Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

MVP

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:20/08/2019 às 17:18 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é MVP?

MVP é a sigla de Minimum Viable Product ou, em tradução literal, Produto Mínimo Viável. Essa terminologia foi popularizada pelos empresários Steve Blank e Eric Ries. Porém, foi criada por Frank Robinson, CEO da SyncDev Inc., empresa focada no desenvolvimento de novos produtos, mercados e negócios por meio de um processo enxuto.

Trata-se de uma versão básica e simplificada de um produto, que conta apenas com os recursos mínimos para satisfazer os primeiros usuários e, assim, obter a validação do mercado.

O MVP permite que os desenvolvedores obtenham feedback significativo de seu público-alvo. Dessa forma, é possível identificar as reais necessidades dos consumidores e quais recursos necessários devem ser agregados ao produto futuramente.

Importância do MVP:

 

O verdadeiro benefício de um Produto Mínimo Viável é a capacidade de construir algo que abordará a preocupação inicial do seu público em tempo hábil.

Isso é importante porque construir o produto final pode levar muito tempo e exigir muito investimento, além de ser uma aposta de alto risco, uma vez que pode não ser bem aceito pelos clientes.

Dessa forma, é possível afirmar que o MVP serve tanto para entregar produtos finais melhores como também para economizar uma enorme quantidade de carga de trabalho e dinheiro.

Vale lembrar que MVP, definitivamente, pode estar longe da meta ideal do seu produto final. No entanto, ele tem seu lucro e, mais importante, permite a construção de soluções em tempo hábil, ao mesmo tempo que fornece informações para que você possa ajustá-las às necessidades do cliente.

Também é importante destacar que, com um MVP bem desenvolvido, as chances de conseguir um aporte financeiro de algum investidor aumenta exponencialmente.

5 traços do MVP ideal

A lista a seguir descreve cinco princípios essenciais típicos para os MVPs mais bem-sucedidos.

  1. Você deve criar um produto e desenvolver uma estratégia apenas para uma pessoa. Imagine o seu cliente ideal e projete o MVP para ele. Quando você tenta levar em conta as necessidades de um público amplo, é muito fácil perder o foco e seguir um caminho errado;

  2. Ao desenvolver o MVP, você deve ouvir diversas pessoas para criar um perfil de um cliente típico e suas necessidades. Esta é uma excelente maneira de obter respostas para seus próximos movimentos;

  3. A ideia fundamental do MVP é desenvolver uma quantidade mínima de recursos que será suficiente para apresentar seu produto no ambiente de mercado competitivo. Um equívoco comum cometido pelos desenvolvedores é acreditar que todos os recursos são importantes e que serão necessários mais cedo ou mais tarde. Na verdade, você deve se concentrar na ideia fundamental do seu produto para o lançamento rápido;

  4. Você deve aderir ao desenvolvimento do produto usando tempo e dinheiro mínimos. O objetivo não é lucrar logo no começo. Tente coletar um feedback valioso que será a base para a criação de um grande negócio de sucesso no futuro;

  5. Você deve entender a diferença entre lançar o produto final e lançar o MVP. Quando sua empresa tem um produto pronto para chegar ao mercado, é hora de lançá-lo. No entanto, criando o produto mínimo viável, existe apenas um grande sonho de que as pessoas o comprem.

Problemas comuns na etapa de MVP

Construir um produto completo

A ideia de criar o MVP de seu produto é fornecer ao seu público o entendimento comum de como ele irá funcionar ou se parecer, além de deixar claro qual seu principal benefício.

Você não precisa criar um produto com todos os recursos necessários apenas para atrair seu público.

Ignorar a fase de protótipo

No MVP, construir um protótipo é uma etapa que não pode ser ignorada. Ao fazer isso, você pode apresentar sua ideia de projeto ao público e reduzir o risco de criar um produto com falhas.

Ignorar os comentários dos clientes

Sempre ouça atentamente os feedbacks dados pelos usuários. Essa etapa é crucial, pois seu produto deve ter como objetivo sanar necessidades dessas pessoas.

Se eles tentarem dar algum feedback sobre as características particulares do produto que eles não gostam, tente perguntar-lhes o que está errado para entender como é possível implementar melhorias.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados