Open Nav

Retrofit

O que é Retrofit?

Retrofit é um termo usado no mundo dos investimentos, mais especificamente dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs). Trata-se de uma reforma realizada nas construções antigas, abandonadas ou em más condições, que recebem modernizações e passam por um processo de readequação, sem destruir suas principais características.


Entendendo o Retrofit

Quando falamos em Fundos de Investimento Imobiliário, é importante lembrar que existem duas grandes categorias: FIIs de papel e FIIs de tijolo.

No primeiro grupo estão aqueles FIIs que investem em ativos financeiros (ou seja, papeis) ligados ao setor imobiliário. Enquanto isso, no segundo grupo estão aqueles FIIs que investem em ativos imobiliários físicos, como shoppings, galpões, prédios de apartamentos (ou seja, feitos de tijolo). 

Para os FIIs de tijolo, é muito importante que seus ativos estejam adequados para o uso, de modo que eles possam ser alugados e, assim, gerar renda para o próprio fundo e os seus cotistas. Porém, é comum que esses fundos também comprem ativos que não estão 100% adequados, cujo preço pode estar abaixo do que realmente vale. 

Nesses casos, a solução é fazer um retrofit, que consiste em uma reforma para modernizar a construção e torná-la adequada para o uso a que se destina. Ao mesmo tempo, essa reforma preserva e revitaliza aspectos da arquitetura e elementos originais da construção que são valiosos.

Quais são as vantagens do Retrofit?

A grande vantagem do retrofit é que permite tornar um imóvel mais atrativo para potenciais locatários, garantindo que ele seja adequado ao uso, mas sem perder as características que  o tornam especial e único. 

Imagine, por exemplo, que uma empresa está buscando uma sede para o seu negócio. Ela espera encontrar um imóvel que seja seguro para os funcionários e clientes que vão frequentá-lo, e que atenda a todas as normas técnicas exigidas para o tipo de atividade que ela desenvolve.

Porém, ao mesmo tempo, ela também espera encontrar um imóvel que tenha personalidade, criando um diferencial interessante para o negócio. Nesse caso, um imóvel antigo que passou pelo processo de retrofit pode oferecer justamente o que essa empresa busca.

Porém, as vantagens não se limitam ao potencial benefício financeiro. O retrofit também atende a uma preocupação com o patrimônio histórico.

Por meio do retrofit, imóveis que representam o que existe de melhor na arquitetura do país podem continuar servindo a um propósito, sem que suas características distintivas se percam. Portanto, é um caminho para a preservação cultural e histórica.

Quais são as principais ações de retrofit?

Existem várias ações de retrofit, isto é, várias ações que visam modernizar e readequar imóveis sem destruir suas características principais. Entre elas, podemos destacar: 

  • demolição controlada de partes da construção;
  • reforço da estrutura;
  • recuperação de espaços de maior circulação, como portaria, hall e elevadores, bem como da fachada;
  • substituição de rede elétrica e hidráulica;
  • instalação de sistemas de iluminação, ar-condicionado e aquecimento, segurança, informática e telefonia,

Quais são casos de sucesso de retrofit?

Alguns dos casos de retrofit de maior sucesso estão em São Paulo; por exemplo, na Avenida Paulista temos o Edifício Paulista 2028 e o Edifício Savoy. Ambos são imóveis antigos que passaram por modernização e readequação, e hoje são usados por empresas para desenvolver suas atividades. 

Um fato importante é que, em cidades como São Paulo, onde é cada vez mais difícil encontrar boas localizações para construir novos imóveis, o retrofit é uma solução não apenas para preservar imóveis com algum valor histórico, mas para reaproveitar a localização que eles ocupam.

Dessa forma, um projeto de retrofit pode ter menos preocupação com a arquitetura ou os componentes do imóvel, e ir mais longe na modernização, mantendo apenas a estrutura da construção e fazendo profundas alterações. A preocupação, nesses casos, é maior com o local em que o imóvel está situado.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados