Open Nav

Tarifa Bancária

O que é Tarifa Bancária

Tarifa bancária é um valor que o banco cobra de seus clientes. Esse valor está associado à criação e manutenção das contas, além de serviços prestados, como transferências e impressão de extratos. As tarifas podem ser cobradas uma única vez ou de maneira recorrente.


Tarifas x Mensalidade

 

É importante destacar que aquele valor mensal descontado da conta não é uma tarifa bancária, mas o pagamento de um pacote de serviços. Alguns bancos oferecem pacotes sem mensalidade, ou com valores diferenciados para certos perfis de cliente. Um bom exemplo é a conta universitária, que costuma ser isenta da mensalidade.

Esse pacote inclui o direito a um certo número de serviços (saques, transferências, impressões de extrato, entre outros). Porém, se o cliente usar um serviço a mais do que está previsto em seu pacote, aí sim, ele pagará uma tarifa.

Problemas das tarifas bancárias

Um dos principais problemas das tarifas bancárias é a falta de transparência. Uma pesquisa do Ibope já chegou a apontar que 49% dos clientes não sabe o quanto paga para o banco em razão de tarifas bancárias.

Outro problema é que essas tarifas podem inibir o cliente de realizar mais atividades com sua conta bancária, justamente na tentativa de evitar a cobrança. Então, elas acabam impedindo o aproveitamento total da conta.

Finalmente, também existem problemas que são verdadeiramente abusos do banco em relação aos clientes. É o caso das tarifas cobradas sem a concordância do cliente; por exemplo, a cobrança do seguro do cartão (que é, sim, considerado uma tarifa) que não foi contratado.

Também é o caso das tarifas incluídas no contrato de maneira genérica, isto é, sem especificar o quê ou porquê está sendo cobrado. Isso fere o dever de informação, previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Conta digital e isenção de tarifa bancária

Muitas instituições que oferecem contas digitais isentam seus clientes do pagamento de tarifa bancária. Na prática, isso significa que é possível realizar quantas operações desejar, sem pagar a mais por isso.

A isenção não é uma obrigatoriedade para essa modalidade de conta; é uma decisão discricionária de cada instituição. Em geral, essa estratégia é adotada para atrair e fidelizar clientes, especialmente em razão do descontentamento dos consumidores com a cobrança das tarifas nas contas tradicionais.

Tarifas bancárias mais comuns

Entre as tarifas bancárias que vemos com maior frequência, podemos destacar cinco.

A primeira é a cobrança de tarifa pela emissão de segunda via do cartão. Ela só pode ser cobrada quando o próprio cliente solicita essa emissão, em decorrência de perda, roubo, furto ou danificação. Ela não pode ser cobrada quando o banco opta por emitir um novo cartão, por qualquer motivo.

A segunda é a cobrança de tarifa pela emissão de folhas de cheque a mais do que está incluso no pacote de serviços da conta. Como o cheque está caindo em desuso, a maioria das pessoas não se depara mais com essa tarifa.

A terceira é pelos saques que ultrapassam o previsto no pacote de serviços da conta. Além disso, pode haver regras diferentes de tarifação de acordo com o lugar onde o saque é efetuado; por exemplo no caixa eletrônico do próprio banco ou no Banco 24 Horas.

A quarta é pela impressão dos extratos que ultrapassam o previso no pacote de serviços. Observe que essa tarifa não se aplica para a visualização do extrato no caixa ou por meio do internet banking. Esse é um dos motivos pelos quais cada vez mais pessoas preferem acessar sua conta pela internet.

Finalmente, a quinta é pelas transferências que excedem o pacote de serviços. Existe, também, uma distinção no valor da tarifa bancária cobrada quando você faz transferências para uma conta do mesmo banco ou quando faz transferências para uma conta de outro banco.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados