O que é um Plano de Negócios?

Plano de Negócios é o nome dado a um tipo de estudo específico realizado pelos empreendedores no momento de criação de um negócio, cujo objetivo é justamente definir se aquela ideia inicial é realmente viável (e deve-se investir recursos nela) ou não (largando de mão antes de ter um baita prejuízo).

Em geral, as informações coletadas para a composição de um Plano de Negócios são compiladas em um único documento, que conta com as seguintes seções: Análise de Mercado, Plano de Marketing, Plano Operacional, Plano Financeiro, Análise dos Riscos e Estratégia.

Ainda que parece muito, não devemos começar um negócio sem antes de compor o nosso Plano de Negócios. Isso porque não estaríamos preparados o suficiente, resultando em estratégias falhas, riscos desnecessários e prejuízos. Contudo, fica o alerta! O documento não deve ser engessado demais, pois é normal que nem sempre tudo saia como planejado e o plano precisa ser adaptável.

Afinal de contas, já dizia o ditado: "na prática, a teoria é outra".

Como Investir nos Melhores Fundos

Quer saber mais sobre a criação de um Plano de Negócios?

Essa pode ser a primeira vez que você lê um artigo a respeito de um Plano de Negócios, mas saiba que a sua familiaridade com o tema pode ser bem maior do que você imagina, temos certeza disso.

Isso porque existe outra denominação bastante popular para o Plano de Negócios é o seu nome original em Inglês, Business Plan.

Aqui mesmo no Mais Retorno, nós temos um artigo completão acerca do assunto. Nele, você aprende de uma vez por todas como cada seção desse documento é composto, assim como quais elementos são estudados e inseridos nas seções. É uma verdadeira mão na roda!

Acreditamos mesmo que lá você encontrará os detalhes que deseja sobre os Planos de Negócio.

Afinal de contas, chamando de Plano de Negócios ou de Business Plan estamos tratando do mesmo assunto: pode ficar tranquilo!

Para conferir o artigo completo basta clicar aqui.

Termo do dia

Disclaimer

O que é o disclaimer? Disclaimer, ressalva, aviso legal ou termo de responsabilidade são quatro termos comumente usados sob o ponto de vista jurídica para designar…