Última modificação em 17 de agosto de 2020

O que Sazonalidade

Sazonalidade é o termo usado para indicar as variações de desempenho que uma atividade, um negócio ou um ativo pode sofrer ao longo do ano.

Nem tudo está sujeito a sazonalidade. Mesmo assim, esse é um dos fatores que empresários e investidores devem considerar, antes de decidir onde colocar seus recursos.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Entendendo melhor a sazonalidade

Para entender melhor a sazonalidade, podemo usar alguns exemplos práticos.

Um dos exemplos clássicos é o agronegócio. Existem produtos agrícolas que só têm safra em certos períodos do ano, porque são os momentos em que as condições do clima e do solo estão mais adequadas para a produção. Essa não é uma característica de um produtor ou de outro, mas da própria natureza da atividade.

Também podemos dar o exemplo de empresas que são capazes de produzir em qualquer época do ano, mas que, em decorrência do mercado, tem resultados melhores em certos períodos. Por exemplo, uma marca conhecida por produzir panetones provavelmente terá resultados melhores no final do ano, que é quando a demanda do mercado pelos seus produtos aumenta.

Outro exemplo são as ações de negócios que têm sazonalidade. Por exemplo, uma empresa como a Apple, que lança seus produtos sempre na mesma época todo ano, cria sua própria sazonalidade. As ações podem apresentar uma tendência de alta regular nesse período, como um reflexo da antecipação por um lançamento que vai alavancar as vendas e os resultados.

Lidando com a sazonalidade

A sazonalidade pode ser positiva, nas situações em que ela representa um pico de desempenho em certas épocas do ano, acompanhado de um bom desempenho em todas as outras épocas. É o exemplo da Apple.

Porém, existe um outro lado dessa moeda. São as situações em que a sazonalidade representa uma queda do desempenho em certas épocas do ano, em relação ao padrão geral apresentado. É o exemplo do agronegócio.

Por isso, empresários e investidores devem se preparar para lidar com sazonalidade, de modo que ela não prejudique seus resultados. A principal alternativa é diversificar.

Vamos retomar o exemplo da empresa que produz panetones. Esse produto faz com que sua marca seja lembrada no final do ano, mas tenha vendas abaixo do seu potencial produtivo no restante do período. Como alternativa, ela pode fabricar outros itens, que façam sentido no seu portfólio, mas que tenham boa demanda o ano todo.

A mesma lógica se aplica aos investidores.

Imagine, por exemplo, que um investidor só compra ações de empresas de um mesmo segmento; na teoria, portanto, elas podem apresentar o mesmo comportamento de sazonalidade. Isso significa que elas vão valorizar e desvalorizar juntas.

Por outro lado, se ele compra ações de empresas de vários segmentos, mesmo que uma desvalorize por causa da sazonalidade, as outras vão compensar o movimento. Dessa forma, é possível manter relativamente estável o desempenho geral da carteira.

Além da diversificação, é possível tomar medidas para combater a sazonalidade. O próprio agronegócio é um bom exemplo. Com os avanços tecnológicos, os produtores rurais já conseguem produzir gêneros agrícolas o ano todo, controlando artificialmente as condições do ambiente ou modificando a genética das sementes.

Em outros segmentos, a sazonalidade pode ser combatida por meio de esforços de marketing e vendas, que ajudam a remodelar a demanda do mercado. O exemplo mais simples é a realização de promoções para alavancar os negócios em períodos de baixa procura.

Sazonalidade e demanda reprimida

Alguns negócios, em vez de tentar superar a sazonalidade, vão na direção contrária: aproveitá-la para lucrar o máximo possível com a demanda reprimida.

Para entender um pouco melhor, vamos usar um exemplo. Imagine que um certo produto só tem procura significativa no verão. Em vez da empresa tentar "empurrar" seu produto para os clientes nas outras estações, ele simplesmente não vende esse item até o verão.

Nesse período em que o produto não está disponível de maneira nenhuma, vai se formando uma demanda reprimida dos consumidores. Assim, quando ele volta a ser comercializado no verão, a tendência é que exista uma procura muito forte, permitindo atingir o máximo de receita com sua venda.

Termo do dia

IBAN

Entenda como o IBAN funciona na identificação de contas funciona e como ele é composto.

Veja outros termos