Open Nav Logo Mais Retorno

Risco País

O que é Risco País?

Risco País é um índice criado pelo banco J.P. Morgan na década de 1990. Na ocasião, o objetivo era orientar clientes sobre investimentos, fugindo de ambientes com alta possibilidade de crise — o que, afinal, aumentaria substancialmente os perigos dos investimentos.

Desde então, esse se tornou um indicador muito utilizado dentro do mercado financeiro para medir e qualificar a instabilidade de um país analisado em termos políticos, econômicos e financeiros.

Investidores e organizações financeiras tendem a fazer análises rigorosas desse índice sempre que enxergam uma boa oportunidade de investimento em um novo país, especialmente em condições emergentes.

A medição é feita por bancos de investimento ou por agências especializadas em classificação de risco.


O que é analisado para calcular o Risco País?

O cálculo do Risco País leva em consideração uma série de variáveis, principalmente aquelas que trazem uma mensuração dos níveis políticos, econômicos e financeiros de uma nação.

Alguns dados costumam marcar presença nesse tipo de análise como crescimento do PIB, o grau de endividamento (considerando também os níveis de arrecadação), déficit fiscal e questões políticas que possam desencadear crises.

Como calcular o Risco País?

Os resultados costumam ser expressados em Basis Points (bps). A cada 100 bps de risco, a taxa oferecida como prêmio deve apresentar um acréscimo de 1 ponto percentual ao "justo", considerando como base os papéis dos Estados Unidos.

Um exemplo: se o Brasil apresenta pontuação de 130 bps, isso significaria que a taxa oferecida para investimentos deve ser 1,3 pontos percentuais acima do que é pago pelo governo norte-americano.

Embora o objetivo seja sempre o mesmo, ou seja, identificar questões que possam influenciar o risco de um determinado país emergente, as formas de chegar ao indicador pode variar.

Atualmente existem três delas que são mais recorrentes dentro do mercado financeiro:

  • EMBI+
  • CDS
  • Rating

Vamos, a partir de agora, entender quais são as principais diferenças entre elas.

EMBI+

A sigla EMBI+ é a abreviação para o termo inglês Emerging Markets Bond Index Plus. É a forma mais conhecida porque é o cálculo feito pelo J.P Morgan, banco que foi o idealizador do índice.

Ele leva em consideração as taxas de juros de títulos em condições semelhantes entre o país analisado e os Estados Unidos (considerado sempre como referência nessas análises entre países diferentes).

A medição é feita em pontos e, quanto maior o indicador, maior também o risco. Esse resultado também indica o valor a mais que os países devem pagar para compensar o risco de um investimento dentro dos Estados Unidos, como vimos acima.

CDS

A segunda metodologia de cálculo do Risco País é o Credit Default Swap, abreviado por CDS. Neste caso, a diferença é que se trata de uma espécie de contrato de proteção (algo semelhante ao que se oferecem em seguradoras).

Por trazer valores diretamente atrelados ao risco, também serve como um indicador. Quanto maior for o custo de um contrato, naturalmente que ele representa o alto risco daquele país.

Rating

Por fim, ainda temos o Rating. Aqui, os países são classificados por agências especializadas de acordo com o resultado de indicadores. Esses fatores podem ser ambientais, sociais, políticos e econômicos.

Classificações altas dentro do Rating indicam países mais seguros e, por outro lado, baixas classificações refletem exatamente o oposto.

Qual a consequência do Risco País?

O Risco País é um indicador e, portanto, deve ser avaliado em conjunto com outros fatores. Ao mesmo tempo, é uma boa orientação sobre os perigos de investir em um país estrangeiro.

Da mesma forma, é ruim para uma nação se ver classificada com alto risco. Além de reduzir investimentos estrangeiros, essa situação exige uma taxa de rentabilidade bem acima do mercado, algo que pode afetar o crescimento econômico nacional.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão