Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Mutuante

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/01/2020 às 20:58 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Mutuante

Mutuante é o termo que designa uma das partes em um contrato de mútuo, isto é, um contrato de empréstimo.

O mutuante é aquele que empresta o bem. É importante notar que o mútuo é um empréstimo de consumo, ou seja, é esperado que o mutuário, aquele que recebe o bem, vá consumi-lo.

Quais bens o mutuante empresta

O mutuante pode transferir qualquer bem fungível, isto é, qualquer bem que possa ser substituído por outro da mesma espécie, qualidade e quantidade.

Se a transação atingir um bem infungível, não se trata mais de um contrato de mútuo, mas de um contrato de comodato.

Quais são os deveres do mutuante

O mutuante tem apenas um único dever no contrato de mútuo: entregar ao mutuário o bem previsto. Afinal, não pode haver um contrato de empréstimo sem o empréstimo.

Essa entrega marca o início da relação, que somente vai acabar quando o mutuante receber de volta o bem emprestado ou outro, de mesma espécie, qualidade e quantidade.

Quais são os direitos do mutuante

Em um contrato de mútuo, o direito essencial do mutuante é receber de volta um bem idêntico (mesma espécie, qualidade e quantidade) ao que foi emprestado. Em caso de um contrato de mútuo oneroso, além dessa restituição, o mutuante também tem direito a uma remuneração pelo empréstimo.

É isso que acontece, por exemplo, em um empréstimo bancário. O banco, como mutuante, tem direito a receber de volta o dinheiro que emprestou, acrescido de juros, que são a remuneração.

O mutuante tem ainda mais um direito. Mesmo que o contrato de mútuo não tenha garantia prevista, se o mutuário sofrer uma notória mudança de condição econômica antes do vencimento, o mutuante pode pedir que uma garantia seja estabelecida. Assim, ele se protege contra o risco de não receber a restituição do que emprestou.

O mutuante e a alienação fiduciária

Em certos contratos de mútuo – como nos financiamentos de imóveis – pode haver uma cláusula de alienação fiduciária.

Nesses casos, o mutuante (banco) empresta dinheiro ao mutuário para a compra de um imóvel. Se o mutuário não devolver o empréstimo da maneira prevista no contrato, a propriedade do imóvel passa para o mutuante. Pode-se dizer que o bem financiado é a própria garantia do financiamento.

Antes de poder executar a alienação fiduciária, entretanto, o mutuante deve intimar o mutuário ao pagamento do valor em atraso, em um prazo de 15 dias. Se esse pagamento não for realizado, o imóvel vai para o banco, que pode colocá-lo a leilão para reaver o que emprestou ao mutuário.

É importante ressaltar que, nesses casos, além de ter o direito de tomar o bem garantidor, o mutuante também fica com qualquer parte do empréstimo que já tiver sido restituída pelo mutuário. Existe, pelo menos, um projeto de lei que visa mudar isso; o PLS 308/2017.

Esse projeto visa garantir que o mutuário possa reaver até 80% do que já pagou, caso a cláusula de alienação fiduciária seja exercida pela instituição financeira. Porém, até Dezembro de 2019, ele ainda estava em tramitação no Legislativo.

Descumprimento do mútuo

Se o mutuário não cumprir o contrato, isto é, não devolver o empréstimo nas condições previstas, o mutuante então pode tomar medidas judiciais. Ele pode usar a minuta do contrato (o documento escrito) para entrar com uma ação de execução, que vai forçar o cumprimento, por meio, por exemplo, de bloqueio de contas e penhora de bens do mutuário.

Via de regra, o mutuante não pode pedir indenização pelo simples descumprimento do mútuo. Para que isso seja possível, é preciso comprovar que esse descumprimento causou algum dano concreto.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados