Open Nav Logo Mais Retorno

Prospecto

O que é um prospecto?

De modo geral, é chamado de prospecto qualquer documento que tenha, por finalidade, fornecer informações acerca de um determinado produto a seus consumidores.

Segundo essa definição, a bula que encontramos diariamente nas embalagens dos remédios, por exemplo, são consideradas um tipo de prospecto.

Entretanto, sob o ponto de vista financeiro, o prospecto é o documento fornecido pelas companhias aos seus potenciais investidores, como forma de indicar as informações mais relevantes sobre o negócio e advertir o cliente dos riscos que ele corre ao se envolver no empreendimento.

É especialmente importante para os fundos de investimento, tendo estes uma regulamentação exclusiva regida pelo Resolução 409 do CVM.

Além disso, o lançamento do prospecto é um componente essencial na realização também dos IPOs (Initial Public Offering). Nesse caso, o prospecto é um meio de divulgar no mercado informações sobre a companhia emissora dos títulos (sua administração, setor, mercado etc.) e sobre as ações a serem ofertadas (quantidades etc.).

O objetivo principal, em ambos os casos, é atrair o investidor e conquistá-lo com base nos dados.

Seja qual for o produto-alvo (fundos ou IPOs), a verdade é que o prospecto é sempre um instrumento de informação, publicidade e cumprimento de normas.

Sim, acredite: tudo ao mesmo tempo!


Para que serve o prospecto?

Antes de detalhar cada uma das funções do prospecto, é essencial que você tenha em mente que esse documento é sempre realizado com a intenção de passar uma imagem positiva da companhia.

Afinal de contas, (não se engane) ela está o tempo todo tentando te seduzir a investir.

Embora cumpram com as exigências legais e indiquem cada um dos riscos ligados aos investimentos, os profissionais responsáveis pela elaboração do prospecto sabem como ele é decisivo para a escolha final dos investidores.

Afinal, é praticamente um dossiê da oportunidade, congregando todas as informações em um único lugar.

E assim sendo, os dados que o compõem devem ser cuidadosamente pensados, selecionados e distribuídos no material.

Essa é, portanto, a função publicitária do prospecto.

Mas não é apenas isso!

O prospecto tem, sim, uma relevância enorme para o próprio investidor. Ao considerar qual fundo de investimentos escolher ou se envolver (ou não) em um IPO, não é fácil reunir todos os dados relevantes em uma pesquisa comum no Google, por exemplo.

As instituições, então, interessadas na primeira função do prospecto, fornecem os dados para você, que tira as suas próprias vantagens do documento.

Para o investidor, o prospecto adquire uma forte função informativa.

É possível verdadeiramente aprender e investir de forma mais consciente a partir de sua leitura.

Por fim, sabendo da importância e do peso que o prospecto têm nas relações de investimento, os órgãos regulatórios também interferem na edição do documento.

Eles o visualizam como uma oportunidade de se cumprir a função protetiva, que resguarda o investidor contra indicações dissonantes ou tendenciosas.

Mais do que um folder de promoção, resoluções como a número 409 do CVM garantem que o prospecto indique todos os riscos aos quais o investidor está exposto ao aplicar dinheiro naquela instituição.

Dessa forma, se garante que o elo mais vulnerável da relação financeira (sim, você!) tenha plena consciência das decisões que está tomando.

Como o prospecto é composto?

As informações contidas nos prospectos são muitas e variam de acordo com o interesse de cada companhia.

Em geral, os arquivos apresentam entre 15 e 50 páginas, a depender da abrangência do produto divulgado.

Alguns dos assuntos geralmente tratados no documento, quando relacionados aos fundos de investimentos, são:

  • a política de investimento da instituição;
  • as taxas de administração cobradas;
  • os direitos dos cotistas;
  • as responsabilidades assumidas pelos cotistas.

No caso de IPOs:

  • os resultados do mercado e setor de atuação da companhia;
  • os seus projetos de expansão futura;
  • a quantidade de ações que serão disponibilizadas na oferta pública.

Como ler o prospecto de forma eficiente?

Esse tópico é especialmente dedicado àqueles que estão interessados em investir em fundos.

Isso porque enquanto os IPOs se tratam muito mais de avaliar se um único lançamento apresenta chances de lucro (a curto ou longo prazo), os fundos de investimentos possuem alguns pontos extras a se verificar.

Principalmente porque, em geral, se procura pelo prospecto durante a fase de comparação entre os diversos fundos existentes no mercado. O objetivo do leitor, então, é verificar se aquele fundo é ou não o ideal para o seu perfil.

Realizar essa comparação com tantas páginas em mãos pode ser desesperador. Portanto, ao reunir os prospectos, lembre-se de olhar com especial atenção os seguintes pontos:

Público alvo: Fundos de investimento podem aceitar aplicações de investidores comuns ou apenas investidores qualificados ou profissionais. Se certifique estar alinhado com o seu perfil;

Aplicação: Destaque as condições para aplicação e resgate, assim como datas e valores mínimos;

Despesas: O trabalho realizado na administração dos fundos não é gratuito. Portanto, identifique quais são as taxas cobradas pelo fundo, assim como as demais despesas atreladas ao investimento;

Regime da administração: A administração do fundo pode ser passiva ou ativa. Se você já leu os nossos artigos sobre os dois temas, sabe como essa escolha faz sim muita diferença.

É claro que esses são apenas os pontos primordiais. Se em algum momento todas as informações formarem um nó em sua cabeça e decifrá-las se mostrar mais difícil do que aprender klingon, não hesite em procurar por um profissional.

A qualidade dos prospectos é excelente, mas os mesmos ainda se encontram longe de serem amplamente didáticos.

Não se acanhe em pedir ajuda, val investor! A importância do documento justifica a atenção especial.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados