Open Nav

RLP – Retail Liquidity Provider

O que é RLP - Retail Liquidity Provider?

Retail Liquidity Provider, ou Provedor de Liquidez ao Varejo, é um sistema que amplia a liquidez do mercado.

Com o sistema RLP, um intermediador pode atuar provendo liquidez para as ordens de compra e venda dos seus clientes, ou seja, facilitando a realização de operações  para esses clientes quando não existe muita demanda ou oferta. Esse intermediador pode ser uma corretora, um banco de investimento ou um banco múltiplo, por exemplo.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Como funciona o RLP?

No sistema RLP, o intermediador tem um papel fundamental, pois ele pode ser a contraparte das ordens do seu cliente, participando ativamente da negociação. O intermediador registra uma oferta e o cliente manifesta a intenção de compra ou venda de uma certa quantidade para atender a essa oferta. 

Isso é importante porque, em muitos casos, as operações que são realizadas apenas entre investidores acabam travando por falta de liquidez. Se não há ninguém comprando, também ninguém consegue vender; se não há ninguém vendendo, também ninguém consegue comprar.

O intermediador entra, por meio do RLP, para “esquentar” o jogo, colocando ofertas para incentivar e viabilizar as operações de compra e venda.

Para que o cliente possa utilizar esse sistema, ele precisa aderir ao RLP e precisa aceitar expressamente participar da modalidade, fazendo o aceite da corretora, banco ou outro intermediador a realizar as ofertas. As negociações são apenas entre a instituição e os seus clientes e não estão abertas a todos os investidores.

Quando o RLP foi implementado?

O sistema RLP já era utilizado em bolsas internacionais, como a NYSE - a Bolsa de Nova Iorque, mas só começou a ser usado na bolsa brasileira em agosto de 2019. Antes disso, ele passou por um período de avaliação pública, com o objetivo de aperfeiçoar a regulamentação do mercado de capitais diante dessa novidade. 

No momento, o RLP só é aplicado a operações envolvendo minicontratos futuros de dólar e de índice. Além disso, ele é exclusivo para ordens agressoras, isto é, nas quais são negociados os melhores preços. 

Qual é a vantagem do RLP?

A principal vantagem do RLP é que ele permite que um investidor consiga vender grandes quantidades no mercado de minicontratos por um preço único. Antes desse sistema existir, com a baixa liquidez, os investidores eram obrigados a vender em lotes menores, com preços diferentes.

Dessa maneira, o sistema traz mais flexibilidade para que os investidores façam suas operações da maneira que acharem melhor, com o volume que quiserem.

Outra vantagem é que, como foi apontado anteriormente, o RLP é exclusivo para ordens agressoras. Na prática, isso significa que a oferta do intermediador deve sempre trazer condições melhores ou, no mínimo, iguais ao que está sendo negociado no mercado.

Dessa forma, o investidor fica protegido: ao comprar ou vender para esse intermediador, ele não corre o risco de aceitar condições piores do que teria em uma negociação comum no mercado.

Quais são as regras do RLP?

Existem regras que o sistema RLP e as ofertas realizadas nesse sistema devem obedecer. É importante lembrar que a regulação do mercado de capitais é forte, realizada, inclusive, pela própria B3.

Por exemplo, existe um limite para o volume de negociação do sistema, que é de 15% do volume total negociado. Digamos que foram negociados R$ 2 bilhões no total em um determinado dia; desse volume, apenas R$ 300 milhões podem ser negociados pelo sistema RLP.

Outra regra importante é que, se o intermediador colocar uma oferta no sistema e ela não for executada até o final do dia, ela deve ser cancelada. As ofertas não ficam em aberto de um dia para outro.

Além disso, apesar da oferta não ficar disponível no Book de Ofertas, o Times and Trades é atualizado quando ocorre uma negociação. Em outras palavras, a oferta feita por um intermediador no RLP não é exibida junto com todas as ofertas comuns feitas por investidores, mas a compra ou venda realizada a partir dessa oferta fica devidamente registrada.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados