Open Nav Logo Mais Retorno

Receita Bruta

O que é Receita Bruta?

A Receita Bruta ou faturamento, representa todas as entradas de recursos referentes à atividade principal da empresa. Ou seja, todas as vendas e serviços prestados pela em empresa que envolve a principal atividade da mesma, são consideradas receitas brutas.

Dentro da contabilidade, a receita bruta aparece em diversos relatórios como:

  • Demonstrativo do Resultado (DRE);
  • Balancete de verificação.

Os dois relatórios acima citados são os mais utilizados pela contabilidade e pelos empresários.

Além de contar com lugar cativo nesses relatórios, a receita bruta também é utilizada em cálculos e na elaboração de fórmulas para análise de balanços e resultados das firmas.

Não podemos nos esquecer da importância que a receita bruta tem no cálculo de impostos. Sim, por meio da receita bruta a empresa pode levantar o valor dos impostos a pagar de acordo com as alíquotas do seu setor.

Um detalhe importante: receitas financeiras, como rendimentos de aplicação ou recebimento de juros e coisas do gênero, não entram na receita bruta da empresa.

O que é considerado receita bruta são as vendas de produtos ou serviços oriundos da atividade principal da empresa.


Como funciona a Receita Bruta?

No resultado da receita bruta temos os valores referentes a todas as vendas e serviços prestados pela empresa.

Para ficar mais claro, imagine o seguinte exemplo: suponha que uma empresa “X” tenha vendido 100 produtos pelo valor unitário de R$ 10,00 ao longo de um mês.

Multiplicando a quantidade vendida pelo valor de cada produto, chegamos ao valor total do faturamento. Logo, essa empresa “X” teria um faturamento de R$ 1.000,00.

É importante ainda destacar algumas coisas: A receita bruta na contabilidade, mais precisamente no DRE, está localizada bem no início, sendo o primeiro dado do relatório.

Isso acontece porque a receita bruta, como o próprio nome já diz, não possui descontos e deduções, ou seja, ela é bruta. Em outras palavras, é o faturamento bruto da empresa para um determinado período.

Importância da Receita Bruta

A receita bruta é importante em dois momentos de uma empresa:

  • No cálculo dos impostos devidos;
  • No desenvolvimento de relatórios e nas suas análises.

Com o total das receitas em mãos, o empresário e a contabilidade poderão encontrar o valor devido de impostos.

Em qualquer empresa é essencial apurar o faturamento (ou seja, o total da receita bruta) ainda no início do mês subsequente ao período faturado.

Desse modo, as guias de PIS, COFINS e demais impostos podem ser geradas com tempo de sobra para a empresa realizar os pagamentos.

No caso das firmas que optam pelo Simples Nacional, a receita bruta se mostra ainda mais relevante.

Para emitir a guia do simples (conhecida como DAS ou Documento de Arrecadação do Simples Nacional), será preciso contar com todo o faturamento do período devidamente lançado e contabilizado.

Com relação a relatórios e análises que tanto a contabilidade quanto a empresa podem fazer baseados nos números referentes à receita bruta, existem diversos exemplos.

O primeiro mais básico é a comparação entre os meses. A comparação da receita bruta entre os meses é útil na hora de identificar quando houve aumentos na receita e quando houve períodos de queda.

Entender para onde estão caminhando as vendas da empresa sem dúvidas é uma de grande relevância para determinar o planejamento e estratégia do negócio.

Depois ainda temos as margens. A margem bruta é um indicador bem interessante que permite detectar quantos por cento da receita bruta sobra após as deduções (como impostos sobre as vendas e devoluções).

Sem falar, é claro, que a receita bruta também serve como um termômetro das vendas da empresa. O crescimento das receitas é o indicativo mais claro que o negócio está, de alguma forma, prosperando.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão