Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

MOU

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/01/2021 às 14:06 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é MOU?

Um Memorando de Entendimentos (do Inglês Memorandum of Understanding - MOU) é um acordo firmado entre uma ou mais partes com o objetivo de estabelecer direitos e deveres. Assim, o documento expressa os detalhes e termos da convergência da vontade das partes.

Não é juridicamente vinculativo, mas sinaliza a vontade dos interessados de avançar com um contrato. O memorando pode ser visto como o ponto de partida de um contrato, pois define o escopo e o propósito das negociações. É visto com mais frequência em negociações de tratados internacionais, mas também podem ser usados ​​em acordos comerciais de alto risco, como fusões e aquisições de grandes corporações.

Qual a importância do MOU?

Muitos vezes, esse memorando é confundido com o acordo social da empresa, no entanto, o MOU tem o objetivo específico de nortear a elaboração dos documentos societários.

Assim, o documento exibe pontos como as atribuições dos sócios, a remuneração e a participação nos lucros. Além de apresentar as atribuições das partes, também pode ser visto como um documento que guarda informações sigilosas da empresa, que podem ser usadas para fins investigativos ou jurídicos.

É usado ​​com mais frequência nas relações internacionais porque, ao contrário dos tratados, podem ser produzidos de forma relativamente rápida. Também é elaborado por agências governamentais e estaduais, principalmente quando contratos importantes estão em fase de planejamento.

Muitos empresários consideram o contrato social a peça jurídica mais importante de uma empresa. No entanto, esse documento não exibe as relações prévias à criação da empresa.

Embora o contrato social seja fundamental para determinar todos os aspectos de um negócio como o tipo jurídico e o objeto social, o MOU também é fundamental para a empresa já que é usado para estabelecer as atribuições e responsabilidades dos sócios, assim como a participação de cada um na empresa, como dito acima.

Além disso, o documento estabelece as normas que devem ser seguidas pelos empreendedores caso a empresa passe a contar com novos sócios ou investidores. Vale destacar, no entanto, que o MOU não pode ser utilizado como um contrato oficial, mas sim como base para a criação dos demais documentos da empresa.

Quando o documento deve ser utilizado?

O MOU deve ser elaborado sempre que os sócios precisarem deixar claro os termos de um determinado projeto ou assunto específico que será priorizado pela empresa. Além disso, o documento determina quais normas e instruções devem ser observadas pelos sócios e investidores.

O memorando também pode ser utilizado como referência para a elaboração de qualquer negociação feita pelos empreendedores uma vez que o documento precede o contrato final - seja em relação ao lançamento de um produto ou a captação de novos investimentos. Assim, deve ser usado sempre que um acordo precise ser registrado com mais formalidade.

Quais são os elementos de um Memorando de Entendimentos?

A elaboração do MOU varia de acordo com a utilização pretendida, no entanto, assim como em todo documento jurídico, alguns elementos devem estar expressos em sua composição. Esses pontos servem para garantir que as partes compreendam o que foi previamente estabelecido e ajudam na configuração: 

Geralmente, o documento é formado pela introdução, escopo, cláusulas da sociedade em questão e cláusulas sobre resolução de conflitos. Além disso, deve apresentar quais pessoas fazem parte do acordo e a sua vigência.

Vale observar, que para elaborar o documento, os empreendedores devem contar com o suporte de uma assessoria jurídica, o que evitará erros que possam causar prejuízos as partes em caso de uma disputa judicial.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados