Open Nav

Seguradora

O que é seguradora

Seguradora, ou companhia de seguros, é um tipo de empresa que atua no mercado financeiro. Seu papel é emitir apólices de seguros e, em caso de sinistro, cumprir os termos da indenização prevista nessa apólice.

Elas podem segurar bens materiais e imateriais, como veículos, imóveis, partes do corpo e a própria vida do segurado.


Seguradora x Corretora de seguros

 

Um equívoco comum é confundir a seguradora com a corretora de seguros. Enquanto a primeira é efetivamente responsável pelo seguro, a segunda atua apenas como mediadora na contratação da apólice.

A relação é parecida com a que existe entre um emissor de ações, por exemplo, e a corretora de ações. A corretora não emite o papel nem faz os pagamentos aos investidores que o compram; ela somente facilita a compra, intermediando o contato entre as partes.

Como atua uma seguradora

Conforme já ficou implícito, a atuação da seguradora pode ser dividida em duas atividades principais: a emissão das apólices e, eventualmente, o pagamento da indenização prevista nesses papéis.

Para a emissão de apólices, a seguradora atua realizando uma complexa análise de risco do segurado, a pessoa que irá contratá-la. Dessa forma, dois indivíduos contratando apólices para segurar o mesmo bem podem receber propostas com condições muito distintas: eles apresentam perfis de risco distintos.

Essa análise determina a probabilidade de que um determinado sinistro aconteça com o indivíduo. Então, é traçada uma relação entre a probabilidade identificada e o preço que deve ser aplicado à apólice, revelando, inclusive, se é financeiramente viável emiti-la.

Imagine que um indivíduo quer segurar seu veículo contra roubos, sendo que a exposição do automóvel ao risco de roubo é muito alta. Nesse caso, o valor que ele precisará pagar no prêmio da apólice será alto, para compensar o fato de que a seguradora terá uma alta probabilidade de ter que pagar a indenização. Se a indenização prevista na apólice for muito elevada, ela pode nem ser interessante para a seguradora.

É importante ter em mente que a seguradora, assim como um investidor, espera que alto risco seja compensado com alta remuneração.

Depois que a apólice for emitida, a seguradora torna-se responsável pelo pagamento de indenizações conforme previsto nos termos do documento. No entanto, também existe um processo minucioso para isso.

Antes do pagamento da indenização, além da entrega de documentações, é preciso realizar uma perícia. Desta forma, é possível determinar se realmente houve sinistro, isto é, se realmente aconteceu um evento indesejado que estava previsto e segurado pela apólice. A perícia afasta o risco de fraude do seguro.

Desafios na atuação das seguradoras

O primeiro desafio para a atuação das seguradoras é que esse segmento é fortemente regulado, sendo que o principal órgão responsável por essa regulação é a SUSEP - Superintendência de Seguros Privados. Existem restrições rígidas em relação às atividades que uma seguradora pode exercer, bem como ao modo como ela deve operar.

Outro desafio relevante é o fato de que a seguradora precisa manter, a todo tempo, um montante de capital de risco. Esse capital é o que permite cumprir as obrigações relativas aos sinistros reportados pelos segurados.

A questão é que esse capital é calculado por meio de uma estimativa. Se o número de requisições de indenização superar a estimativa, a seguradora pode enfrentar um problema de insolvência, isto é, não será capaz de pagar os segurados. Quando isso acontece, ela fica sujeita a sanções legais e administrativas.

Finalmente, um terceiro desafio é a possibilidade de a seguradora assumir um risco maior do que ela é capaz de sustentar, considerando seus recursos. A solução adotada diante desse cenário é transferir o risco excessivo para outra empresa especializada, a resseguradora.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados