Última modificação em 23 de setembro de 2020

O que são soft skills?

As soft skills são competências relacionadas ao comportamento e personalidade de cada pessoa, envolvendo aptidões sociais, mentais e emocionais. Essas habilidades costumam ser bastante particulares, porque nascem e são desenvolvidas de acordo com a criação de cada um, da cultura, das experiências, da educação e de vários outros fatores.

Baseadas na inteligência emocional de um indivíduo, as soft skills também estão relacionadas à forma de interagir e de se relacionar com as pessoas. Elas afetam diretamente os relacionamentos — tanto pessoais quanto profissionais — e, geralmente, são mais difíceis de serem avaliadas por serem, quase sempre, intrínsecas.

Do outro lado das soft skills estão as hard skills, que sempre são citadas em forma de comparação, mas acabam sendo complementares. Elas são as que podem ser ensinadas, como em uma capacitação ou em um curso. Elas são desenvolvidas com o objetivo de melhorar alguma área que necessite de maior qualificação — geralmente a profissional.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Qual é a importância das soft skills?

Essas habilidades não só transformam alguém em um profissional mais bem preparado, mas em um indivíduo capaz de lidar com qualquer situação de forma mais equilibrada. A inteligência emocional pode ajudar investidores a encarar melhor os desafios desse mercado ou a sócios  se entenderem com mais facilidade sem precisar entrar em discussões improdutivas, por exemplo.

A habilidade de saber trabalhar sob pressão é um bom exemplo da importância das soft skills. Isso porque é fundamental ter boa flexibilidade para conseguir contornar qualquer problema que surja com cronogramas ou com casos em que seja necessário fazer qualquer tipo de negociação.

Já quando é preciso trabalhar com outras pessoas, é imprescindível entender que elas têm perfis diferentes, histórias de vida diversas, outros modos de trabalho e assim por diante. Por isso, habilidades como paciência e persuasão são importantes para evitar e gerenciar qualquer possível atrito.

Quais são as soft skills mais valorizadas?

Além das já citadas, ainda existem algumas soft skills necessárias para que qualquer trabalho ou conflito sejam gerenciados da forma mais prática e assertiva possível. Uma delas é a resiliência, que é o poder que uma pessoa tem de se recuperar em meio a adversidades e crises. Com o ritmo acelerado de qualquer função hoje, essa característica é bastante requerida.

A empatia também é uma das habilidades mais relevantes em qualquer cenário, seja ele profissional ou não. A capacidade de se colocar no lugar do outro e enxergar o que quer que seja da perspectiva do outro é essencial, pois somente dessa forma é possível solucionar problemas internos e externos da melhor forma.

Também é necessário citar a ética como uma das principais soft skills que todo indivíduo precisa desenvolver ao longo da vida. Essa é uma das habilidades que recebe mais influência da família e dos amigos e pode ser colocada à prova sempre que algum problema surge. A falta dela já não é mais tolerada no mercado de trabalho, independentemente da área e, por isso, é preciso desenvolvê-la e aprimorá-la sempre que possível.

Como desenvolver soft skills?

Como as soft skill são características comportamentais, desenvolvê-las fica a cargo do indivíduo interessado no assunto e em todos os benefícios que elas podem oferecer. Para isso, é preciso atentar-se às próprias características e, em uma análise de autoconhecimento, se dedicar à uma reflexão sobre suas atitudes e à melhoria contínua.

Uma das maneiras mais eficazes de conseguir desenvolver as soft skills é ao se submeter a elas. O objetivo é ser mais flexível? Então é só começar a conversar mais com pessoas que tenham pontos de vista totalmente diferentes — sem perder o respeito, claro.

Já se o que precisa ser melhorado é saber trabalhar sob pressão, o melhor caminho é procurar se expor a situações em que isso seja necessário. A dica é realizar uma imersão total no cenário no qual a pessoa deseja se qualificar.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Retrocessão

O que é Retrocessão? Retrocessão, também conhecida como Reversão ou Reaquisição, é um termo do universo jurídico. Ela se refere à obrigação de devolver o bem…

Veja outros termos