Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Nota de Corretagem

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/01/2019 às 18:49 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Nota de Corretagem?

Quando realizamos a compra de algum ativo negociado em bolsa, geralmente a corretora que faz a intermediação do negócio emite uma nota de corretagem.

Nessa nota de corretagem o investidor terá o valor total da operação, os ativos comprados e vendidos, as taxas referentes à bolsa de valores, o valor cobrado de corretagem pela corretora (caso a mesma cobre algo) e a soma total.

Como funciona a nota de corretagem?

Ao realizar qualquer operação na bolsa de valores, o cliente da corretora de uma forma ou de outra vai receber uma nota de corretagem.

A corretora geralmente faz a emissão da nota no mesmo dia da operação. Desse modo o cliente já consegue imprimir ou fazer a guarda na nota no ato da operação.

Dentro dessa nota haverá todos os dados do cliente, juntamente com as informações referentes aos valores envolvidos juntamente com os ativos.

A emissão da nota de corretagem fica por conta da própria corretora. Nesse documento, inclusive, vai estar destacado se houve a retenção de algum imposto.

Por exemplo, quando o investidor faz operações envolvendo valores superiores aos R$ 20.000,00, a corretora vai realizar a retenção de IR sobre o valor total.

Esse imposto de renda é retido, mesmo que a operação possa gerar prejuízos ao investidor. À retenção acontece de qualquer forma.

Esse valor retido serve para “dedurar” o investidor ao fisco, mostrando que o mesmo movimentou de uma vez só, valores superiores aos R$ 20.000,00.

Com relação a operações que acontecem no mesmo dia (tanto a compra quanto a venda) os chamados Day Trade, o imposto retido é de 1% sobre o rendimento da operação.

Sendo que esse 1% pode ser descontado posteriormente, quando o contribuinte for realizar o recolhimento de IR (20%) sobre os ganhos auferidos.

Mas você pode ficar tranquilo que esse 1% estará lá, presente na nota de corretagem.

Para que serve a nota de corretagem?

Uma das principais utilidades da nota de corretagem é a de analisar os valores envolvidos em cada operação realizada na bolsa de valores.

Para conseguir declarar o imposto de renda pessoa fica, o contribuinte deve ter em mãos as notas de corretagem.

Querendo ou não, os valores referentes à nota de corretagem são os valores reais da compra e da venda.

Sendo assim, a nota de corretagem se mostra um excelente instrumento para ser utilizado na hora de realizar o controle dos ativos adquiridos (o valor de aquisição) e os ativos que foram vendidos (valor de venda dos mesmos).

Portanto uma das serventias das notas de corretagem é o controle e identificar se em uma eventual negociação você terá ganho de capital, ou não.

No corpo da nota de corretagem, o investidor terá destacado todas as taxas referentes à determinada negociação, além dos impostos incidentes sobre a operação.

Com esse documento o cliente terá todas as informações relativas a negociação. Vale lembrar que a nota, quando emitida, se refere às negociações do dia.

Por exemplo, se você for vender uma ação de PETR4, VALE5 e CIEL3, não será emitida uma nota para cada operação, mas sim, uma nota geral.

Lá estará destacado o custo de cada uma das transações e os seus respectivos valores também.

A nota de corretagem tem sua importância como um documento que comprova a negociação de um determinado ativo ou de um grupo de ativos em um dia.

Através desse documento, o investidor pode realizar o seu controle financeiro, registrar os ativos que foram comprados, os valores de respectivas negociações e, posteriormente, o valor inicial contra o valor de venda (caso haja uma eventual venda).

Depois, ainda existe a questão do imposto de renda pessoa física. As notas de corretagem podem lhe dar uma mão, ainda mais se o seu controle esteve, por algum motivo, “furado”.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados