Open Nav

SBPE

O que é SBPE?

Apesar do baixo rendimento que a poupança traz, parte do dinheiro aplicado é utilizado por instituições financeiras- incluindo os bancos - para o financiamento de imóveis. O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) é considerado uma das linhas de crédito mais populares para este segmento.

Isso acontece porque, quando comparado a outras modalidades, a escolha por um financiamento pelo SBPE tem um prazo maior de pagamento para quem compra um imóvel. Já para o mercado imobiliário, o SBPE é considerado a maior fonte para a oferta de linhas de crédito por parte das instituições financeiras.

Um percentual significativo da população brasileira ainda decide aplicar seu dinheiro na poupança dentre outros investimentos. Por conta desse volume expressivo de recursos, é possível oferecer o crédito imobiliário com condições acessíveis e atrativas para a quitação das prestações no longo prazo.


Para que serve o SBPE?

Além do rendimento entregue ao poupador, uma parcela do dinheiro aplicado na poupança é destinada ao financiamento imobiliário. De acordo com o Banco Central, as instituições que fazem parte do SBPE devem usar pelo menos 65% dos recursos para esse tipo de linha de crédito.

A linha de crédito pelo SBPE é oferecida por instituições financeiras públicas e privadas, como bancos múltiplos, sociedades de crédito imobiliário e associações de poupança e empréstimo.

Dessa forma, o dinheiro que fica na poupança abastece o mercado imobiliário. Tanto o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) quanto o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) utilizam este sistema. Depósitos compulsórios, como o FGTS, também alimentam o SBPE.

Como funciona o SBPE?

Conforme mencionado anteriormente, o SBPE é uma das linhas de crédito mais populares por conta das condições que tornam o financiamento mais acessível, como:

  • o prazo de pagamento é um dos mais extensos, podendo ser feito em até 35 anos;
  • o valor das prestações não podem ultrapassar 30% da renda familiar, o que deve ser comprovado para adquirir o financiamento;
  • é possível financiar até 80% do valor do imóvel;
  • o sistema de amortização utilizado é a tabela SAC (Sistema de Amortização Constante).

O preço do financiamento praticado pelas instituições financeiras varia de acordo com as taxas de administração, tarifas bancárias e demais despesas aplicadas. É preciso levar em conta o Custo Efetivo Total (CET) para saber quanto exatamente será pago no financiamento.

Tipos de operações

De acordo com a Resolução nº 4.676/ 2018 do Banco Central, o financiamento pelo SBPE pode ser utilizado para atividades além da compra do imóvel em si. A seguir, as principais operações feitas pelo sistema:

  • aquisição de imóveis residenciais ou comerciais, novos, usados ou em construção;
  • compra de terreno e construção de imóvel residencial;
  • reforma ou ampliação de imóvel residencial;
  • compra de material para construção em lote de propriedade de quem solicita o financiamento.
Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados