Open Nav Logo Mais Retorno

Private Equity

O que é o private equity?

O private equity é um tipo de investimento, realizado por fundos especializados, que foca em adquirir participação em companhias de capital fechado de modo a valorizá-las e possibilitar a sua abertura do capital.

Mais do que uma composição societária, esses investidores se tornam também gestores do negócio. O que significa que também se envolvem nas suas decisões estratégicas, acompanhando os planos táticos e operacionais e definindo os seus rumos administrativos, financeiros e comerciais.

O crescimento desse tipo de investimento tem despertado o interesse especial de empreendedores, já que o aporte de private equity costuma facilitar a expansão das companhias, além de aumentar a sua credibilidade no mercado e o seu poder de internacionalização.


Como funciona o private equity?

Encontrar lucratividade em companhias é uma atividade muito diversificada. Isso porque existem diversas configurações de empresa: de pequeno, médio e grande porte, de capital aberto ou fechado, em setores aquecidos ou em desaceleração…

Para escolher em qual deles apostar, os investidores costumam alinhar as suas próprias características (e objetivos) com as da organização.

No caso do private equity, a opção feita é de agregar a capacidade de gestão eficiente de um investidor-administrador com a necessidade de expansão de companhias já estruturadas, com processos bem definidos e alguma relevância no seu setor.

Em suma, o que os fundos de private equity fazem é refinar a estrutura, utilizando-se do seu know-how nesse tipo de empresa para auxiliá-la a romper a centralização comum das companhias de capital fechado.

Para obter o retorno do investimento, a visão aqui é a médio prazo. O que se espera é o momento no qual essa passará a ser negociada na Bolsa de Valores, para “colher os frutos” do trabalho lucrando com as ações sob a sua posse.

É nesse momento, da Oferta Pública Inicial (IPO), que a parceria investidor-investimento costuma ser encerrada por completo.

Qual é o perfil de empresa que os fundos de private equity buscam?

Já adiantamos algumas características das empresas que os fundos de private equity buscam: empresa de médio porte, com capacidade de crescimento e interesse na abertura de capital. Mas apenas isso não basta para ser alvo de um investimento desse tipo.

Primeiramente, cabe pontuar a extrema necessidade de se haver um bom relacionamento entre a gestora (fundo) e o empreendedor. Como te contamos já na primeira seção, o trabalho a ser desenvolvido aqui não contempla apenas a parte financeira das empresas.

Ambos, como sócios, deverão guiar o negócio, formular (ou reformular) o planejamento estratégico juntos e redesenhar os processos internos. Para isso, devem ter uma visão conjunta do futuro muito bem alinhada.

Sem isso, a gestora pode ter dificuldades para contribuir para a expansão, enquanto o empresário pode se sentir oprimido dentro da sua própria organização, tão “invadida” por forasteiros.

Além dessa necessidade de relacionamento, o private equity demanda ainda modelos de negócio com alto potencial de rentabilidade e faturamento já consolidado.

Qual é a diferença entre private equity e venture capital?

Se existem diversos formatos de empresas, também existem tipos diferentes de investimento, adequados às necessidades de cada uma delas.

Como já vimos, os fundos de private equity são focados em corporações de médio porte e usam o seu conhecimento em administração para levá-las a uma abertura de capital.

Já o venture capital, por sua vez, tem como objetivo as empresas ainda em fase inicial de operação, cujo potencial de rápido crescimento pede por um posicionamento diferenciado do gestor.

Nesse último caso, entram em especial as startups. Se observar com atenção, se perceberá que quem investe nelas não está em busca voraz de histórico de faturamento, mas sim de inovação e dominação futura do mercado.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão