Open Nav

Multinacional

O que é multinacional

Uma corporação multinacional é aquela que tem espaços físicos próprios e outros ativos em, pelo menos, um país além daquele onde está fixada sua sede. Ela geralmente apresenta escritórios ou fábricas em diferentes países e um escritório principal (chamado de headquarters) onde é realizada a gestão global.

Também existe uma definição de multinacional pela qual, para ser considerada parte dessa categoria, a empresa deve trazer ao menos 25% de sua receita de atividades desenvolvidas fora do país onde está fixada sua sede.

Corporações multinacionais também são frequentemente chamadas de internacionais ou transnacionais ou globais. No entanto, há quem defenda que esses termos representam conceitos diferentes.


História das multinacionais

Existe uma ligação entre a história das corporações multinacionais e as práticas colonialistas. As primeiras multinacionais eram empresas privadas comissionadas pelos monarcas europeus para a condução de expedições, principalmente para estabelecer comércio com regiões mais remotas da Ásia, e algumas tinham o controle de colônias.

O melhor exemplo foi Companhia da Índia Ocidental, criada pela Grã Bretanha em 1660, que tinha sede em Londres, mas contava com postos avançados de comércio na Índia. Antes dela, a Companhia Sueca da África foi fundada em 1649. No Canadá, no século XVII, foi criada a Companhia da Baía de Hudson, que é uma das mais antigas ainda ativas.

Como uma multinacional funciona

Existem diferentes modelos de funcionamento de multinacionais. Um dos mais comuns é o estabelecimento de fábricas em países em desenvolvimento, onde os custos de produção e impostos são inferiores. Então, os produtos podem ser enviados de volta para o país onde está sua sede, e também distribuídos por outros países.

Com esse modelo, a multinacional ganha competitividade diante dos concorrentes. Um bom exemplo disso é a Apple, que tem sede nos EUA, mas estabeleceu sua fábrica de iPhones, chamada de iPhone City, na China.

Defensores desse modelo afirmam que, além das vantagens comerciais para a corporação, ele também beneficia a economia dos países em desenvolvimento, injetando capital e criando empregos.

Por outro lado, críticos desse modelo apontam que, ao estabelecer fábricas em outros países, as corporações multinacionais prejudicam a economia dos países desenvolvidos, porque tiram receita da sua população sem gerar qualquer renda para ela.

Vantagens e desvantagens das multinacionais

Além dos pontos de defesa e crítica já apresentados, existem ainda outras vantagens e desvantagens importantes em relação a corporações multinacionais.

Entre as vantagens, podemos destacar que a presença de um negócio em mais países significa que a empresa pode vender seus produtos para os consumidores desses países, sem sofrer tanto com os obstáculos associados à exportação. Uma coisa é exportar dos EUA para o Brasil; outra, muito diferente, é vender diretamente no Brasil.

Outro ponto importante é que, ao operar em países com custos inferiores, as empresas conseguem oferecer seus produtos por preços mais acessíveis. Assim, elas colaboram para aumentar o poder de compra dos consumidores em geral.

Entre as desvantagens, há quem aponte que as corporações multinacionais apresentam potencial para formação de monopólio de mercado, controlando os preços e criando obstáculos para inovação no seu segmento.

Além disso, também existe o argumento de que multinacionais têm maior impacto ambiental negativo. Elas podem facilmente usar terras inapropriadas para instalar suas operações ou explorar recursos naturais locais de maneira excessiva, porque escolhem propositadamente se instalar em países com baixa regulamentação.

Outros pontos de desvantagem incluem o prejuízo causado a negócios nacionais menores, bem como a falta de compromisso com a ética que pode existir quando a empresa não tem vínculos fortes com a comunidade local.

Principais corporações multinacionais em 2019

De acordo com a lista Fortune Global 500, as cinco principais multinacionais em 2019, com base na receita consolidada, são Walmart, Sinopec Group, Royal Dutch Shell, China National Petroleum e State Grid.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados