Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Robert Kiyosaki

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/10/2019 às 19:36 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki é um empresário e escritor americano. Ele é fundados das empresas Rich Global LLC e Rich Dad Company, uma empresa de educação em finanças pessoais e empreendedorismo. No Brasil, é mais conhecido por ter escrito o livro "Pai Rico, Pai Pobre".

Aproveite para acompanhar nosso conteúdo exclusivo sobre 3 lições deste best-seller Pai Rico, Pai Pobre.

Vida pessoal

Robert Kiyosaki é nipo americano e nasceu no Havaí, em 1947. Ele é um yonsei, quarta geração de descendente de japoneses. Seu pai era um acadêmico e educador; a mãe, enfermeira.

Kiyosaki se graduou em 1969 na Academia da Marinha Mercante dos EUA, em Nova Iorque. Ele chegou a servir como um piloto de helicóptero de ataque na Guerra do Vietnam, em 1972, e recebeu uma medalha.

Ele se casou duas vezes. Está casado com sua segunda esposa, Kim Kiyosaki, até os dias atuais.

Carreira

Em 1973, Robert Kiyosaki entrou em um programa de MBA da Universidade do Havaí. De 1974 a 1978, trabalhou como vendedor para a empresa Xerox.

Em 1977, começou uma empresa chamada Rippers, que trouxe ao mercado as primeiras carteiras de nylon e velcro para surfista; a empresa eventualmente faliu. Depois, Kiyosaki começou um negócio de camisetas, bonés, carteiras e bolsas para bandas de rock; essa empresa também faliu, em 1980.

Em 1985, Kiyosaki foi co-fundador no Excellerated Learning Institute. Essa empresa era voltada para educação em empreendedorismo, investimentos e responsabilidade social. Ela foi vendida em 1994.

Em 1992, publicou seu primeiro livro: "If you want to be rich and happy, don't go to school", título que pode ser traduzido como "Se você quer ser rico e feliz, não vá à escola". Neste livro, como o título revela, ele encorajava os pais a não enviarem seus filhos para a faculdade e, em vez disso, investirem no mercado imobiliário.

Em 1997, publicou seu livro mais famoso, "Pai Rico, Pai Pobre". No mesmo ano, ele criou a empresa Cashflow Technologies, voltada para educação em finanças pessoais e empreendedorismo, que é dona das marcas Rich Dad e Cashflow.

Em entrevista à Forbes, Kiyosaki afirmou que a maior parte de seus lucros vem de seminários. Em entrevista com a CBC, ele descreveu seus livros como uma propaganda para seus seminários, que custam mais caro.

Em 2012, a empresa Rich Global também entrou com pedido de falência. O pedido foi feito depois que uma decisão judicial determinou que parceiros de negócios de Kiyosaki tinham direito a mais de R$23.6 milhões dos lucros de eventos que eles ajudaram a promover. Um representante afirmou que o valor superava o capital da Rich Global LLC.

Kiyosaki também investe em diversos outros negócios, especialmente no mercado imobiliário e no segmento de petróleo.

Lições e conselhos financeiros

Entre as lições e os conselhos financeiros de Kiyosaki em seus livros e seminários, estão:

  • Pobres compram coisas. Pessoas de classe média compram passivos, achando que são ativos. Ricos compram ativos.
  • Deve-se trabalhar não pelo salário, mas para adquirir as competências necessárias para ser um empreendedor.
  • Riqueza é obtida por meio do aprendizado baseado na experiência e do desenvolvimento de múltiplas fontes de renda.
  • Saber vender é uma habilidade essencial para atingir a riqueza.
  • É preciso pensar em termos de oportunidades. Em vez de dizer "eu não posso", dizer "como eu poderia?".

Polêmicas envolvendo Robert Kiyosaki

Ao longo dos anos, o nome de Kiyosaki foi envolvido em algumas polêmicas.

Em primeiro lugar, o histórico de Kiyosaki com seus próprios investimentos, dos quais vários faliram, abriu portas para vários questionamentos sobre a validade dos seus ensinamentos. Algumas pessoas afirmam que suas lições e conselhos são vagos e genéricos.

Além disso, em 2010, um canal de rádio e TV canadense investigou os seminários Rich Dad de Kiyosaki e observou que cada seminário parece ser criado principalmente como uma plataforma de vendas para outro, mais caro.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados