O que é RI - Relações com Investidores?

Relações com Investidores é um departamento cuja existência é obrigatória dentro de qualquer empresa que negocia ações na bolsa de valores. Seu objetivo, como o próprio nome indica, é promover a comunicação da empresa com seus investidores, assegurando que as informações relevantes cheguem até eles.

Como Investir nos Melhores Fundos

Entendendo o RI - Relações com Investidores

Para quem investe, a informação é a ferramenta mais poderosa. Ela é necessária para identificar os sinais de quando é melhor comprar, manter ou vender um determinado ativo. 

No caso do investimento em ações, isso traz um problema: o investidor não tem acesso suficiente à empresa para ver tudo de perto, com seus olhos. Pelo contrário, ele depende da própria empresa para trazer essas informações até ele. Esse é o trabalho do departamento de Relações com Investidores.

Em geral, o RI não é constituído como um setor autônomo, mas um departamento do setor de relações públicas. Afinal, o trabalho do RI tem muito a ver com o desenvolvido pelo time de RP, embora seu foco seja apenas nos investidores.

Como o trabalho de RI - Relações com Investidores é regulado?

Já que ter um departamento de RI é obrigatório, não será surpresa dizer que o trabalho desse departamento é regulado. A divulgação de informações deve ser realizada obedecendo as regras da Instrução CVM n° 358. Essa é a principal norma que afeta as atividades do RI, embora existam outras.

Enquanto a CVM regula o RI, a B3 oferece referências e melhores práticas, ajudando as empresas a estabelecer um departamento bem sucedido. Ela não estabelece regras, mas parâmetros úteis para que as atividades da empresa estejam alinhadas com as expectativas do mercado, dos investidores.

Quais são as atribuições do RI - Relações com Investidores?

Entre as suas atribuições está publicar os resultados financeiros da empresa no site de relações com investidores. Ele também coordena a realização das assembleias, inclusive, sendo responsável pela publicação do edital de convocação; e cuida da elaboração e divulgação dos fatos relevantes ao mercado.

Um fato quem nem sempre é mencionado é que o RI não funciona apenas de dentro para fora; ele não serve apenas para levar informações da empresa ao mercado. Ele também tem a função de ser a voz do mercado dentro da empresa. 

Em outras palavras, ele deve acompanhar as respostas do mercado frente ao que a empresa faz (seus projetos, seus posicionamentos, sua estratégia) e ajudar a calibrar as decisões internas com base nessas reações.

Dentro do RI, existe uma equipe e, claro, um gestor, que busca garantir a integração do departamento com outros setores e áreas da empresa. 

Por exemplo, ele precisa ter um contato especialmente próximo com o time de financeiro e contabilidade, pois são eles que fornecem os números que o RI repassa aos investidores; e também precisa estar sempre alinhado com o jurídico, que orienta sobre os aspectos legais das suas atividades.

Qual é a importância do RI - Relações com Investidores?

Já comentamos que o trabalho do RI é muito importante do ponto de vista do investidor, já que ele depende das informações que esse departamento oferece para tomar suas decisões. Porém, ele também é importante para a própria empresa.

O RI ajuda a construir uma relação de confiança com o mercado e projetar uma imagem de transparência. Se os investidores sentirem que a empresa não está expondo todos os fatos, eles vão se afastar. Se os analistas financeiros acharem que a empresa pode estar mascarando ou ocultando dados, eles vão cortar as recomendações das suas ações.

Então, o RI trabalha para que, em qualquer situação, as pessoas interessadas tenham segurança em estar recebendo todas as informações relevantes.

Dessa maneira, o trabalho de relações com investidores não é apenas uma obrigação burocrática; pelo contrário, fazer um bom trabalho no RI é estratégico. Se uma empresa quer ter sucesso com a captação de recursos financeiros no mercado, ela precisa de boas relações com investidores.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Persio Arida

Conheça quem é o economista Persio Arida e seu papel na idealização e implementação do Plano Real.

Veja outros termos