Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

PPA – Plano Plurianual

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/08/2020 às 18:26 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é PPA - Plano Plurianual?

O PPA (Plano Plurianual) representa um dos projetos que constituem o planejamento orçamentário do nosso país.

O orçamento público é, de maneira bem simplificada, uma estimativa de receitas e previsão de despesas que o governo terá num determinado período de tempo – em geral, 1 ano.

No Brasil, o modelo orçamentário de planejamento e gestão está previsto na Constituição Federal, mais especificamente no artigo 165. Esse diz que cabe ao poder executivo enviar os projetos de PPA, LDO (Lei de Diretrizes Orçamentarias) e LOA (Lei Orçamentária Anual) para aprovação do poder legislativo.

O plano plurianual estabelece programas de duração continuada e despesas de capital da administração pública. Ou seja, ele é um programa de médio prazo, que estabelece de forma regionalizada as metas e diretrizes da administração pública.

A LDO é elaborada em harmonia com a PPA e auxilia na elaboração da LOA, por isso é chamada de instrumento de curto prazo da administração federal. Seu objetivo é viabilizar de forma prática as diretrizes estabelecidas no plano.

Como o PPA é muito amplo e abrangente, cabe a LDO estabelecer as prioridades e verificar o que, de fato, poderá ser realizado, estabelecendo essas metas de curto prazo para a administração pública.

Por fim, a LOA também é elaborada em harmonia com a PPA e a LDO. Ela estima receitas para um determinado exercício e fixa as despesas que serão realizadas pelo governo.

A LOA é responsável por cuidar de três sub-orçamentos: seguridade social, investimentos e fiscal. Em outras palavras, ela tenta concretizar o que foi previamente estabelecido tanto no plano plurianual, quanto na LDO.

Como o PPA – Plano Plurianual funciona?

Conforme falamos anteriormente, o PPA representa o planejamento de programas e projetos permanentes que o serviço público oferta a população.

O PPA acontece a cada 4 anos, com início e término ao final do primeiro ano de cada mandato executivo.

Qualquer ação governamental só poderá ser realizada durante a execução orçamentária se o programa estiver contemplado no PPA. Ou seja, nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano ou sem que seja autorizado por alguma lei específica.

O plano plurianual lida com grandes prioridades nacionais, e regionais, e possui metas para cada área de atuação do país - como saúde, educação, saneamento, transporte, energia, entre outras.

Basicamente, o PPA é a grande lei de planejamento do país. É ele que faz o vínculo entre o plano estratégico do governo e os orçamentos utilizados a cada ano, podendo ainda colaborar com serviços de baixa complexidade.

Por exemplo, no caso do setor agrícola, o plano plurianual poderá PPA prever a iniciativa de obras para armazéns de estoque, como também ações de financiamento e garantia da compra da produção, elaboração de cestas básicas e sua distribuição à população carente.

Vale esclarecer que nem todos os investimentos públicos estão sob controle do PPA do governo federal. Há ações que ficam a encargo dos estados e municípios. Cada uma das três esferas tem suas próprias leis orçamentárias, incluindo seus próprios planos plurianuais.

Isso porque, cada esfera de governo possui responsabilidades distintas.

Os municípios, por exemplo, ficam responsáveis pelo calçamento de ruas, qualidade do transporte urbano, coleta de lixo, entre outros atributos.

Já os estados combatem crimes de ordem comum, reprimidos pela polícia militar e investigados pela polícia civil. Também formulam políticas em áreas de competência comum com os governos federais e municipais, como educação, saúde e desenvolvimento urbano.

O PPA sempre é executado com dinheiro recolhido por meio de impostos e contribuições de taxas municipais ou estaduais, de recursos transferidos pelo governo federal e de outras receitas como empréstimos de instituições públicas e privadas.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados