O que é Sinistro?

Sinistro é todo tipo de ocorrência previsto em um contrato de seguro, seja residencial, de automóvel ou outro. Essa ocorrência é de natureza súbita, involuntária e imprevista, e pode incluir acidentes de trânsito, incêndio acidental, roubo, danos por foças da natureza etc. O sinistro gera o dever da seguradora indenizar o segurado, dentro da vigência da apólice.

No caso do seguro de automóvel, quando ocorre um sinistro, há duas maneiras de receber a indenização da seguradora: indenização parcial ou integral. O critério objetivo para classificar um sinistro como parcial ou total é se o valor para o conserto for inferior a 75% do valor do veículo.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Tipos de sinistro

 

O tipo de sinistro varia de acordo com a cobertura securitária contratada. Tendo em vista que o sinistro é a ocorrência do risco previsto no contrato com prejuízo material ao bem assegurado, sua existência varia conforme o dano causado ao bem ou transação protegida.

Entenda alguns tipos de sinistro:

Como proceder no caso de um Sinistro?

No caso de uma ocorrência que gere um sinistro, o segurado deve, primeiramente, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) na delegacia informando sobre o evento. Em seguida, deverá entrar em contato com a segurado responsável pela apólice e fazer a abertura do sinistro.

Cada seguradora pode definir quais os documentos são necessários para realizar o pedido de indenização. Por isso, é importante entrar em contato com a sua corretora ou seguradora, através do site ou telefone, para verificar a lista solicitada. Os documentos também podem variar conforme o tipo de sinistro.

Também, o segurado deve estar atento aos termos da apólice antes de assinar o contrato do seguro, se assegurando de saber quais eventos são considerados sinistros e, portanto, passíveis de pagamento da indenização.

O que acontece no caso de um sinistro?

No caso da abertura de um sinistro, a seguradora dará início a um procedimento padrão que, geralmente, é realizado em um prazo máximo de 30 dias. Este procedimento inclui:

 

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Patrimônio Líquido

O que é Patrimônio Líquido? O Patrimônio Líquido é mais um grupo que faz parte do Balancete e do Balanço Patrimonial das empresas. Esse grupo, em…

Veja outros termos