Última modificação em 11 de dezembro de 2020

O que é Provento por Ação?

Um Provento por Ação (PPA) é um indicativo utilizado para indicar quanta lucratividade uma empresa gerou. Ele é calculado como o lucro da empresa dividido pelas ações em circulação providas das suas ações ordinárias e é o número desse resultado que é utilizado para medir o quanto ela foi lucrativa no período em questão.

É comum que um negócio relate o Provento por Ação ajustado tanto para a diluição potencial de ações quanto para alguns itens extraordinários. Isso significa que, quanto maior o PPA de uma empresa, mais lucrativa ela é.

Geralmente, compará-lo em termos absolutos pode não ter muito significado para investidores, já que acionistas comuns não têm acesso direto aos lucros. Ao invés disso, a comparação é feita com o preço das ações para determinar o valor dos ganhos e, consequentemente, como os investidores se sentem sobre o crescimento futuro.

Qual é a importância do Provento por Ação?

Um Provento por Ação é importante porque é uma medida de lucratividade. Na realidade, quando se trata de uma análise mais fundamentalista, essa é a única maneira de isolar o lucro líquido para descobrir o que os envolvidos estão ganhando com o investimento que é feito. Um PPA em crescimento consistente significa que os investidores estão recebendo uma parte dos lucros de forma consistente e o seu aumento indica que a empresa em questão está criando valor para quem investir nela.

Outro indicador que revela a importância de um PPA é o fato dele ser um bom indicador de pagamento de dividendos  — que nada mais é que uma parte dos lucros de uma empresa que é distribuída aos acionistas. Nesse caso, o negócio só pode distribuir os dividendos se tiver um Provento por ação excedente.

Apesar de bem simples, o Provento por Ação como métrica é bastante poderoso e pode fornecer informações cruciais. Por meio dele, os investidores podem comparar investimentos entre indústrias, setores e até mesmo com investimentos alternativos. Ele também pode ajudar a mapear o desempenho financeiro de uma empresa específica ao longo do tempo, o que ajuda aos interessados a tomar decisões mais embasadas.

Como é feito o cálculo do Provento por Ação?

O valor de um Provento por Ação pode ser calculado a partir do lucro líquido — também conhecido como somente lucro ou ganhos — dividido pelas ações disponíveis. Para fazer um cálculo mais refinado, é preciso ajustar tanto o denominador quanto o numerador das ações que podem ser criadas por meio de garantias, da dívida conversível ou de outras opções. Nessa equação, o seu numerador também será mais relevante se for ajustado para lidar com operações contínuas.

Para calcular o Provento por Ação de uma empresa, a demonstração de resultados e o balanço patrimonial são usados para encontrar o número das chamadas ações ordinárias no final do período, além dos ganhos (ou lucro líquido) e dos dividendos pagos sobre as ações preferenciais — se houver. Nesse tipo de operação, é sempre mais preciso utilizar um número médio ponderado de ações ordinárias durante o período de relatório, já que o número de ações pode mudar com o tempo.

É preciso que fique bem claro que quaisquer desdobramentos ou dividendos de ações que ocorrerem devem ser refletidos no cálculo da média ponderada do número das ações em circulação. Isso porque algumas fontes de dados podem simplificar o cálculo ao usar o número de ações em circulação no final do período selecionado.

Quais são as limitações do Provento por Ação?

Mesmo quando os lucros de um negócio aumentam e demonstram que tudo está indo bem financeiramente — e que ela pode ser um investimento valioso —, o cálculo do Provento por Ação pode apresentar limitações. Isso porque, como uma empresa pode recomprar suas próprias ações, elas têm o poder de aumentar seu PPA ao reduzir o número de ações em circulação sem que isso, de fato, aumente seu lucro líquido.

Sendo assim, qualquer empresa pode manipular os investidores ao fazê-los pensar que estão se saindo melhor do que realmente estão. Outro ponto limitante de um Provento por Ação é que ele não leva em consideração alguns fatores, como as dívidas pendentes de um negócio.

Termo do dia

Bear Market

O que é bear market? Bear Market é o termo em inglês que caracteriza um estado no qual um título, setor ou mercado, já em queda,…