Última modificação em 17 de novembro de 2020

O que é saúde ocupacional?

A saúde ocupacional é um ramo específico dessa área voltado especialmente ao bem-estar dos colaboradores de uma empresa. Foi criada com o intuito de garantir que qualquer ambiente de trabalho não ofereça nenhum tipo de risco que afete diretamente seu bem-estar, seja ele físico ou mental.

Os cuidados com relação à saúde ocupacional podem eliminar a pressão relacionada às preocupações com ambientes irregulares e tóxicos. Além de assegurar o bem-estar e a segurança de toda a sua equipe — e de conseguir mantê-la motivada — as empresas também podem ter um olhar bem mais assertivo acerca das práticas que geram riscos para preveni-las e remedia-las sempre quando for necessário.

Qual é a importância da saúde ocupacional?

A saúde ocupacional surgiu de uma necessidade. As empresas, principalmente as grandes indústrias, perceberam que era necessário cuidar do bem-estar do ambiente de trabalho dos seus colaboradores. Uma das suas funções principais é a de trabalhar para prevenir problemas de saúde e doenças que podem ser causadas por causa do trabalho em qualquer setor.

Sendo assim, empresas que investem em saúde ocupacional investem na promoção do bem-estar — tanto o físico quanto o emocional — dos seus funcionários. Além disso, também oferecem um local muito mais propício para o bom desempenho de todas as funções do trabalho.

Quando se investe em saúde ocupacional, é possível mostrar aos colaboradores o quanto são importantes para a empresa e o quanto ela preza pela sua segurança. A importância desse investimento vai além disso, já que os benefícios são refletidos no próprio negócio, uma vez que trabalhadores com boa saúde física e mental desempenham suas funções de forma mais produtiva.

Quais são os benefícios da saúde ocupacional?

O desenvolvimento de um trabalho voltado para a saúde ocupacional é capaz de proporcionar diversos benefícios para a empresa. O primeiro que pode ser citado é a redução de acidentes que, geralmente, ocorrem quando o colaborador sofre algum dano físico ou mental causado por inconformidades no local de trabalho. Reduzir esses riscos é extremamente benéfico, pois também reduz os gastos com possíveis multas e processos trabalhistas de forma significativa.

A redução dos custos associados a qualquer tipo de incidente no ambiente de trabalho também é um dos benefícios. Isso porque, uma vez que a empresa dedica parte de seus recursos e tempo para garantir que qualquer tipo de negligência aconteça, é possível haver uma poupança ainda maior ao longo do tempo por conta de tudo o que é possível ser evitado em relação ao esse tópico. Esse lucro, então, pode ser investido em outras prioridades que forem surgindo.

Outro benefício proporcionado pelo investimento em saúde ocupacional é a reputação da empresa no mercado, uma vez que ela é diretamente afetada pelo ambiente que a organização oferece aos seus colaboradores. É importante se atentar a esse detalhe, uma vez que, com as redes sociais, qualquer pessoa pode checar a reputação de qualquer ambiente de trabalho em poucos cliques e conhecer as avaliações de funcionários — e ex-funcionários — e formar sua opinião por meio delas.

Quais são as ações da saúde ocupacional?

Como o objetivo geral da saúde ocupacional é a promoção de melhores condições de trabalho e bem-estar aos colaboradores de empresas no geral, uma série de ações são desenvolvidas dentro do próprio ambiente de trabalho. O foco é estimular os funcionários a participarem das atividades propostas para conseguirem melhorar o dia a dia no trabalho.

As atividades mais comuns podem incluir ioga, alongamento, fisioterapia e psicólogos que ficam à disposição dos colaboradores. Em grande parte das empresas também são realizados exames anuais em todos os funcionários — independentemente do cargo que ocupam — com o intuito de identificar possíveis doenças que podem ou não ter origem por causa do trabalho. Caso alguma enfermidade seja identificada, o tratamento é iniciado imediatamente.

Campanhas anuais de vacinação também fazem parte das ações de saúde ocupacional. Prevenção contra hepatite, gripe e outras infecções, além de outras campanhas e estímulo para que os exames periódicos indispensáveis sejam feitos são realizados com objetivo de alertar os colaboradores da importância de cuidar da saúde sempre, mesmo — e principalmente — fora do ambiente de trabalho.

Termo do dia

Bursátil

O que é bursátil? O termo bursátil é empregado como referência para tudo que tem relação com a Bolsa de Valores e o mercado de capitais. A origem…