Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Prop Trading

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:15/12/2020 às 16:29 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Prop Trading?

Ao ingressar na bolsa de valores muitos traders se associam a uma Prop Trading.

Também conhecida como mesa proprietária ou Proprietary Trading Firms, essa ferramenta permite que os investidores, mesmo que não tenham muito capital, possam se tornar especuladores da bolsa. Envolve a negociação de ações, títulos, commodities, moedas e de outros ativos financeiros.

Essa operação oferece vantagens tanto para as empresas como para os prop traders. Costuma contar com ajuda de ferramentas de inteligência artificial e se beneficia do dinamismo dos diferentes mercados.

Como funciona o Prop Trading?

O Prop Trading é um operação financeira que acontece por meio da chamada mesa proprietária. Essa ferramenta ajuda as empresas a trabalharem em conjunto com os investidores e assim lucrar com o mercado financeiro a partir do seu próprio capital.

Esse procedimento é realizado pelos prop traders, agentes que gerenciam o capital de uma instituição financeira ou banco comercial conforme as preferências de cada negociador de ativos. 

As prop tradings são muito utilizadas em países como os Estados Unidos e a Inglaterra, no entanto, é possível encontrar mesas de traders no Brasil, embora essa operação seja um tanto quanto recente no mercado nacional.

Vale destacar, no entanto, que os investidores brasileiros podem trabalhar remotamente em prop firms de qualquer lugar do mundo.

Quais as caraterísticas de um Prop Trading?

Em geral, as prop firms apresentam as seguintes características:

  • Geralmente, os traders recebem um salário para realizarem o seu trabalho, mesmo quando são inciantes. No entanto, a maior parte da remuneração é composta por uma porcentagem do lucro da prop, que varia de empresa para empresa;
  • Os operadores são escolhidos pela sua capacidade produtiva, após a análise de desempenho mensurado pelo cumprimento de metas. Além disso, a prop analisa o currículo e faz algumas entrevistas com o interessado;
  • Toda operação é remunerada, no entanto, esse valor varia de alguns centavos a quantias bastante expressivas.

Como escolher uma prop firm?

Para operar em uma prop firm, o interessado recebe um treinamento profissional de modo a aprimorar suas habilidades como trader. O ideal é escolher mesas proprietárias que ofereçam garantias como legitimidade e confiabilidade.

Isso significa, que essa escolha demanda tempo e pesquisa, uma vez que essa parceria deve garantir que as operações de trading sejam seguras, afinal, algumas modalidades especulativas podem oferecer riscos bastante consideráveis.

Quais as vantagens dessa operação?

Um mesa proprietário oferece muitos benefícios a uma instituição financeira ou banco comercial, como lucros trimestrais e anuais mais elevados. 

Quando uma corretora ou banco de investimento negocia em nome de clientes, ela obtém receitas na forma de comissões e taxas. Essa receita pode representar um percentual muito pequeno do valor total investido ou dos ganhos gerados, no entanto, o processo também permite que a instituição receba 100% dos ganhos auferidos com um investimento.

Já o segundo benefício deriva do fato da instituição poder manter um estoque de títulos. Isso permite que a empresa obtenha ganhos financeiros de duas maneiras — em primeiro lugar, esse inventário especulativo permite à instituição oferecer uma vantagem inesperada aos clientes. 

Em segundo lugar, essas ações ajudam essas instituições a se prepararem para mercados em baixa ou sem liquidez, quando é mais difícil comprar ou vender títulos na bolsa de valores. 

O benefício final está associado ao segundo benefício. A prop trading permite que uma instituição financeira se torne um formador de mercado influente, fornecendo liquidez a um título ou grupo de títulos específico.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados