Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Saúde ocupacional

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/11/2020 às 18:37 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é saúde ocupacional?

A saúde ocupacional é um ramo específico dessa área voltado especialmente ao bem-estar dos colaboradores de uma empresa. Foi criada com o intuito de garantir que qualquer ambiente de trabalho não ofereça nenhum tipo de risco que afete diretamente seu bem-estar, seja ele físico ou mental.

Os cuidados com relação à saúde ocupacional podem eliminar a pressão relacionada às preocupações com ambientes irregulares e tóxicos. Além de assegurar o bem-estar e a segurança de toda a sua equipe — e de conseguir mantê-la motivada — as empresas também podem ter um olhar bem mais assertivo acerca das práticas que geram riscos para preveni-las e remedia-las sempre quando for necessário.

Qual é a importância da saúde ocupacional?

A saúde ocupacional surgiu de uma necessidade. As empresas, principalmente as grandes indústrias, perceberam que era necessário cuidar do bem-estar do ambiente de trabalho dos seus colaboradores. Uma das suas funções principais é a de trabalhar para prevenir problemas de saúde e doenças que podem ser causadas por causa do trabalho em qualquer setor.

Sendo assim, empresas que investem em saúde ocupacional investem na promoção do bem-estar — tanto o físico quanto o emocional — dos seus funcionários. Além disso, também oferecem um local muito mais propício para o bom desempenho de todas as funções do trabalho.

Quando se investe em saúde ocupacional, é possível mostrar aos colaboradores o quanto são importantes para a empresa e o quanto ela preza pela sua segurança. A importância desse investimento vai além disso, já que os benefícios são refletidos no próprio negócio, uma vez que trabalhadores com boa saúde física e mental desempenham suas funções de forma mais produtiva.

Quais são os benefícios da saúde ocupacional?

O desenvolvimento de um trabalho voltado para a saúde ocupacional é capaz de proporcionar diversos benefícios para a empresa. O primeiro que pode ser citado é a redução de acidentes que, geralmente, ocorrem quando o colaborador sofre algum dano físico ou mental causado por inconformidades no local de trabalho. Reduzir esses riscos é extremamente benéfico, pois também reduz os gastos com possíveis multas e processos trabalhistas de forma significativa.

A redução dos custos associados a qualquer tipo de incidente no ambiente de trabalho também é um dos benefícios. Isso porque, uma vez que a empresa dedica parte de seus recursos e tempo para garantir que qualquer tipo de negligência aconteça, é possível haver uma poupança ainda maior ao longo do tempo por conta de tudo o que é possível ser evitado em relação ao esse tópico. Esse lucro, então, pode ser investido em outras prioridades que forem surgindo.

Outro benefício proporcionado pelo investimento em saúde ocupacional é a reputação da empresa no mercado, uma vez que ela é diretamente afetada pelo ambiente que a organização oferece aos seus colaboradores. É importante se atentar a esse detalhe, uma vez que, com as redes sociais, qualquer pessoa pode checar a reputação de qualquer ambiente de trabalho em poucos cliques e conhecer as avaliações de funcionários — e ex-funcionários — e formar sua opinião por meio delas.

Quais são as ações da saúde ocupacional?

Como o objetivo geral da saúde ocupacional é a promoção de melhores condições de trabalho e bem-estar aos colaboradores de empresas no geral, uma série de ações são desenvolvidas dentro do próprio ambiente de trabalho. O foco é estimular os funcionários a participarem das atividades propostas para conseguirem melhorar o dia a dia no trabalho.

As atividades mais comuns podem incluir ioga, alongamento, fisioterapia e psicólogos que ficam à disposição dos colaboradores. Em grande parte das empresas também são realizados exames anuais em todos os funcionários — independentemente do cargo que ocupam — com o intuito de identificar possíveis doenças que podem ou não ter origem por causa do trabalho. Caso alguma enfermidade seja identificada, o tratamento é iniciado imediatamente.

Campanhas anuais de vacinação também fazem parte das ações de saúde ocupacional. Prevenção contra hepatite, gripe e outras infecções, além de outras campanhas e estímulo para que os exames periódicos indispensáveis sejam feitos são realizados com objetivo de alertar os colaboradores da importância de cuidar da saúde sempre, mesmo — e principalmente — fora do ambiente de trabalho.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados