Open Nav

Poder Aquisitivo

O que é Poder Aquisitivo? 

Poder aquisitivo é o nome dado à capacidade que cada pessoa possui, em menor ou maior grau, de adquirir os bens ou serviços dos quais precisa e/ou deseja.

Desde os tempos mais antigos até os dias atuais, o comércio sempre adotou um estilo de compra e venda baseando-se em “moedas de troca”. 

Antes, o agricultor de batatas trocava sua mercadoria com o agricultor de tomates, e assim sucessivamente até que todos obtivesse aquilo que necessitavam. 

Com o passar do tempo e mesmo após a criação da moeda, essa política ainda se mantém empregada: uma pessoa troca seu tempo ou trabalho por dinheiro, e utiliza esse dinheiro para adquirir bens e serviços. 

Financeiramente falando, essa capacidade de aquisição é chamada de poder aquisitivo. 

É importante compreender que o poder aquisitivo não é determinado pelos investimentos que a pessoa faz com seu dinheiro, mas sim pelas trocas que pode realizar através da aquisição do capital.

Por exemplo, quando trabalhamos: mesmo que não compremos um bem ou serviço, ainda assim possuímos o dinheiro e este será o nosso poder aquisitivo.


Quais características influenciam no Poder Aquisitivo?

Existem alguns fatores específicos que podem alterar o poder aquisitivo de um indivíduo, e um deles é causando quando órgãos reguladores da economia adotam certas medidas monetárias vez ou outra, como recolhimento compulsório ou alteração da taxa básica de juros.

Além disso, o conceito de poder aquisitivo não só está atrelado com a quantidade, como também se trata do valor que a moeda adquirida possui. 

Isso porque algumas moedas valem mais do que as outras, pois variam de acordo com fatores macroeconômicos de cada país, como custo de vida, salário mínimo, entre outros. 

Outro fator bem influente sobre o poder aquisitivo, sem dúvidas, é a inflação. Quando há um aumento da mesma, os produtos tem ser valor alterado e isso afeta diretamente na renda da população.

Em contrapartida, quando a inflação se mantém baixa, o poder aquisitivo do povo passa a ser maior, já que os produtos estarão com preços acessíveis e coerentes com a realidade.

Qual o principal método para cálculo do Poder Aquisitivo?

O cálculo do poder aquisitivo é realizado através da ferramenta PPA (Paridade do Poder Aquisitivo) – também conhecida por PPC (Paridade do Poder de Compra).

O papel da PPA é mensurar o valor de cada moeda em seu determinado país, visto que existe essa variação e, muitas vezes, ela é fator determinante na economia global.

Basicamente, esse método apresenta a relação entre o custo de vida local com o poder aquisitivo da população ali residente. Em outras palavras, mensura se o salário recebido é suficiente para que o indivíduo adquira bens e serviços, entre outros. 

Isso porque os preços não flutuam num nível uniforme. O valor de um alimento diferencia totalmente de uma habitação, que por sua vez se diferencia de determinado entretenimento, e por aí vai.  

Além disso, a PPA também é importante para a comparação dos Produtos Internos Brutos (PIB) de diferentes países, uma vez que apenas o valor de determinada moeda não descreve esse tipo de dado.

O cálculo pode apresentar grande diferença entre PPA e taxa de câmbio. Por exemplo, o PIB per capita de um determinado país pode girar em cerca de 1000 dólares, enquanto que na PPA pode girar em 5000 dólares. 
 
Sendo assim, compreendemos porque mensurar o padrão de vida de determinado país apenas com a taxa de câmbio é uma ação completamente errônea. 
 
Em 2018, o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou que, até então, o país com maior poder aquisitivo era a China, enquanto que o de menor poder era Tuvalu. 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados