Open Nav Logo Mais Retorno

Renda Passiva

O que é renda passiva?

Renda passiva é o nome atribuído a uma forma de gerar dinheiro praticamente sem esforço. Popularmente é comum ouvir o termo associado a "ganhe dinheiro enquanto você está dormindo".

A ideia desse conceito é, efetivamente, aumentar o capital sem realmente precisar trabalhar. É diferente da profissão, em que o dinheiro é pago apenas após a execução de um serviço, ou seja, com a realização de um esforço.

Existem algumas formas de obter uma renda sem precisar efetivamente trabalhar. Vamos ver algumas delas na sequência deste artigo.


Como funciona a renda passiva?

Para conquistar uma renda passiva, você precisa ter capital. A realidade é essa: só faz mais dinheiro quem tem dinheiro. Nesse contexto, para quem possui dinheiro, é possível fazê-lo trabalhar para si, aumentando ainda mais o seu patrimônio de acordo com esse cenário.

Importante destacar que renda passiva é diferente de renda extra. Se você faz um trabalho adicional aos finais-de-semana ou tem aquele famoso "bico", isso não se configura em renda passiva, pois há o esforço empregado para obter esse capital.

Quais são as formas de obter renda passiva?

Existem diversas ações que permitem a uma pessoa conquistar uma renda "sem sair de casa". O requisito, como mencionado anteriormente, é ter algum tipo de bem ou capital. Esse formato de gerar dinheiro, afinal, não deixa de ser um investimento.

Vamos ver a seguir as principais formas de obter renda passiva dividindo o capital em três categorias: físico, financeiro e intelectual.

Capital físico

Quando falamos sobre capital físico, a principal atividade é a cobrança de aluguel. E, claro, os imóveis lideram com folga a lista, especialmente por ser algo bem comum na sociedade.

Imagine que você tenha um apartamento e que não o utilize. Ele é um bem que pode gerar uma renda passiva por meio de aluguel. Ou seja, essa propriedade já é sua e está "parada".

A partir do momento em que alguém a aluga, essa pessoa passa a pagar um valor mensal para usar o imóvel. Em outras palavras, mesmo sem fazer nenhum esforço durante o mês, essa propriedade gera uma renda passiva ao seu proprietário.

Embora os imóveis sejam o exemplo mais comum, existem diversas possibilidades com capital físico. É o caso de carros e máquinas, por exemplo. O conceito é o mesmo que explicamos para a propriedade.

Capital financeiro

Já quando se fala de capital financeiro, o objetivo é gerar renda passiva por meio de investimentos. Falando em renda passiva, é mais comum que se utilize a renda fixa, um modelo de investimento que proporciona ganhos pequenos, mas constantes.

A segurança é um critério importante para esse objetivo. Por isso, fundos de renda fixa e o Tesouro Direto são alternativas bem interessantes e que, afinal, pagam rendimentos muito melhores do que a caderneta de poupança.

Além disso, é preciso mencionar também a possibilidade de gerar capital com investimentos em renda variável. O problema, no entanto, é que em função do risco, nem todo tipo de investimento dessa categoria pode ser considerado como renda passiva.

Imagine que você especule com ações, por exemplo. Vai precisar acompanhar o mercado e tomar decisões, o que implica em esforço e, consequentemente, elimina a categoria de renda passiva.

Ainda assim, existem alternativas que podem ser usadas, como fundos imobiliários ou investimento em ações a longo prazo. Nesse caso, a renda passiva seria obtida após a alocação de longo prazo em FIIs e ações com objetivo em receber dividendos ao longo do tempo.

Capital intelectual

Por fim, ainda existe o capital intelectual. Essa forma de gerar dinheiro é ligada à criação autoral, geralmente por meio do pagamento de royalties e taxas por direitos autorais.

Esse é um formato mais raro de gerar a renda passiva, pois não é tão fácil de conseguir como as duas anteriores. No entanto, não deixa de ser um formato de gerar dinheiro.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados