Última modificação em 20 de outubro de 2020

O que é Personal Branding?

Personal Branding é um termo em Inglês que se relaciona à gestão de marca pessoal.

Se você não sabia disso, nós estamos aqui pra te contar: você é uma marca ambulante - no melhor dos sentidos, claro! 

Pois é, a marca pessoal representa um conjunto de elementos que caracterizam um indivíduo, tanto no âmbito profissional, quanto em qualquer outro aspecto permeado por relações interpessoais, que criam uma "marca".

Portanto, mesmo que você não tenha noção disso, a maneira como se porta, seus valores, crenças, estilo, entre muitas outras coisas, criam uma imagem de si mesmo para as outras pessoas.

Basicamente, a sua marca pessoal representa a maneira como é visto por terceiros.

Como o Personal Branding funciona?

Conforme falamos, o conjunto de elementos que caracterizam e representam um indivíduo pode ser diverso. Porém, nós listamos 3 fatores principais para que você possa ter um conhecimento básico e entender um pouco mais do assunto.

Aqui, vamos abordar os elementos de design, presença física e valores.

Quando falamos sobre designe, estamos nos referindo a toda representação de identidade visual. Ou seja, símbolos, logotipos, plataformas digitais personalizadas - sites, vestimenta, corte de cabelo, acessórios que compõe determinado estilo, entre outros.

Quando falamos em presença física, estamos nos referindo à postura do indivíduo. Portanto, a forma como se porta, a modo de falar, vícios linguísticos, manias comportamentais, e assim por diante.

Esses dois elementos em conjunto foram o "cartão visita" de uma pessoa. Sabe aquela primeira impressão? Pois é! Muitas pessoas podem escolher se aproximar de você - ou não - apenas por esses elementos descritos.

Ou seja, dependendo da impressão que você quer causar, deve se preocupar em alterar esses elementos externos de modo a desenvolver uma marca mais alinhada com o que você é e deseja transmitir.

O terceiro elemento está associado com os valores - que também podem estar explícitos nas características visuais, mas normalmente se expressam mais na forma de conteúdo propriamente dito.

Os valores de uma pessoa são o que diferenciam uma marca pessoal de uma marca empresarial, por exemplo. Isso porque um indivíduo é capaz de ter valores intrínsecos aplicados em seu trabalho, coisa que já não existe em simples produto industrial.

Além disso, um produto pode se adaptar e ser vendido de diversas maneiras. Já a imagem de uma pessoa, de acordo com o conteúdo que ela expressa diariamente, dificilmente será modificada com facilidade mesmo após um longo período de tempo.

Qual é a relação do Personal Branding com as suas finanças?

Trabalhar o personal branding auxilia profissionais a se destacarem no seu mercado de atuação, uma vez que conseguem associar, de maneira mais facilitada, atributos desejados pelos clientes, empregadores e afins, à sua própria personalidade.

O personal branding é especialmente importante para autônomos. Cabelereiros, por exemplo, podem criar uma marca associada à excelência, se posicionando como autoridade em um determinado tipo de procedimento, por exemplo, na memória dos seus consumidores. Consequentemente, eles serão mais procurados e faturarão mais do que cabelereiros sem uma marca pessoal forte, que se tornam "só mais um na multidão".

Termo do dia

Risco Sistemático

O que é Risco Sistemático Risco Sistemático, ou risco de mercado, é o risco ao qual não apenas um ou outro ativo, mas todo o sistema…