Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Saúde financeira

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/09/2020 às 19:54 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é saúde financeira?

Saúde financeira, de um modo bem simples, é ter um equilíbrio entre as despesas e as receitas na vida pessoal de forma que não haja preocupações com falta de dinheiro para lidar com problemas emergenciais — que podem surgir a qualquer momento.

Ter uma vida financeira saudável não está relacionado a somente ter dinheiro ou bens, mas sim em buscar estudar o real significado de educação relacionada a finanças em uma esfera mais comportamental. Isso se relaciona diretamente com hábitos e costumes — o que vai muito além de planilhas, gráficos e cálculos.

Estar saudável financeiramente permite que qualquer pessoa tenha uma vida mais estável. Dessa forma, é possível proporcionar a si mesmo e à família mais momentos de lazer, e ter a ideia de que, ao cuidar bem do dinheiro, ganha-se um aliado ao invés de um inimigo.

Quais são os benefícios da saúde financeira?

Entre os principais benefícios proporcionados por uma boa saúde financeira está o fato de que a qualidade do consumo do dinheiro melhora — e muito. A partir do momento em que alguém se compromete a ter organização financeira, o controle sobre os gastos se torna mais descomplicado e o seu gerenciamento facilitado se torna uma ideia de que somente o necessário precisa ser adquirido.

Outro benefício é a garantia de uma vida mais equilibrada. Com uma boa saúde financeira, existem menos chances de haver épocas boas e outras nem tanto. A previsibilidade das contas e a estabilidade deixam a todos mais seguros e tranquilos em relação ao dinheiro. Dessa forma, é possível planejar melhor o futuro com imposição de sonhos e metas a serem alcançadas.

Por que é preciso se preocupar com a saúde financeira?

O simples hábito de fazer um bom controle financeiro pessoal traz, por si só, estabilidade para as finanças. Com a saúde financeira em bom estado, qualquer pessoa será capaz de arcar não somente com os gastos diários, mas com aqueles que envolvem e estão relacionados à satisfação pessoal — como os planos, sonhos, desejos e projetos.

O controle financeiro, quando feito corretamente, é uma boa forma de organizar os gastos do presente e os do futuro de acordo com a quantia mensal recebida — seja ela provida de um emprego formal, de um empreendimento ou de investimentos. Essa é uma forma de evitar que, ao fim do mês, imprevistos ou endividamentos sejam os responsáveis por deixar as contas no vermelho.

O fato é que qualquer pessoa pode ter saúde financeira. Para atingir esse objetivo, porém, é necessário organização e planejamento que sejam condizentes ao valor que entra em conta e às metas. É preciso diminuir ao máximo os gastos desnecessários ou compras por impulso para que, no futuro, não falte dinheiro caso surja uma emergência.

Como atingir a saúde financeira?

Um dos primeiros passos para atingir a saúde financeira é evitar compras a prazo e o pagamento de juros. O melhor, nesses casos, é realizar compras à vista, visto que elas não comprometem o orçamento. Quando alguém adquire um bem em que o valor é superior ao que se possui, em casos de imprevisto a dívida acumulada pode acabar não sendo honrada e, assim, perde-se o controle do orçamento pessoal.

Outra dica para ter uma vida financeira melhor é manter um padrão de vida que seja adequado ao orçamento e aos rendimentos. Na prática, isso significa gastar menos do que se ganha e não acumular dívidas. Evitar as compras no cartão de crédito também é uma boa alternativa — o aconselhável é utilizá-lo somente nos casos de emergência.

Por fim, para ter uma boa saúde financeira, um bom conselho é criar uma reserva de emergência. Ela é nada mais do que uma proteção para casos de desemprego, crises econômicas, doenças e outros imprevistos. O recomendado é guardar, no mínimo, o equivalente a 6 meses do padrão de vida e só recorrer a esse dinheiro em caso de real necessidade.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados