O que foi a Primeira Revolução Industrial?

A Primeira Revolução Industrial foi um grande movimento de transformação dos processos produtivos, sem dúvida alguma, muito importante para o mercado econômico mundial. 

Você já imaginou como seria a vida sem as grandes fábricas que produzem praticamente tudo aquilo que nós utilizamos em nosso dia a dia, desde bens essenciais até objetos que nos proporcionam um ótimo lazer? 

Pois é, o tipo de vida que levamos hoje, é consequência da Primeira Revolução Industrial!

Descomplicando a Bolsa de Valores

Como a Primeira Revolução Industrial aconteceu?

A Primeira Revolução Industrial teve início na Inglaterra, ao final do século VXIII (18). 

Nesta época, o país já vinha passando por alguns processos que favoreceram bastante o acontecimento da Revolução, como a ascensão política da burguesia e o acúmulo de capital do país.

Pode-se dizer que o pontapé inicial foi dado através da invenção da máquina a vapor. Isso porque, antes das indústrias existirem, os produtos eram fabricados de maneira artesanal e familiar. 

Isso significa que, uma família de camponeses que possuía criação de ovelhas, por exemplo, era responsável por realizar todos os processos de fabricação de roupas, como tecelagem, tintura, entre outros.

Existiam ainda, locais específicos para este tipo de trabalho manual, a partir das mais variadas espécies de matérias primas – eram as chamadas “manufaturas”. 

Após a invenção da máquina a vapor, os processos produtivos se tornaram muito mais rápidos e práticos! 

Por um lado, isso era bom, mas por outro, acabou ocasionando a “expropriação da técnica” – ou seja, os burgueses donos das manufaturas já não precisavam de operários com grandes talentos, além da capacidade de operarem as novas máquinas.

Esse “descarte” de mão de obra, ocasionou uma série de movimentos e revoltas operárias, além das péssimas condições de trabalho a que se submetiam, como longas jornadas laborais e baixa remuneração.

Qual foi o impacto da Primeira Revolução Industrial?

A Primeira Revolução Industrial teve seu início na Inglaterra, mas rapidamente se expandiu para outros países.

Primeiro, se expandiu para a França, onde começou-se a utilizar o carvão como matéria prima para fabricação de bens e também de novas máquinas com diferentes utilidades.

Posteriormente, a expansão chegou ao restante da Europa, aos Estados Unidos e também ao Japão. Aqui, a febre do momento era o petróleo!

Por fim, como uma infinidade de máquinas já criadas, a expansão foi global, tendo em consideração um dos recursos mais utilizados até os tempos atuais: tecnologia.

Isso significa que, a partir da Primeira Revolução Industrial, muitas outras revoluções aconteceram posteriormente. 

Mas, olhando a partir dos dias atuais, você consegue ver a influência de cada uma delas sobre o mercado financeiro?

Qual o impacto da Primeira Revolução Industrial no mercado financeiro e na sua vida financeira?

As consequências da Primeira Revolução Industrial refletem até hoje no mercado econômico do mundo inteiro, já que as grandes fábricas nos proporcionam uma produção mais eficiente com custos reduzidos.

Isso significa que, a descoberta de novos recursos em conjunto com a automatização das fabricações, proporcionou um melhor aproveitamento, tanto de matéria prima quanto da mão de obra.

Basicamente, produtos que são mais baratos de serem produzidos, também serão vendidos por um preço mais acessível, o que acaba incentivando o consumo mundial, o crescimento urbano, entre outros fatores. 

Além disso, a partir dos novos métodos e mecanismos de trabalho, foi preciso que a indústria investisse em novas vagas de emprego. 

Sabe a “expropriação da técnica”, citada anteriormente? Pois bem, de fato foi uma consequência negativa da Primeira Revolução Industrial, no século 18. Entretanto, atualmente existem muito mais possibilidades de cargos do que antigamente!

Com isso, as pessoas buscam cada vez mais por qualificação profissional, investindo capital neste aspecto para que tenham maiores chances de adequação ao mercado.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Informe de Rendimentos

O que é o Informe de Rendimentos? O informe de rendimentos é um dos documentos necessários para fazer a Declaração do Imposto de Renda. Ele nada…