Open Nav Logo Mais Retorno

P/VPA

O que é P/VPA?

O P/VPA é um múltiplo (indicador) financeiro utilizado por analistas para identificar quando o preço de uma ação está subvalorizado ou não.

O P/VPA nada mais é do que preço da ação dividido pelo seu valor patrimonial. Ou seja, o valor do Patrimônio Líquido (PL) por ação.

Para conseguir encontrar o valor do PL por ação, o investidor deverá pegar o valor do Patrimônio Líquido total da firma e dividir pela quantidade de ações emitidas. O resultado dessa divisão vai lhe conceder o valor do VPA.

Portanto, para achar o P/VPA o investidor deve executar a divisão entre essas duas variáveis.

Para simplificar, imagine o seguinte exemplo: Uma empresa XXX possui um valor de mercado de R$ 20,00 por ação. Seu VPA, por outro lado, é de R$ 10,00. Logo:

P/VPA = 20,00/10,00 = 2

Esse resultado indica que o mercado (os investidores) está pagando pela empresa um valor equivalente a duas vezes o seu Patrimônio Líquido.

Lembrando que o PL é o grupo contábil responsável por apresentar a diferença entre o valor total do Ativo contra a conta de Passivos. Em outras palavras, o PL representa o qual o patrimônio final da empresa depois de quitar todas as suas dívidas e obrigações.


Compreendendo o P/VPA

O indicador P/VPA parece ser muito útil, uma vez que estamos tratando da relação entre o valor da ação no mercado contra o valor patrimonial por ação.

Muitos investidores consideram o valor patrimonial por ação uma espécie de base para suas análises. Afinal, a diferença entre o os bens da firma e de suas obrigações, fica no PL.

Além disso, o Patrimônio Líquido apresenta os valores referentes às reservas de lucros e prejuízo acumulados. Portanto, quando uma firma reconhece bons resultados, naturalmente sua reserva de lucros aumenta e assim o PL ganha mais corpo.

Por outro lado, se os prejuízos aumentam, então a conta de prejuízos acumulados aumenta e o PL da firma diminui.

Logo, uma empresa que apresenta bom valor patrimonial, tende a ser uma empresa que gera valor e cresce ao longo do tempo.

No entanto, como sempre, quando levamos em consideração a análise do P/VPA temos que tomar certos cuidados.

Cuidados com o P/VPA

Muitas empresas não são avaliadas somente pela sua posição patrimonial. Ou seja, não dá para mensurar o tamanho de um negócio e o seu crescimento apenas pelo tamanho do seu Patrimônio Líquido.

Firmas de tecnologia, por exemplo, possuem patrimônios bem limitados para o tamanho do seu negócio.

Exemplos no Brasil podem ser empresas como Cielo, Multiplus e até alguns bancos como o Inter. Essas empresas possuem patrimônio, mas ele está limitado a alguns escritórios, talvez um prédio ou um punhado de agências.

Além disso, o que a firma tem é o seu nome e um modelo de negócios, portanto o valor da empresa não está em seu patrimônio atual, mas sim no seu potencial de geração de valor.

No entanto, o mesmo não pode ser dito quando mensuramos empresas que trabalham com gestão patrimonial ou “holdings”.

Essas firmas podem contar com uma rotação pequena de ativos (uma vez que seus estoques são constituídos de ativos de alto valor e pouco líquidos).

Esses ativos podem registrar um alto valor no patrimônio da firma e, portanto, em uma análise assim faria sentido dar uma relevância maior ao P/VPA.

Para aqueles que querem começar a investir na bolsa de valores analisando ações, o indicador P/VPA faz todo o sentido e a tentação é tomar decisões baseadas apenas nele. Mas não é bem assim.

O P/VPA é um indicador muito interessante e válido de ser usado. Afinal, de forma simples ele lhe dá o valor de quantas vezes você está disposto a pagar pelo patrimônio de uma empresa.

Mas você deve sempre levar em consideração que existem empresas no mercado que oferecem condições de serem compradas pagando metade do seu valor patrimonial e que, embora a princípio pareça ser uma maravilha, quando analisadas a fundo com outros indicadores, há uma grande chance de esse ser é um mau negócio.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão