Última modificação em 13 de julho de 2020

O que é PMI

PMI, sigla para Purchasing Managers Index (Índice de Gestores de Compras) é um indicador de atividade econômica que orienta a tomada de decisão dos empresários. Ele recebe esse nome porque os executivos de compras têm um papel central no cálculo do índice.

Ele é calculado pela Markit (atualmente, IHS Markit) em mais de 40 países, e também de forma privada por outras empresas, como o HSBC e a ISM. 

Como Investir nos Melhores Fundos

Entendendo o PMI

O PMI é calculado individualmente para os setores industrial, de serviços e de construção; e de forma composta, combinando todos eles. A Markit utiliza dados coletados em centenas de empresas, e baseia-se nas expectativas dos empresários de compras seniores para compor o índice.

O cálculo segue um método consolidado, aplicado da mesma forma em todos os países. Por isso, o índice é considerado útil para comparações entre as economias de diferentes países.

O PMI varia de 0 a 100. Quando ele atinge mais de 50 pontos, indica que há uma aceleração da atividade econômica. Ao contrário, quando fica abaixo de 50 pontos, sugere desaceleração. 

Alguns dos principais itens sobre os quais os empresários entrevistados devem opinar são PIB, inflação, exportações, utilização da capacidade disponível, empregabilidade e estoques. 

O índice é divulgado mensalmente e não passa por revisões. Ele fica disponível apenas para assinantes. Pode ser utilizado para embasar a tomada de decisões para até seis meses.

Metodologia do PMI

Segundo a metodologia do PMI, um conjunto de dados sobre a economia de um certo país é compilado a partir de questionários realizados com executivos de compras seniores (ou que ocupem cargos similares) de cerca de 400 empresas. 

Os executivos entrevistados são recrutados cuidadosamente, a fim de representar adequadamente o setor ou a economia como um todo. Os questionários devem ser preenchidos na segunda metade do mês. Para cada item avaliado, o executivo deve indicar se houve aumento, diminuição ou estabilidade em relação ao período anterior.

Então, a partir desses dados, é calculado o índice. Para cada item, ele representa a soma das porcentagens de respostas que apontam aumento ou estabilidade.

Então, se 35% dos executivos afirmam que o estoque de produto acabado aumentou e outros 20% afirmam que ele se manteve estável, o índice para estoque de produto acabado será de 55 em uma escala de 0 a 100.

No entanto, a Markit também aplica um método próprio para ajustar os resultados de acordo com a sazonalidade, a fim de obter números mais realistas.

Além dos índices individuais de cada item avaliado, também existe o PMI principal, que indica o comportamento do setor ou da economia de forma geral. Para cada caso, ele é calculado utilizando uma média ponderada de alguns dos itens. 

Utilização do PMI

Como já foi apontado, o PMI é utilizado para tomar decisões de negócios. Porém, essa não é sua única utilidade. Ele também é empregado por Assets, desks de renda fixa e variável, e até por bancos centrais.

É importante lembrar que a visão dos próprios executivos sobre a economia é a visão de um insider, de alguém que está muito próximo e consegue perceber movimentos que os investidores não observam. É nisso que reside o grande valor do PMI.

Por exemplo, se os executivos da indústria notam que fatores como novos pedidos e preços de venda estão aumentando, esse é um sinal positivo para quem pensa em investir em ativos da indústria. Por outro lado, se eles notam diminuição, é um motivo para ficar alerta.

Para completar, os executivos têm acesso à informação antes do restante do mercado, pois estão na própria fonte. Então, quem utiliza o PMI pode tomar decisões antes que o restante dos investidores seja alertado sobre os sinais de mudança.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Keynes

Quem foi John Maynard Keynes John Maynard Keynes foi apontado pela revista norte-americana Time como uma das personalidades mais importantes do século passado. Economista fundador da…

Veja outros termos