Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Primeira Revolução Industrial

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/07/2020 às 14:08 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que foi a Primeira Revolução Industrial?

A Primeira Revolução Industrial foi um grande movimento de transformação dos processos produtivos, sem dúvida alguma, muito importante para o mercado econômico mundial. 

Você já imaginou como seria a vida sem as grandes fábricas que produzem praticamente tudo aquilo que nós utilizamos em nosso dia a dia, desde bens essenciais até objetos que nos proporcionam um ótimo lazer? 

Pois é, o tipo de vida que levamos hoje, é consequência da Primeira Revolução Industrial!

Como a Primeira Revolução Industrial aconteceu?

A Primeira Revolução Industrial teve início na Inglaterra, ao final do século VXIII (18). 

Nesta época, o país já vinha passando por alguns processos que favoreceram bastante o acontecimento da Revolução, como a ascensão política da burguesia e o acúmulo de capital do país.

Pode-se dizer que o pontapé inicial foi dado através da invenção da máquina a vapor. Isso porque, antes das indústrias existirem, os produtos eram fabricados de maneira artesanal e familiar. 

Isso significa que, uma família de camponeses que possuía criação de ovelhas, por exemplo, era responsável por realizar todos os processos de fabricação de roupas, como tecelagem, tintura, entre outros.

Existiam ainda, locais específicos para este tipo de trabalho manual, a partir das mais variadas espécies de matérias primas – eram as chamadas “manufaturas”. 

Após a invenção da máquina a vapor, os processos produtivos se tornaram muito mais rápidos e práticos! 

Por um lado, isso era bom, mas por outro, acabou ocasionando a “expropriação da técnica” – ou seja, os burgueses donos das manufaturas já não precisavam de operários com grandes talentos, além da capacidade de operarem as novas máquinas.

Esse “descarte” de mão de obra, ocasionou uma série de movimentos e revoltas operárias, além das péssimas condições de trabalho a que se submetiam, como longas jornadas laborais e baixa remuneração.

Qual foi o impacto da Primeira Revolução Industrial?

A Primeira Revolução Industrial teve seu início na Inglaterra, mas rapidamente se expandiu para outros países.

Primeiro, se expandiu para a França, onde começou-se a utilizar o carvão como matéria prima para fabricação de bens e também de novas máquinas com diferentes utilidades.

Posteriormente, a expansão chegou ao restante da Europa, aos Estados Unidos e também ao Japão. Aqui, a febre do momento era o petróleo!

Por fim, como uma infinidade de máquinas já criadas, a expansão foi global, tendo em consideração um dos recursos mais utilizados até os tempos atuais: tecnologia.

Isso significa que, a partir da Primeira Revolução Industrial, muitas outras revoluções aconteceram posteriormente. 

Mas, olhando a partir dos dias atuais, você consegue ver a influência de cada uma delas sobre o mercado financeiro?

Qual o impacto da Primeira Revolução Industrial no mercado financeiro e na sua vida financeira?

As consequências da Primeira Revolução Industrial refletem até hoje no mercado econômico do mundo inteiro, já que as grandes fábricas nos proporcionam uma produção mais eficiente com custos reduzidos.

Isso significa que, a descoberta de novos recursos em conjunto com a automatização das fabricações, proporcionou um melhor aproveitamento, tanto de matéria prima quanto da mão de obra.

Basicamente, produtos que são mais baratos de serem produzidos, também serão vendidos por um preço mais acessível, o que acaba incentivando o consumo mundial, o crescimento urbano, entre outros fatores. 

Além disso, a partir dos novos métodos e mecanismos de trabalho, foi preciso que a indústria investisse em novas vagas de emprego. 

Sabe a “expropriação da técnica”, citada anteriormente? Pois bem, de fato foi uma consequência negativa da Primeira Revolução Industrial, no século 18. Entretanto, atualmente existem muito mais possibilidades de cargos do que antigamente!

Com isso, as pessoas buscam cada vez mais por qualificação profissional, investindo capital neste aspecto para que tenham maiores chances de adequação ao mercado.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados