Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Seed Money

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/08/2020 às 16:44 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Seed Money?

Seed money (em Português, Capital Semente) é um tipo de financiamento destinado a projetos iniciantes e startups que ainda estão na fase de planejamento. É um dos primeiros investimentos que uma empresa recebe, já que, em geral, é feito antes do negócio tomar forma e se estabelecer no mercado. 

O nome “semente” indica, portanto, que para crescer uma empresa precisa ser cuidadosamente cultivada desde o seu estágio inicial. Nessa caso, o dinheiro investido ajudará a empresa a se desenvolver. 

Muitos investidores privados investem em uma startup em troca de participação acionária ou de uma porcentagem nas vendas de um produto ou serviço. Geralmente, esse capital inicial é levantado junto a fontes próximas dos fundadores (família, amigos, colegas de faculdade, ex-colegas de trabalho etc.).

Compreendendo o seed money

Bancos e investidores, em geral, podem relutar em financiar empresas que estão começando. Isso leva muitos empreendedores a recorrerem a pessoas próximas para garantir um aporte financeiro na sua startup.

Esse financiamento é chamado de speed money. 

Claro, o investimento não precisa ser alto. Na verdade, por vir de fontes próximas ao empreendedor, essa quantia costuma ser relativamente modesta e, em geral, cobre apenas as necessidades essenciais do negócio  - como o desenvolvimento do plano de negócios, as despesas operacionais iniciais (como aluguel e compra de equipamentos) e os custos de pesquisa e desenvolvimento. 

O principal objetivo da empresa, nesse momento, é atrair o interesse dos grandes investidores. Isso significa atrair a atenção de empresas privadas ou bancos que não estão inclinados a investir grandes somas de dinheiro em uma startup que existe apenas no papel e que não tenha sido fundada por um empreendedor de sucesso. 

Veja este exemplo: a Alphabet, empresa que comanda o Google, forneceu capital semente para o Center for Resource Solutions - uma startup de energia renovável.

O objetivo da empresa sediada em São Francisco é garantir o seu acesso a fontes de energia barata e limpa, o que permitirá alimentar todos os seus data centers e centros de operações a um custo reduzido. Tal negócio chamou a atenção da Alphabet, que investiu capital semente na companhia quando ela ainda estava em suas fases iniciais.

Para entender, perceba que uma startup passa por quatro fases de investimento antes de se estabelecer no mercado — capital semente, capital de risco, financiamento intermediário e oferta pública privada.

Como mencionado acima, o seed money só é suficiente para que a empresa atinja seus objetivos iniciais. Ao obter sucesso nessa etapa, será possível atrair o interesse de investidores cujo aporte financeiro permitirá que a empresa passe à fase seguinte. 

Seed money x investidor anjo

Já anjos são investidores que destinam altas quantias de dinheiro em uma startup em troca de participação acionária. Em geral, possuem alto patrimônio líquido e se profissionalizam nesse tipo de investimento. No entanto, isso não impede que o investidor faça parte da rede pessoal do fundador da empresa. 

Um investidor anjo desempenha um papel prático no negócio, ainda mais do que qualquer tipo de investidor, poque ajudar uma empresa a se desenvolver do zero com seu dinheiro e expertise.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados