Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

NOPAT: saiba o que é e como calcular

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/02/2022 às 13:30 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é NOPAT?

NOPAT é a sigla para "Net Operating Profit After Taxes" ou, em português, Lucro Operacional Líquido Após os Impostos.

Esse indicador financeiro demonstra o lucro real das empresas por se tratar de uma métrica que, ao contrário das demais criadas com objetivo similar, desconta todos os tributos incidentes sobre a operação de um negócio além da depreciação.

Esse segundo aspecto é especialmente importante para a atividade industrial, que possui elevados investimentos em maquinário. E, como é sabido, esse tipo de ativo tem o alto valor de depreciação, o que impacta qualquer avaliação ligada a valor econômico de uma empresa.

Em análises financeiras, o NOPAT aponta a exata medida da lucratividade da empresa em uma série histórica. Para possíveis investidores, por exemplo, esse número é um importante parâmetro de escolha.

Em análises mais robustas, o NOPAT de diferentes empresas de um setor pode ser levado a comparação, demonstrando quais delas são mais competitivas.

Como calcular o NOPAT?

O NOPAT pode ser calculado pela simples dedução de custos e despesas operacionais, o que inclui depreciações e amortizações, ajustes específicos para cada modelo de negócio, além dos tributos sobre o lucro.

Para operacionalização do cálculo, existem diferentes formas que podem ser aplicadas, sendo a principal delas a seguinte:

NOPAT = EBIT * (1 – Impostos)

*EBIT = Lucro antes de Juros e Imposto de Renda

Para efeito de comparação, o EBIT representa a geração operacional de caixa da empresa, sem levar em consideração os efeitos das despesas financeiras e impostos.

Qual a importância de deduzir impostos para calcular lucratividade?

Tradicionalmente, indicadores financeiros não incorporam nenhum tipo de dedução de impostos. Isso se deve ao fato de essas métricas terem sido desenvolvidas em países em que o ambiente de negócios é menos hostil ao empresariado em termos de custos para operar, o que está longe de ser a realidade do Brasil.

Como se sabe, para vários setores da economia, temos uma elevada carga tributária, que onera consideravelmente a atividade empresarial. Por isso, o NOPAT é indicador de extrema importância no país.

Como o NOPAT pode compor o cálculo de outros indicadores?

O interessante do NOPAT é que ele pode compor o cálculo de outros indicadores, como é o caso do ROI (Return Over Investment ou Retorno sobre Investimento), utilizado para avaliar os ganhos associados a cada tipo de investimento.

Essa é uma métrica muito utilizada para análises de investimento em marketing. O que se procura saber, nesses casos, é quanto cada real investido em determinada campanha retorna como receita para o negócio.

E quando há esse tipo de associação, é preciso se atentar para o fato de que o valor de um indicador tem influência direta sobre o outros.

Em outras palavras, qualquer inconsistência no cálculo do indicador que é tomado como referência influenciará o seguinte, reproduzindo a inconformidade. Por isso, é preciso ficar atento a todas as informações colhidas, bem como à operacionalização das fórmulas.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados