secundária).

3- Os preços das ações refletem todas as novidades

Todos os fatores que podem afetar a demanda e a oferta são refletidos no preço de mercado.

4- Os índices do mercado financeiro devem concordar uns com os outros

A Teoria de Dow costuma dizer que, a menos que as médias de setores semelhantes excedam um pico anterior, não há confirmação de início ou continuação de um mercado crescente.

5- As tendências do mercado devem ser confirmadas por volume

O volume aumenta ou diminui conforme o preço está se movendo na direção de uma tendência ou em sentido inverso. A Teoria de Dow considera o volume um indicador secundário. Seus sinais de compra ou venda são baseados nos preços de fechamento.

6- As tendências do mercado se invertem depois de dar sinais fortes

A abordagem técnica geral na análise de mercado é baseada na ideia de que as tendências continuam em movimento até que haja uma força externa fazendo com que ela mude sua direção - assim como qualquer outro objeto físico. E, claro, existem sinais de reversão a serem procurados.

Por que a Teoria de Dow é importante?

Um dos componentes da Teoria da Dow é que os preços das ações refletem todas as novidades. O mercado de ações reage às notícias fundamentais. Assim que a informação estiver disponível no mercado, a informação é refletida nos preços das ações.

A Teoria da Dow assume que quando um mercado está entrando em uma tendência de alta ou tendência de baixa, os mercados financeiros devem concordar uns com os outros. A média dos índices deve se confirmar na mesma direção. Isso significa que, quando a economia estiver melhorando, o lucro do segmento aumentará devido ao aumento do consumo.

Entender essa teoria permite que você faça análises mais fundamentadas e tome decisões melhores na hora de lidar com o mercado de ações.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados