Open Nav Logo Mais Retorno

SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

O que é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (mais conhecido pela sigla que o representa, o SENAI) é um complexo de formação profissional, fundado no Brasil em janeiro de 1942 e que já formou mais 70 milhões de profissionais na área da indústria, ao longo de 67 anos de atuação. Como instituição sem fins lucrativos, o SENAI promove a educação gratuita em todos os estados brasileiros e em países selecionados no exterior.

Do modo geral, o maior objetivo do SENAI é fomentar o desenvolvimento da Indústria, fornecendo mão-de-obra qualificada (com cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação) e consultorias personalizadas.

É considerado um dos maiores grupos de educação profissional do mundo, liderando o ranking na América Latina. Juntamente com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Serviço Social da Indústria (SESI), integra a Confederação Nacional da Indústria (CNI), órgão máximo do setor industrial, que administra os seus interesses (tanto dos empresários, quanto dos funcionários) e gerencia o SENAI.


Como o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) funciona?

Ainda que ofereça serviços totalmente gratuitos e seja uma instituição sem fins lucrativos, o SENAI ainda possui personalidade jurídica de direito privado. Na prática, isso significa que ele não pertence e nem é administrado pelo Estado. Como vimos na seção anterior, essa função recai sobre o CNI.

Juntamente com as Federações das Indústrias locais, cada unidade regional do SENAI desenvolve os cursos e programas a serem desenvolvidas nos estados. Aliás, ambas estão tão interligadas que o seu diretor é diretamente indicado pelo presidente da Federação da Indústria relativa àquela região - ou seja, o diretor do Departamento Regional de São Paulo é escolhido pelo presidente da FIESP, o do Rio Grande do Sul, pelo presidente da FIERGS, e assim por diante…

Essa divisão entre cada estado é uma das principais responsáveis pela ausência de alguns cursos em certas localidades, enquanto são amplamente oferecidos em outra. Em tese, o SENAI deve servir de modo a impulsionar a indústria de sua região, considerando as suas necessidades específicas e as características inerentes da mão-de-obra local.

Para emitir pareceres e fiscalizar a atuação de cada SENAI é que existe o Conselho Nacional do SENAI, o órgão normativo da instituição. Tal qual a estrutura administrativa, o Conselho possui também unidades regionais, que possuem jurisdição sobre cada estado brasileiro e regulamentam as atividades desenvolvidas.

Para que serve o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI)?

Sem sombra de dúvidas, a função mais conhecida do SENAI está atrelada ao oferecimento de cursos de qualidade em quase todos os graus da Educação.

Veja abaixo alguns exemplos:

  • Cursos livres: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, sorveteiro, salgadeiro, automação hidráulica, válvulas de Controle, Robotista etc.
  • Cursos técnicos: Edificações, Design de Calçados, Sistemas de Energia Renovável, Qualidade etc.
  • Graduação: Alimentos, Mecatrônica Industrial, Produção Gráfica, Sistemas Automotivos, Polímeros etc.
  • Pós-graduação: Automação e Controle, Internet das Coisas, Gerenciamento de Projetos etc.

Além do apoio à formação tradicional presencial, o SENAI também oferece cursos à distância e em meios não-convencionais, como os barcos-escola

Esse último serve especialmente aos alunos da região Norte, com o objetivo de facilitar o acesso educacional.

Em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o SENAI possui centros de treinamento para formação de mão-de-obra em 5 países: Cabo Verde, Guiné Bissau, Guatemala, Paraguai e Timor Leste. Além desses, Haiti, Moçambique, Peru, Jamaica, São Tomé e Príncipe também estão desenvolvendo programas semelhantes, que devem aumentar o muito o número de matrículas na instituição - atualmente, já ultrapassando os mais 2 milhões de alunos ativos e mais de 70 milhões formados ao longo das últimas 6 décadas.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão