Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Risco de Mercado

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/01/2019 às 20:30 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é risco de mercado?

O risco de mercado engloba todas as ameaças sobre o capital que derivam de eventos negativos e externos, capazes de afetar grande parte das organizações e investimentos em atividade, de uma só vez.

Indica, sobretudo, a possibilidade de desvalorização de títulos e ações a partir de grandes acontecimentos. Vistos como “incontroláveis” sob o ponto de vista individual, eles ainda desestabilizam o mercado como um todo, de maneira sistemática.

Como o risco de mercado funciona?

No comércio agrícola, há um tipo específico de inseticida que, ao entrar em contato com uma planta, é capaz de contaminá-la completamente e, assim, torná-la venenosa para qualquer ser vivo que a ataque. Seu nome é pesticida sistêmico.

Mas por que saber disso é importante para compreender o mercado financeiro e os seus riscos, afinal?

Porque o outro nome dado ao risco de mercado é justamente risco sistêmico – e o emprego do termo em comum não é à toa.

Nessa modalidade de risco, os fatores externos negativos atuam como inseticidas sobre a Economia e as contaminam com quedas generalizadas.

De forma rápida, os investimentos perdem o seu valor e muitos operadores, sem tempo de reação, vêm todo o capital investido sendo aniquilado (como insetos desavisados sucumbindo após se alimentarem das plantas venenosas).

Muitas vezes, nem mesmo a diversificação de investimentos é capaz de mitigar os seus efeitos.

Um exemplo, à nível nacional, da atuação do risco de mercado foi a greve dos caminhoneiros, em 2018. À nível internacional, não há como não lembrar da crise econômica global de 2008.

Ambos os acontecimentos provocaram sucessivas quedas nos valores de ações de diversos setores e instabilidade econômica generalizada, além de não poderem ser impedidos por quaisquer atos pessoais. Ao investidor, restava apenas administrá-los e tentar sobreviver aos fatos.

Quais fatores afetam e são afetados pelo risco de mercado?

Entre os aspectos considerados mais ameaçadores para os investidores, a nível de mercado, estão:

  • Ataques terroristas;
  • Desastres naturais;
  • Eventuais mudanças em taxas de câmbio;
  • Eventuais mudanças em taxas de juros;
  • Mudanças políticas impactantes;
  • Recessões econômicas.

Por outro lado, há alguns aspectos que são mais impactados pelo risco de mercado do que os demais, como, por exemplo:

  • A volatilidade no valor das ações;
  • A volatilidade nas taxas de câmbio (que aqui atua como influenciada, mas, como vimos nos aspectos causadores do risco de mercado, também pode influenciar).
  • As taxas de rentabilidade nos investimentos de renda fixa.

Como se proteger dos riscos de mercado?

Os riscos fazem parte do dia a dia de todo investidor. Afinal, não há investimento invulnerável.

Justamente por isso, a relação retorno x risco (que determina que um é diretamente proporcional ao outro) é uma das primeiras lições aprendidas quando se começa a investir.

Ainda assim, é possível assumir posturas que antecipem os perigos e protejam o patrimônio investido. A mais conhecida delas, a diversificação dos investimentos, também é aplicável para riscos patrimoniais.

Embora ela não seja capaz de ceifar o evento causador (pois, como já explicado, este não pode ser controlado a nível pessoal), a diversificação pode, sim, diminuir os prejuízos.

Mesmo em riscos de mercado, os setores não são afetados exatamente da mesma forma. Cada um é atingido com perdas de diferentes proporções. Além disso, quando concentra o capital em uma única empresa, o investidor fica vulnerável aos riscos de mercado e aos riscos operacionais. Uma somatória desastrosa!

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados