Quem é Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki é um empresário e escritor americano. Ele é fundados das empresas Rich Global LLC e Rich Dad Company, uma empresa de educação em finanças pessoais e empreendedorismo. No Brasil, é mais conhecido por ter escrito o livro "Pai Rico, Pai Pobre".

Aproveite para acompanhar nosso conteúdo exclusivo sobre 3 lições deste best-seller Pai Rico, Pai Pobre.


Vida pessoal

Robert Kiyosaki é nipo americano e nasceu no Havaí, em 1947. Ele é um yonsei, quarta geração de descendente de japoneses. Seu pai era um acadêmico e educador; a mãe, enfermeira.

Kiyosaki se graduou em 1969 na Academia da Marinha Mercante dos EUA, em Nova Iorque. Ele chegou a servir como um piloto de helicóptero de ataque na Guerra do Vietnam, em 1972, e recebeu uma medalha.

Ele se casou duas vezes. Está casado com sua segunda esposa, Kim Kiyosaki, até os dias atuais.

Carreira

Em 1973, Robert Kiyosaki entrou em um programa de MBA da Universidade do Havaí. De 1974 a 1978, trabalhou como vendedor para a empresa Xerox.

Em 1977, começou uma empresa chamada Rippers, que trouxe ao mercado as primeiras carteiras de nylon e velcro para surfista; a empresa eventualmente faliu. Depois, Kiyosaki começou um negócio de camisetas, bonés, carteiras e bolsas para bandas de rock; essa empresa também faliu, em 1980.

Em 1985, Kiyosaki foi co-fundador no Excellerated Learning Institute. Essa empresa era voltada para educação em empreendedorismo, investimentos e responsabilidade social. Ela foi vendida em 1994.

Em 1992, publicou seu primeiro livro: "If you want to be rich and happy, don't go to school", título que pode ser traduzido como "Se você quer ser rico e feliz, não vá à escola". Neste livro, como o título revela, ele encorajava os pais a não enviarem seus filhos para a faculdade e, em vez disso, investirem no mercado imobiliário.

Como Investir nos Melhores Fundos

Em 1997, publicou seu livro mais famoso, "Pai Rico, Pai Pobre". No mesmo ano, ele criou a empresa Cashflow Technologies, voltada para educação em finanças pessoais e empreendedorismo, que é dona das marcas Rich Dad e Cashflow.

Em entrevista à Forbes, Kiyosaki afirmou que a maior parte de seus lucros vem de seminários. Em entrevista com a CBC, ele descreveu seus livros como uma propaganda para seus seminários, que custam mais caro.

Em 2012, a empresa Rich Global também entrou com pedido de falência. O pedido foi feito depois que uma decisão judicial determinou que parceiros de negócios de Kiyosaki tinham direito a mais de R$23.6 milhões dos lucros de eventos que eles ajudaram a promover. Um representante afirmou que o valor superava o capital da Rich Global LLC.

Kiyosaki também investe em diversos outros negócios, especialmente no mercado imobiliário e no segmento de petróleo.

Lições e conselhos financeiros

Entre as lições e os conselhos financeiros de Kiyosaki em seus livros e seminários, estão:

Polêmicas envolvendo Robert Kiyosaki

Ao longo dos anos, o nome de Kiyosaki foi envolvido em algumas polêmicas.

Em primeiro lugar, o histórico de Kiyosaki com seus próprios investimentos, dos quais vários faliram, abriu portas para vários questionamentos sobre a validade dos seus ensinamentos. Algumas pessoas afirmam que suas lições e conselhos são vagos e genéricos.

Além disso, em 2010, um canal de rádio e TV canadense investigou os seminários Rich Dad de Kiyosaki e observou que cada seminário parece ser criado principalmente como uma plataforma de vendas para outro, mais caro.

Termo do dia

Ganho Real

O que é o ganho real? Ganho real é o nome que se dá à rentabilidade obtida em determinado investimento, quando se desconta o impacto da…

Veja outros termos