O que é peso morto?

Na economia, peso morto é um termo utilizado para referenciar uma condição de ineficiência de mercado. Isto é, trata-se de um intervalo de preços em que não há interesse do consumidor mesmo que exista o que se chama de benefício marginal.

Em outras palavras, de um modo mais objetivo, isso quer dizer que mesmo que o preço esteja atrativo, ainda assim as pessoas não se interessam por adquiri-lo. Isso pode acontecer basicamente em função da tributação, como veremos ao longo do artigo. Antes, precisamos explicar melhor os conceitos de oferta e demanda dentro de um mercado.


Oferta x demanda: como funciona?

Um mercado, seja ele qual for, é composto por dois agentes centrais: os compradores e os vendedores. Na prática, lógico, há outras partes interessadas (como fornecedores ou o governo, por exemplo). No entanto, esses dois papéis são fundamentais na curva de preço.

Dentro da economia, esses dois papéis recebem um nome mais específico: oferta e demanda. A oferta diz respeito à disponibilidade de um determinado produto ou serviço no mercado. A demanda, por outro lado, refere-se ao volume de compradores interessados. E essa relação identificará o comportamento dos preços.

Vamos a um exemplo para que fique mais fácil de entender. Suponha, por exemplo, que você seja dono de um supermercado e queira analisar a relação entre oferta e demanda sobre as suas bananas.

Se há muitos interessados na compra, isso representa alta demanda. Logo, se a sua oferta de bananas é menor do que a quantidade demandada, elas podem ter um aumento de preço. Por outro lado, se a demanda cai, isso representa que elas estão caras. Há menos pessoas interessadas em levar bananas para casa com o valor praticado.

Como o peso morto se relaciona com oferta e demanda?

Nesta altura do texto, talvez você esteja se perguntando qual a relação da oferta e da demanda com o peso morto da economia, certo? Não se preocupe: estamos quase lá!

Em qualquer mercado, essa relação entre oferta e demanda pode ser analisada por meio de um gráfico. Neste caso, as linhas costumam ser contrárias: conforme o preço aumenta, sobe a oferta e cai a demanda. Da mesma forma, uma queda de preço gera um aumento de interesse dos compradores e redução da oferta.

Em algum momento, pelo seu comportamento diferente, essas curvas irão se cruzar. Isso é o que se chama de equilíbrio de mercado: um preço onde a oferta e a demanda são as mesmas. Podemos dizer que se trata de um mercado completamente eficiente.

O peso morto, por sua vez, representa justamente um desnivelamento quando os preços se afastam deste ponto de equilíbrio. Assim, perde-se o equilíbrio entre oferta e demanda, conforme sinalizamos anteriormente.

O que gera o peso morto em um mercado?

Um dos principais fatores que leva ao peso morto de um mercado está na aplicação de impostos por parte do governo. O que acontece é que, naturalmente, a tributação faz com que a margem de lucro do produtor de um produto (ou serviço) seja reduzida.

Como não poderia deixar de ser, o produtor (responsável pela oferta) não vai querer assumir essa perda. Ela será embutida no preço e repassada ao cliente. Assim, gera um desequilíbrio.

Ou seja, o que causa o peso morto é justamente o processo de tributação. Isso ocorre na medida em que, para um consumidor, o preço máximo a ser pago por um produto fica abaixo do seu preço de mercado (pois inclui o valor do imposto).

Da mesma forma, o produtor acaba sendo obrigado a vender por um preço acima do preço justo. 

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Direitos de Subscrição

Os Direitos de Subscrição são um benefício concedido aos acionistas de empresas e cotistas de fundos imobiliários. Entenda como eles funcionam.

Veja outros termos