Open Nav Logo Mais Retorno

Swing Trade

O que é swing trade?

O swing trade é uma estratégia de operação na Bolsa de Valores. Após analisar as tendências do mercado, em intervalos que variam entre poucos dias até semanas, o swing trader opera de modo a alcançar as metas estabelecidas para aquela operação.

Assim sendo, no swing trade as operações se iniciam e se encerram em um médio período de tempo.

Ainda assim, o prazo é maior do que o existente no day trade, onde as operações se iniciam e se encerram no mesmo dia.

Ficou curioso para aprender mais sobre o swing trade e as maiores diferenças existentes entre essa estratégia e as demais (como day trade e position trade)? Continue lendo!

A seguir, você aprenderá mais sobre as principais características do swing trade, o perfil esperado de um swing trader e, ainda, como operar de forma a minimizar os riscos nessa modalidade. Vamos lá!

Para saber ainda mais sobre este tema, temos um vídeo exclusivo no Youtube:


Como funciona o swing trade?

O swing trade é uma das principais formas de operação no mercado de capitais. Nele, o investidor analisa o mercado durante mais de um dia e, a partir das tendências identificadas, realiza operações.

O objetivo, acima de tudo, é ganhar dinheiro com a movimentação de ações.

A depender do mercado e da estratégia adotada pelo operador, o período de operação pode durar alguns dias ou algumas semanas.

Isso ocorre porque os movimentos que baseiam a especulação do swing trader costumam demorar para se concretizarem.

Nada impede que a realização de operações de day trade (compra e venda de papéis num único dia), se uma oportunidade realmente vantajosa aparecer.

Mas, no geral, a evolução de velocidade moderada dos quadros ao longo do tempo é respeitada.

Além disso, o operador também trabalha com previsões de alta e de baixa, definindo os stops de entrada e de saída.

Esse último, em especial, dita que, no momento em que as ações atingirem um determinado valor de variação em comparação com o preço de entrada (para cima ou para baixo), elas devem ser vendidas.

É dessa forma que o swing trader aproveita os ganhos e minimiza eventuais perdas. Ele sabe bem a hora de se retirar.

Pensando nisso, é muito importante que o operador respeite as estratégias definidas previamente por ele.

Afinal, é mais fácil perder dinheiro ao tomar atitudes desesperadas do que ao seguir um plano traçado com sabedoria, concorda?

Qual é o perfil desejado do Swing Trader?

Falando nas capacidades exigidas do swing trader, como a disciplina, é comum se perguntar se esse tipo de operação é mesmo para você.

É boa notícia é que o swing trade, por ser uma modalidade que exige menos acompanhamento do que o day trade, por exemplo, pode ser adotado por quase qualquer tipo de operador.

Até mesmo os que possuem um trabalho formal e ainda não têm a bolsa de valores como fonte de renda principal.

Veja bem, que se diz “menos acompanhamento” e não “menos dedicação”.

É verdade que a demanda nesse caso não é minuto a minuto (o operador pode reservar um período relativamente curto do seu dia para operar), mas, ainda assim, é necessário estudar muito e estar sempre atento aos setores e companhias em busca de oportunidades.

As principais ferramentas utilizadas por um swing trader são a análise técnica e a análise fundamentalista. O operador deve dominá-las muito bem!

Por fim, ele deve se dedicar ainda a consultar o intraday, gráfico diário e 60 minutos para realizar uma leitura correta do mercado.

Qual é a diferença entre swing trade, day trade e position trade?

Basicamente, a diferença entre essas três modalidades é o período de duração das operações.

Enquanto no day trade, a compra e venda de ações (ou vice-versa) é realizada em um único dia, no swing trade a duração é de pouco mais de uma semana, em geral.

Já no caso do position trade, não existe prazo definido para o fim da operação.

Se quiser saber mais sobre o position trade, confira o artigo que preparamos sobre esse assunto. Ele é completo e perfeito para sanar a todas as suas principais dúvidas!

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados