Open Nav Logo Mais Retorno

NOPAT

O que é NOPAT?

NOPAT é a sigla para "Net Operating Profit After Taxes" ou, em português, Lucro Operacional Líquido Após os Impostos.

Esse indicador financeiro demonstra o lucro real das empresas por se tratar de uma métrica que, ao contrário das demais criadas com objetivo similar, desconta todos os tributos incidentes sobre a operação de um negócio além da depreciação.

Esse segundo aspecto é especialmente importante para a atividade industrial, que possui elevados investimentos em maquinário. E, como é sabido, esse tipo de ativo tem o alto valor de depreciação, o que impacta qualquer avaliação ligada a valor econômico de uma empresa.

Em análises financeiras, o NOPAT aponta a exata medida da lucratividade da empresa em uma série histórica. Para possíveis investidores, por exemplo, esse número é um importante parâmetro de escolha.

Em análises mais robustas, o NOPAT de diferentes empresas de um setor pode ser levado a comparação, demonstrando quais delas são mais competitivas.


Como calcular o NOPAT?

O NOPAT pode ser calculado pela simples dedução de custos e despesas operacionais, o que inclui depreciações e amortizações, ajustes específicos para cada modelo de negócio, além dos tributos sobre o lucro.

Para operacionalização do cálculo, existem diferentes formas que podem ser aplicadas, sendo a principal delas a seguinte:

NOPAT = EBIT * (1 – Impostos)

*EBIT = Lucro antes de Juros e Imposto de Renda

Para efeito de comparação, o EBIT representa a geração operacional de caixa da empresa, sem levar em consideração os efeitos das despesas financeiras e impostos.

Qual a importância de deduzir impostos para calcular lucratividade?

Tradicionalmente, indicadores financeiros não incorporam nenhum tipo de dedução de impostos. Isso se deve ao fato de essas métricas terem sido desenvolvidas em países em que o ambiente de negócios é menos hostil ao empresariado em termos de custos para operar, o que está longe de ser a realidade do Brasil.

Como se sabe, para vários setores da economia, temos uma elevada carga tributária, que onera consideravelmente a atividade empresarial. Por isso, o NOPAT é indicador de extrema importância no país.

Como o NOPAT pode compor o cálculo de outros indicadores?

O interessante do NOPAT é que ele pode compor o cálculo de outros indicadores, como é o caso do ROI (Return Over Investment ou Retorno sobre Investimento), utilizado para avaliar os ganhos associados a cada tipo de investimento.

Essa é uma métrica muito utilizada para análises de investimento em marketing. O que se procura saber, nesses casos, é quanto cada real investido em determinada campanha retorna como receita para o negócio.

E quando há esse tipo de associação, é preciso se atentar para o fato de que o valor de um indicador tem influência direta sobre o outros.

Em outras palavras, qualquer inconsistência no cálculo do indicador que é tomado como referência influenciará o seguinte, reproduzindo a inconformidade. Por isso, é preciso ficar atento a todas as informações colhidas, bem como à operacionalização das fórmulas.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados