Open Nav

Perfil moderado

O que é o perfil moderado?

Perfil moderado é o nome dado a um tipo específico de investidor, categorizado conforme a sua tolerância ao risco e de quanto da rentabilidade ele está disposto a ceder em troca de maior segurança em seus investimentos. Nesse caso, o investidor tem uma tolerância ao risco maior do que a do perfil conservador, de modo que mesmo investindo em alguns dos títulos mais seguros do mercado, ainda aceita correr um pouco mais de risco ao investir em ativos que ofereçam um pouco mais de rentabilidade.

A palavra aqui é essa mesma: "um pouco". Sabe aquele seu amigo bobalhão do jardim de infância que adorava pisar na grama para se sentir rebelde, vivendo perigosamente? O investidor do perfil moderado adora pisar na grama, se é que dá para dizer assim, mas não tem nada de bobalhão. Na verdade, quando cria uma estratégia assertiva e bem fundamentada, ele é mesmo capaz de obter um retorno um tanto maior em seus investimentos sem se arriscar tanto.

Quando falamos do pisar na grama, desse frio na barriga moleque de se sentir rebelde arriscando pouco, estamos precisamente comparando o perfil moderado com o perfil conservador. Alguns ativos da carteira do moderado deixariam o conservador com um frio na barriga, mas não do tipo bom. Está mais para o tipo "eu não deveria ter feito isso. Agora vou ser punido e perder uma parte, se não tudo, do que investi". Para o moderado, o frio na barriga é aceitável porque ele aprendeu a suportá-lo melhor.

Antes de qualquer outra coisa, precisamos frisar que não consideramos um melhor do que o outro. Você não é um investidor pior, sequer ruim, por ter um perfil conservador.

O que estamos tratando aqui é de tolerância ao risco e não é ela que irá dizer, puramente, a sua qualidade como investidor. Na verdade, o único que pode atestar isso é você, a partir da reflexão de estar ou não alcançando os seus objetivos com esses investimentos, sejam eles para lá de arriscados ou muito "previsíveis". Goal-based investing em mente, lembra?

O perfil moderado tende a buscar segurança mesmo quando arrisca um pouco mais. Um bom exemplo disso são os fundos de índice, que seguindo os índices reproduzem o seu desempenho, ficando na média do mercado. Esse é um dos tipos preferidos de "risco" dos investidores de perfil moderado. Aquela coisa de "pisar na grama" que citamos ali em cima, lembra?

Além dos fundos de índice, mais comumente chamados de ETFs (Exchange Traded Funds), outros dos investimentos mais recomendados para este perfil são:

  • CDB;
  • LCI;
  • LCA;
  • Debêntures;
  • CRI;
  • CRA;
  • Títulos Públicos;
  • Fundos Multimercado de baixa e média volatilidade;
  • Fundos Imobiliários;
  • COEs.

Não sei qual é o meu perfil como investidor… E agora?

O perfil moderado não é o único que existe. Na verdade, além dele existem ainda: o perfil conservador (do qual já falamos muuuuito no tópico acima), o perfil arrojado e o perfil agressivo.

O perfil conservador se encontra logo "abaixo" do perfil moderado, na escala de sensibilidade ao risco. Isto é, ele suporta bem menos risco: embora também tenha o objetivo de acumular patrimônio, não perder nada é uma demanda muito maior.

Contudo, mesmo considerando o perfil moderado mais "chegado" aos riscos, isso ainda é bem pouco  quando o comparamos ao arrojado e ao agressivo.

O perfil arrojado, para se ter uma ideia, tem uma sensibilidade ao risco menor, de modo que a sua tolerância é considerada médio-alta. Aqui, ele perde apenas para o perfil agressivo mesmo, que aceita perdas a curto prazo desde que possa obter lucros maiores no futuro. Ações, por exemplo, é com ele mesmo!

"Mas como eu faço para descobrir qual é o meu perfil como investidor?", você deve estar se perguntando. E a resposta é mais simples do que você pensa, acredite.

Aqui no Mais Retorno, nós já preparamos um teste rápido e completo especialmente para você. Nele, você seleciona algumas respostas a perguntas direcionadas e em poucos instantes já descobre qual é exatamente o seu perfil, para poder escolher os melhores investimentos para você daqui para frente. Incrível, né? Para realizar o teste, é bem simples: basta clicar aqui.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados