Open Nav Logo Mais Retorno

P/EBIT

O que é P/EBIT?

Em poucas palavras, o P/EBIT representa a relação entre o preço da ação e o EBIT da empresa desejada. Nesse caso, EBIT é a sigla em inglês para Earning Before Interest and Taxes, ou em português, Lucro Antes de Juros e Impostos.

Esse indicador ajuda os investidores a avaliar se ou preço de uma ação está caro ou barato. Portanto, seu propósito é bem similar ao Lucro Líquido por Ação (LPA) e o Preço por Lucro (P/L).

De qualquer forma, por meio do P/EBIT é possível identificar a razão entre o preço da ação e o lucro operacional gerado pela empresa.

Esse indicador auxilia o investidor em sua análise, pois oferece uma visão mais clara dos ganhos da empresa. Por exemplo, existem indicadores da relação preço/lucro que podem sofrer variações devido a algum evento isolado, como a venda de algum ativo da empresa.

Essa venda pode causar alterações que vão gerar uma interpretação imprecisa por parte do investidor, que pode acabar tomando uma decisão equivocada.


Como usar o P/EBIT

Ao analisar esse indicador, o investidor consegue identificar se o preço das ações da empresa está dentro do que ele espera ou não.

Se o resultado da proporção for menor do que o estimado, isso indica que o preço da ação está barato em relação ao lucro gerado. Portanto, é o momento ideal para comprar.

Já no caso onde a proporção encontrada for maior que o limite estabelecido, o preço de cada ação não está alinhado com o lucro gerado, logo, o ideal é vender.

A forma mais simples de se utilizar o P/EBIT na tomada de decisões, é comparar esse múltiplo entre diferentes empresas de um mesmo setor.

Onde utilizar o P/EBIT

Um tipo de análise que pode se aproveitar do indicador P/EBIT é a fundamentalista.

Ela é basicamente uma forma de analisar o mercado financeiro e tem como objetivo mensurar o valor intrínseco de um ativo, observando fatores econômicos, financeiros e outros pontos quantitativos e qualitativos que podem estar relacionados à ele.

Um dos grandes nomes dos adeptos dessa linha de análise é o próprio Warren Buffet, considerado o maior investidor de todos os tempos.

Quais os benefícios do P/EBIT?

Esse indicador dá ao investidor a possibilidade de excluir de seus cálculos quaisquer lucros vindos de atividades que não são o foco da empresa. Por exemplo, a Mercedes poderia lucrar alguns milhões ao vender uma de suas fábricas e isso teria um impacto direto no lucro líquido da companhia, e consequentemente, no lucro líquido por ação.

Ao utilizar o P/EBIT você se protege dessa possibilidade e pode realizar uma análise muito mais assertiva em relação a empresa analisada.

P/EBIT é a mesma coisa que EV/EBIT?

Embora os termos possam parecer semelhantes, é fundamental destacar que se tratam de dois indicadores distintos.

O P/EBIT fornece uma indicação do preço por ação baseado numa aproximação do lucro operacional da empresa.

Já o EV/EBIT fornece ao investidor a informação de quanto lucro a empresa pode gerar com a atual infraestrutura. O EV presente no indicador representa o Enterprise Value, ou seja, o valor de mercado de uma empresa.

Quais os cuidados na hora de se utilizar o P/EBIT?

Assim como qualquer outro indicador, o P/EBIT é um recorte do passado. Isso significa que ele não pode projetar o futuro. Então é sempre importante ter isso em mente na hora de tomar suas decisões se baseando nesse indicador.

Outro cuidado reside no seguinte fator: para um uso eficiente do P/EBIT o recomendado é compará-lo entre empresas do mesmo setor, caso contrário isso pode influenciar sua análise. Portanto, é inviável a comparação de bancos com empresas do setor automotivo, por exemplo.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados