Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Renda Passiva

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/09/2019 às 20:20 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é renda passiva?

Renda passiva é o nome atribuído a uma forma de gerar dinheiro praticamente sem esforço. Popularmente é comum ouvir o termo associado a "ganhe dinheiro enquanto você está dormindo".

A ideia desse conceito é, efetivamente, aumentar o capital sem realmente precisar trabalhar. É diferente da profissão, em que o dinheiro é pago apenas após a execução de um serviço, ou seja, com a realização de um esforço.

Existem algumas formas de obter uma renda sem precisar efetivamente trabalhar. Vamos ver algumas delas na sequência deste artigo.

Como funciona a renda passiva?

Para conquistar uma renda passiva, você precisa ter capital. A realidade é essa: só faz mais dinheiro quem tem dinheiro. Nesse contexto, para quem possui dinheiro, é possível fazê-lo trabalhar para si, aumentando ainda mais o seu patrimônio de acordo com esse cenário.

Importante destacar que renda passiva é diferente de renda extra. Se você faz um trabalho adicional aos finais-de-semana ou tem aquele famoso "bico", isso não se configura em renda passiva, pois há o esforço empregado para obter esse capital.

Quais são as formas de obter renda passiva?

Existem diversas ações que permitem a uma pessoa conquistar uma renda "sem sair de casa". O requisito, como mencionado anteriormente, é ter algum tipo de bem ou capital. Esse formato de gerar dinheiro, afinal, não deixa de ser um investimento.

Vamos ver a seguir as principais formas de obter renda passiva dividindo o capital em três categorias: físico, financeiro e intelectual.

Capital físico

Quando falamos sobre capital físico, a principal atividade é a cobrança de aluguel. E, claro, os imóveis lideram com folga a lista, especialmente por ser algo bem comum na sociedade.

Imagine que você tenha um apartamento e que não o utilize. Ele é um bem que pode gerar uma renda passiva por meio de aluguel. Ou seja, essa propriedade já é sua e está "parada".

A partir do momento em que alguém a aluga, essa pessoa passa a pagar um valor mensal para usar o imóvel. Em outras palavras, mesmo sem fazer nenhum esforço durante o mês, essa propriedade gera uma renda passiva ao seu proprietário.

Embora os imóveis sejam o exemplo mais comum, existem diversas possibilidades com capital físico. É o caso de carros e máquinas, por exemplo. O conceito é o mesmo que explicamos para a propriedade.

Capital financeiro

Já quando se fala de capital financeiro, o objetivo é gerar renda passiva por meio de investimentos. Falando em renda passiva, é mais comum que se utilize a renda fixa, um modelo de investimento que proporciona ganhos pequenos, mas constantes.

A segurança é um critério importante para esse objetivo. Por isso, fundos de renda fixa e o Tesouro Direto são alternativas bem interessantes e que, afinal, pagam rendimentos muito melhores do que a caderneta de poupança.

Além disso, é preciso mencionar também a possibilidade de gerar capital com investimentos em renda variável. O problema, no entanto, é que em função do risco, nem todo tipo de investimento dessa categoria pode ser considerado como renda passiva.

Imagine que você especule com ações, por exemplo. Vai precisar acompanhar o mercado e tomar decisões, o que implica em esforço e, consequentemente, elimina a categoria de renda passiva.

Ainda assim, existem alternativas que podem ser usadas, como fundos imobiliários ou investimento em ações a longo prazo. Nesse caso, a renda passiva seria obtida após a alocação de longo prazo em FIIs e ações com objetivo em receber dividendos ao longo do tempo.

Capital intelectual

Por fim, ainda existe o capital intelectual. Essa forma de gerar dinheiro é ligada à criação autoral, geralmente por meio do pagamento de royalties e taxas por direitos autorais.

Esse é um formato mais raro de gerar a renda passiva, pois não é tão fácil de conseguir como as duas anteriores. No entanto, não deixa de ser um formato de gerar dinheiro.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados