Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Passivo

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/01/2019 às 19:20 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Passivo?

O Passivo é o segundo grupo do Balanço Patrimonial e é tão importante quanto o primeiro (Ativo).

No Passivo ficam as contas referentes às obrigações e deveres da empresa. Então você encontra no Passivo, contas semelhantes a essas;

  • Fornecedores a pagar
  • Empréstimos e financiamentos a pagar
  • Impostos a pagar
  • Salários a pagar
  • Provisão de 13º

Além de diversas outras contas.

No Passivo você vai encontrar boa parte das contas referentes a pagamentos e provisões de uma empresa.

Como funciona o Passivo

O Passivo, como já foi mencionado, é um grupo que pertence ao Balanço Patrimonial. Por esse motivo, o Passivo é um grupo muito utilizado na contabilidade.

Lançamentos que envolvem a folha de pagamento, provisão de férias e décimo terceiro salário, pagamento de encargos sociais e até de empréstimos e financiamentos, acabam alterando os saldos das contas do Passivo.

Ao realizar lançamentos contábeis, o contador ou profissional da área deverá fazer o lançamento utilizando duas contas (débito e crédito).

Para que serve o Passivo?

Profissionais e gestores de empresas podem utilizar as contas do Passivo e até o próprio Passivo para análises e construção de fórmulas e indicadores.

Esses estudos servem para conseguir definir se a empresa em questão está bem ou se um eventual investimento na companhia poderá ser interessante.

Profissionais ligados ao mercado de capitais e os investidores estudam bastante os números oriundos do passivo.

A liquidez corrente, por exemplo, é um indicador que utiliza o Passivo Circulante para determinar se a empresa possui caixa disponível para honrar com todas suas obrigações (também no circulante).

Existem ainda vários outros indicadores que podem ser explorados e utilizam o Passivo ou contas do grupo para construí-los.

Tipos de Passivo

Dentro da estrutura do Balanço Patrimonial o grupo de Passivo possui dois grupos (além do Patrimônio Líquido), segue:

  • Passivo Circulante
  • Passivo Não Circulante

No Passivo Circulante se encontram as contas que possuem vencimento de até 12 meses, ou seja, que a empresa deverá quitar em até 12 meses.

No Passivo Não Circulante, ficam as contas que possuem vencimento superior aos 12 meses. É natural encontrar contas vinculadas aos dois subgrupos.

Um bom exemplo é de empréstimo e financiamentos a pagar.

Dificilmente existem empréstimo e financiamentos com duração inferior a 12 meses. Observando isso, é comum ver um empréstimo contendo lançamentos tanto na conta do Circulante, quanto do Não Circulante.

Essa distinção é importante inclusive para estudos de análise de crédito. Empresas que fazem licitação precisam contar com tal segregação lançada de forma precisa.

Porque o Passivo?

O Passivo é fonte de muitas informações.

Tanto o Passivo Circulante quanto o Não Circulante são importantíssimos para o Balanço Patrimonial e o Balancete.

O Balancete é um relatório que pode ser emitido mensalmente. Através dele o empresário pode acompanhar a evolução patrimonial e de resultado da empresa.

Através do Passivo os empresários e interessados podem acompanhar a evolução das contas a pagar da empresa.

O aumento dos saldos a pagar e até a criação de contas como parcelamentos, financiamentos e empréstimos no balanço de uma empresa pode significar que as coisas não andam muito bem. Esse tipo de análise, só é possível por meio do grupo do Passivo.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados