Última modificação em 15 de dezembro de 2020

O que é Prop Trading?

Ao ingressar na bolsa de valores muitos traders se associam a uma Prop Trading.

Também conhecida como mesa proprietária ou Proprietary Trading Firms, essa ferramenta permite que os investidores, mesmo que não tenham muito capital, possam se tornar especuladores da bolsa. Envolve a negociação de ações, títulos, commodities, moedas e de outros ativos financeiros.

Essa operação oferece vantagens tanto para as empresas como para os prop traders. Costuma contar com ajuda de ferramentas de inteligência artificial e se beneficia do dinamismo dos diferentes mercados.

Como funciona o Prop Trading?

O Prop Trading é um operação financeira que acontece por meio da chamada mesa proprietária. Essa ferramenta ajuda as empresas a trabalharem em conjunto com os investidores e assim lucrar com o mercado financeiro a partir do seu próprio capital.

Esse procedimento é realizado pelos prop traders, agentes que gerenciam o capital de uma instituição financeira ou banco comercial conforme as preferências de cada negociador de ativos. 

As prop tradings são muito utilizadas em países como os Estados Unidos e a Inglaterra, no entanto, é possível encontrar mesas de traders no Brasil, embora essa operação seja um tanto quanto recente no mercado nacional.

Vale destacar, no entanto, que os investidores brasileiros podem trabalhar remotamente em prop firms de qualquer lugar do mundo.

Quais as caraterísticas de um Prop Trading?

Em geral, as prop firms apresentam as seguintes características:

Como escolher uma prop firm?

Para operar em uma prop firm, o interessado recebe um treinamento profissional de modo a aprimorar suas habilidades como trader. O ideal é escolher mesas proprietárias que ofereçam garantias como legitimidade e confiabilidade.

Isso significa, que essa escolha demanda tempo e pesquisa, uma vez que essa parceria deve garantir que as operações de trading sejam seguras, afinal, algumas modalidades especulativas podem oferecer riscos bastante consideráveis.

Quais as vantagens dessa operação?

Um mesa proprietário oferece muitos benefícios a uma instituição financeira ou banco comercial, como lucros trimestrais e anuais mais elevados. 

Quando uma corretora ou banco de investimento negocia em nome de clientes, ela obtém receitas na forma de comissões e taxas. Essa receita pode representar um percentual muito pequeno do valor total investido ou dos ganhos gerados, no entanto, o processo também permite que a instituição receba 100% dos ganhos auferidos com um investimento.

Já o segundo benefício deriva do fato da instituição poder manter um estoque de títulos. Isso permite que a empresa obtenha ganhos financeiros de duas maneiras — em primeiro lugar, esse inventário especulativo permite à instituição oferecer uma vantagem inesperada aos clientes. 

Em segundo lugar, essas ações ajudam essas instituições a se prepararem para mercados em baixa ou sem liquidez, quando é mais difícil comprar ou vender títulos na bolsa de valores. 

O benefício final está associado ao segundo benefício. A prop trading permite que uma instituição financeira se torne um formador de mercado influente, fornecendo liquidez a um título ou grupo de títulos específico.

Termo do dia

Locador

Entenda quem é o locador em um contrato e quais seus direitos e deveres