Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Plano Bresser

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:05/03/2020 às 22:39 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que foi o Plano Bresser?

O Plano Bresser foi uma iniciativa criada em 1987 para tentar frear o aumento expressivo da inflação na economia brasileira. Era a terceira tentativa seguida para tentar ajustar os preços no país.

O Plano Bresser foi implantado durante o governo do presidente José Sarney (1985 - 1990), no qual havia sido criado anteriormente os Planos Cruzado I e Cruzado II, que deram origem a uma nova medida monetária, o Cruzado (Cz$).

Entre tentativas de congelamento de preços, ajustes de salários e declaração de moratória da dívida externa, a inflação voltou a subir, chegando a 337% em 1987, já no Plano Cruzado II.

O novo plano de estabilização econômica recebeu este nome por conta do ministro da fazenda da época e responsável por sua elaboração, Luiz Carlos Bresser-Pereira.

Bresser substituiu o então ministro Dílson Funaro, que tocava uma economia marcada pelo crescimento do desemprego, inflação elevada e crise cambial no país.

Como funciona o Plano Bresser?

O Plano Bresser passou a vigorar a partir de 12 de junho de 1987. Nele, a equipe econômica do governo implementou algumas medidas, como:

  • Ajuste de preços em três etapas: o congelamento progressivo de preços, salários e aluguéis durante um período de 90 dias; a flexibilização destes valores; e o descongelamento total dos preços;
  • Reajuste de tarifas públicas: eletricidade (45%), telefone (34%), aço (32%) e combustíveis (13%);
  • Novo índice para reajuste de salários e preços: a chamada Unidade de Referência de Preços (URP), que seguia a média da inflação observada nos três meses anteriores;
  • Manutenção da taxa básica de juros (taxa Selic) elevada, como forma de conter o consumo e controlar a inflação;
  • Desvalorização do câmbio em 10% como manobra para estimular as exportações e elevar as reservas internacionais no país, além de uma desvalorização diária de 0,4%;
  • Os valores em caderneta de poupança foram corrigidos pelos bancos em 18,02% em junho de 1987.

Resultados do Plano Bresser

A inflação de fato começou a cair logo após a implementação do Plano Bresser. Ela passou de 26% no mês de lançamento, em junho de 1987, para apenas 3,1% em julho. Neste mesmo período, o governo lançou o Plano de Controle Macroeconômico para criar a poupança pública e retomar o crescimento sem precisar pressionar a inflação.

No entanto, assim que os ajustes de preços foram liberados, a inflação voltou a subir gradativamente nos meses subsequentes. Em dezembro do mesmo ano, chegou a 14%.

As regras sobre o congelamento de preços não foram seguidas à risca como nos planos anteriores. Isso fez com que a população temesse novos ajustes e estocasse itens como prevenção. Isso levou a uma nova remarcação de preços, impactando no aumento da inflação.

Com os resultados abaixo do esperado, o ministro Bresser pediu demissão do cargo de ministro da fazenda ainda em dezembro de 1987.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados