Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Poupança Externa

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/07/2020 às 20:59 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Poupança Externa?

Poupança Externa é uma reserva de recursos financeiros formada por meio do recebimento de investimentos de outros países. Em geral, são países desenvolvidos que aplicam capital nos países em desenvolvimento.

De acordo com a teoria do desenvolvimento econômico, das décadas de 1940 e 1950, fomentar a poupança externa era um caminho para promover o desenvolvimento de países como o Brasil.

Entendendo a Poupança Externa

Para que um país possa crescer, ele precisa gastar, o que não é possível se estiver em uma situação de escassez de recursos financeiros. Por isso, obter esses recursos é uma forte prioridade. Uma das formas de obtê-los seria captando investimento de outros países, o que leva à formação da chamada poupança externa. 

A poupança externa pode ser formada de dois modos.

No primeiro, forma-se uma parceria com outro país, que vai financiar os projetos públicos com direito a receber uma parte do retorno financeiro gerado por eles.

No segundo, forma-se uma relação de credor e devedor, pois o outro país empresta dinheiro a juros para que seja usado na realização dos projetos.

Vamos entender melhor com um exemplo.

Suponha que o Brasil precisa construir uma grande hidrelétrica, mas não tem os recursos necessários para a obra. Então, opta por recorrer à poupança externa, buscando apoio dos EUA.

Um dos caminhos possíveis é a parceria. Nesse caso, os EUA aplicam capital diretamente na construção da hidrelétrica. Em troca, eles recebem uma parte do retorno financeiro que essa obra gerar.

O outro caminho é o empréstimo. Nesse caso, os EUA apenas cedem capital ao Brasil para que use na obra, e recebem de volta o valor acrescido de juros, no prazo acordado.

A vantagem de estabelecer a parceria é que o risco do investimento é repartido entre os dois países.

Vamos retomar o exemplo anterior. Supondo que aconteça um problema e a obra da hidrelétrica fique embargada, os EUA também suportarão as perdas, já que seu "pagamento" é o retorno financeiro gerado pela obra (que, nesse caso, seria inexistente).

Enquanto isso, no modelo do empréstimo, somente o Brasil suportará perdas. Mesmo que a obra tenha problemas e a hidrelétrica nunca chegue a entrar em operação, o país ainda tem um empréstimo a pagar.

Problemas da Poupança Externa

Apesar de a poupança externa parecer uma solução vantajosa para obter os recursos financeiros necessários para o crescimento do país, na realidade, esse é um caminho que pode trazer graves problemas.

Antes de mais nada, para o país que está cedendo o dinheiro, não se trata de uma operação de caridade. Ele espera recebê-lo de volta no futuro, com um bom retorno financeiro. Portanto, para o país que está recebendo o dinheiro, surge uma obrigação.

Mesmo no modelo de parceria, embora não seja necessário pagar de forma direta o país que está financiando a obra, a obrigação existe. Haverá cobranças em relação à maneira como os recursos cedidos estão sendo empregados e ao avanço do projeto.

Dessa maneira, o governo deve agir com responsabilidade quando optar pelo poupança externa como alternativa para obter recursos.

Além disso, ao apostar muito no capital proveniente de outros países como a salvação da economia do país, pode haver uma negligência em relação à poupança interna, que acaba sendo substituída pela poupança externa.

Assim, o país pode tornar-se dependente dos investimentos e empréstimos de outros países. Então, em vez de promover o desenvolvimento, a poupança externa acaba reforçando a posição de subordinação de um país em relação a outros.

Portanto, é importante que, além de buscar a poupança externa para viabilizar investimentos imediatos para o desenvolvimento do país, o governo também tome medidas para fortalecer a poupança interna.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados