Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

PSR (Preço sobre Receita)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:02/10/2020 às 20:36 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é PSR (Preço sobre Receita)?

Preço sobre Receita (PSR) é um índice que permite que um investidor compare empresas de acordo com o valor das suas receitas no mercado. Ele indica, portanto, a relação entre o valor de mercadode uma empresa e o lucro obtido com as vendas de um produto ou serviço - ou seja, o valor de cada unidade monetária recebida.

O ideal é usar esse indicador para comparar empresas de um mesmo segmento - o resultado permitirá descobrir qual gera mais receita em comparação ao seu valor de mercado. Quanto menor o número, melhor o resultado - um indicador abaixo de 1, por exemplo, é considerado ótimo.

A fórmula é baseada no preço sobre receita, ou seja, no lucro gerado pelas vendas de produtos ou serviços. 

Para que serve o Preço sobre Receita?

Esse índice permite analisar o valor de cada real gerado pela venda de um determinado produto ou serviço. É mais relevante ao se comparar empresas que vendem produtos similares ou que atuem no mesmo setor.

Para o cálculo devem ser considerados os últimos quatro trimestres do ano. Um PSR baixo pode indicar que a ação está subvalorizada. Já um índice acima da média sugere uma sobrevalorização. 

Por exemplo: digamos que uma empresa X inserida no setor automotivo apresente PSR menor que 1 enquanto a média do setor exiba um PSR de 1,7. Isso pode significar que a empresa está subvalorizada, portanto, é uma boa opção de investimento.

Vale lembrar que esse indicador deve ser utilizado para complementar a análise fundamentalista, ou seja, usá-lo isoladamente pode acarretar enormes riscos a um investidor. 

Como calcular o PSR?

Para calcular o Preço sobre Receita é preciso dividir o valor de mercado da empresa pela receita líquida ou o preço de uma ação pelo seu valor líquido. 

Esse indicador se tornou popular em 1994 quando Kenneth Fisher passou a usá-lo para identificar ações que pudessem despertar o interesse dos investidores. Em seu livro Super Stocks, o analista explica que as “Super Ações” são aquelas que apresentam enorme potencial de crescimento de sua receita líquida, ou seja, são ações de empresas de destaque no mercado, que foram compradas a um preço bastante atrativo. Assim, essas ações podem gerar taxas de retorno a longo prazo de até 100% ao ano. 

Para fundamentar o cálculo do PSR, Kenneth Fisher explica que um investidor deve analisar as vendas, a margem de lucro e quanto dinheiro esse negócio gerará no futuro.

Além disso, para investir em ações lucrativas é preciso calcular a estrutura e a possibilidade de expansão do negócio. Segundo o analista, para se lucrar com ações de grandes empresas é preciso observar as seguintes regras:

  • 1ª Regra: Não compre ações com Preço sobre Receita maior que 1,5.
  • 2ª Regra: Vasculhe o mercado em busca de grandes empresas com PSR 0,75 ou menor. Essa busca sempre trará bons resultados já que o há inúmeras grandes empresas que precisam captar dinheiro com certa regularidade. Não venda essas ações rapidamente - faça algum dinheiro;
  • 3ª Regra: Só venda ações de super empresas quando o Preço sobre Receita atingir entre 3,0 e 6,0. Venda assim que atingir 3,0 caso não queira correr riscos. Caso isso não seja um problema, espere esse índice chegar a 6,0 e lucre o máximo possível. 

O PSR também pode ser usado para medir o timing do mercado, assim como qualquer outro mecanismo de temporização. Nesse caso, é preciso cronometrar o mercado de ações. Quando uma empresa estiver vendendo ações com PSR baixo, é hora de comprar.

Caso não seja possível encontrar empresas com indicador abaixo de 1, evite comprar ações. Além disso, é preciso analisar se a empresa está voltada para o crescimento sustentável, se investe em ações de marketing e em profissionais criativos e se conta, ainda, com bons controles financeiros. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados