Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Risco Setorial

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/06/2020 às 13:22 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Risco Setorial?

Risco Setorial é o risco inerente a um certo setor da economia.

O termo pode ser usado, no mercado financeiro, em referência ao risco ao qual está exposta uma carteira de investimentos que se concentra em ativos financeiros de empresas de um mesmo setor da economia.

Entendendo o Risco Setorial

Para entender o risco setorial, o primeiro passo é entender que existem tipos diferentes de risco. 

Alguns riscos afetam toda e qualquer empresa dentro de uma economia; é o chamado “risco sistêmico”, isto é, que afeta todo o sistema. 

Por exemplo, o risco de uma pandemia é, essencialmente, um risco sistêmico, pois, em princípio, ele afeta potencialmente todas as empresas. Uma situação de guerra é outro exemplo de risco sistêmico. 

Existem, também, riscos que afetam apenas um grupo de empresas. É o caso do risco setorial, que afeta empresas ligadas a um certo setor da economia. 

Por exemplo, imagine que uma nova regulação é criada para o setor de telecomunicações, exigindo que as empresas desse setor se adequem e impondo sanções se elas não o fizerem. Nesse caso, existe um risco setorial, que afeta especificamente empresas ligadas ao setor de telecomunicações.

Outro exemplo são os períodos de seca ou de chuvas muito intensas, fenômenos climáticos que podem colocar safras inteiras a perder. Nesse caso, existe um risco setorial que afeta diretamente as empresas ligadas ao setor agrícola.

É importante notar que o risco setorial raramente se limita exclusivamente ao setor que ele afeta diretamente. 

No exemplo acima, logicamente haverá muitas outras empresas que dependem dos produtos agrícolas e que também serão afetadas, indiretamente, pelos efeitos dos fenômenos climáticos sobre as safras. Mesmo assim, não se trata de um risco sistêmico, porque não tem potencial para afetar todo o sistema; empresas de internet, por exemplo, continuarão suas atividades sem sentir nenhum impacto.

Como o Risco Setorial afeta as escolhas de investimento?

Quando um investidor escolhe em quais ativos vai colocar seu dinheiro, ele deve ter em mente o risco setorial. O primeiro ponto importante é evitar expôr sua carteira a um risco setorial excessivo, o que acontece quando existe uma predominância muito forte, ou total, de ativos de empresas de um mesmo setor da economia.

Imagine, por exemplo, que um investidor tem 70% da sua carteira em ações de empresas do setor de e-commerce. 

Então, em um determinado mês, ocorre uma paralisação de caminhoneiros que deixa todas as entregas paradas, fazendo o valor das ações dessas empresas despencar. Como a carteira dele está muito exposta ao risco setorial do e-commerce, ele terá grandes perdas.

É por isso que especialistas em investimentos recomendam a diversificação, que consiste em distribuir seus investimentos entre ativos de diferentes empresas e diferentes setores da economia. Dessa forma, a concretização de um risco setorial não deve ter força para colocar a perder uma parte significativa do patrimônio do investidor.

Qual é a importância de acompanhar sinais de Risco Setorial?

Além disso, é importante que os investidores estejam atentos a sinais de uma possível concretização de um risco setorial. Dessa forma, eles podem abandonar uma posição insegura rapidamente, enquanto ainda é possível sair sem perdas.

Suponha, por exemplo, que um investidor com ações de empresas da indústria petroquímica em sua carteira percebe que o preço do barril de petróleo está disparando. 

Ora, se o petróleo é a matéria-prima essencial da indústria petroquímica, esse aumento é um risco setorial. A escalada de preços vai afetar diretamente as operações e as finanças de empresas desse setor. Então, dependendo do caso, o investidor pode optar por vender essas ações antes que elas desvalorizem muito.

No entanto, é preciso tomar cuidado para não abandonar a posição cedo demais. Alguns riscos setoriais são apenas transitórios, e uma carteira bem diversificada é suficiente para proteger o investidor até que as ações do setor afetado voltem a subir. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados