Última modificação em 28 de outubro de 2020

O que é place branding?

O place branding é um conceito relativamente novo que tem como maior objetivo valorizar as particularidades relacionadas à identidade original de uma determinada localidade. Essa concepção se refere a fatores representativos que evidenciam tudo aquilo que se tem como registro cultural, patrimonial e imagético daquele espaço — seja ele um bairro, uma cidade, um país ou até mesmo um edifício.

Assim como o branding comum, o place branding tem a intenção de criar uma marca, ou seja, um conceito em que a identidade de um produto — nesse caso, um espaço — é trabalhada para causar desejo nas pessoas. É uma maneira de atrair turistas, melhorar a imagem de um bairro, criar mercados de nicho e, principalmente, atrair investimentos e investidores para a região.

Quais são os princípios do place branding?

O primeiro princípio de um bom place branding é envolver todas as partes interessadas no assunto. Isso porque, como todas as outras estratégias de marketing, nessa vertente é importante manter todos os envolvidos no projeto — sejam eles moradores, associações, empresas e até mesmo órgãos públicos quando for necessário.

Investir na comunicação também é um dos princípios indispensáveis para que a estratégia seja bem-sucedida, uma vez que ela é a alma do negócio. Para isso, é preciso investir em um bom diálogo e na ampliação da comunicação a partir da divulgação “boca a boca”. Essa etapa pode ser realizada tanto da forma mais tradicional quanto por meio de redes sociais para que o alcance seja cada vez maior.

Outros princípios bastante importantes são a definição de um propósito e o foco. Isso porque de nada adiantará criar uma estratégia de place branding sem ao menos definir quais os resultados serão esperados com ela. Já em relação ao foco, é imprescindível mantê-lo, já que é esse cuidado que fará com que o público tenha maiores chances de se identificar — e de se engajar — com a campanha.

Quais são as vantagens do place branding?

Como o place branding pode ser utilizado como um elemento de valorização de um local, uma das suas maiores vantagens é auxiliar a atrair novos investimentos e negócios relacionados às marcas que já estão no perímetro em que a estratégia atua. Dessa forma, é possível que haja crescimento tanto social quanto econômico na região.

Se o place branding em um local é mais voltado para a cultura, a vantagem é o incentivo ao turismo e o reconhecimento histórico do entorno. Para isso, é preciso enaltecer os centros culturais, monumentos e museus que representem o patrimônio — material ou não.

Quando a estratégia é reforçar a valorização econômica de um local específico, uma das maiores vantagens é a divulgação e o foco nas sedes de empresas importantes e o fortalecimento dessas marcas para que a população consiga contemplar a importância dos negócios na formação da identidade da região em questão.

Como implementar uma metodologia de place branding?

O primeiro passo para a implementação de uma metodologia de place branding é entender, a fundo, quais são as necessidades e qual é a identidade da população do local. É preciso entender como elas se comportam, as vantagens sobre viver lá, o que elas necessitam e, obviamente, como a vida pode melhorar na região.

Depois de ter um propósito claro, como mencionado anteriormente, é necessário ampliar a comunicação e gerar atenção e interesse em torno do lugar (que se tornará uma marca). É preciso fazer com que as pessoas se identifiquem — e se interessem — pelos projetos e queiram se engajar e comentar sobre eles com todos os seus conhecidos.

Por fim, é indicado pensar em metas de curto, médio e longo prazo. Isso porque um lugar-marca se fortalece com o tempo até chegar ao patamar de criar laços afetivos com as pessoas que moram na região ou utilizam os serviços dispostos por lá. A valorização de uma identidade e o orgulho de fazer parte de um lugar — e de um todo — não são construções que acontecem de um dia para o outro.

Termo do dia

Viés de impacto

O que é o viés de impacto? O viés de impacto é um tipo de erro no processamento das informações pelo cérebro humano, que permite que…

Veja outros termos